sexta-feira, 8 de julho de 2022

Banho de ginseng: benefícios e virtudes.

 

Banho de ginseng: benefícios e virtudes.


Propriedades do ginseng

Propriedades do ginseng

As virtudes do ginseng são atribuídas a vários componentes presentes em suas raízes. Além de um bom conteúdo em vitaminas, óleo essencial e polissacarídeos, deve-se observar a presença de outros princípios ativos muito benéficos para a saúde, como os ginsenósidos.

A planta possui propriedades tônicas e adaptativas, pois favorece a capacidade do organismo de se adaptar ao estresse, fortalecendo os sistemas imunológico, endócrino e nervoso e melhorando as habilidades físicas e mentais.

Como todos os vegetais da mesma espécie, melhora a resposta do cérebro e da glândula adrenal, aumentando assim a resistência do organismo aos mais diversos agentes nocivos químicos, físicos, mecânicos, farmacológicos e biológicos.

Vários estudos têm demonstrado que o ginseng influencia no cérebro eixo hipotálamo-hipófise, aumentando a liberação de ACTH, um hormônio que induz a liberação de cortisol

O cortisol promove a síntese de glicogênio e proteína nos músculos e estimula o funcionamento do sistema imunológico, permitindo que o corpo resista melhor ao frio, calor, intoxicação química, fadiga, etc.

Numerosos estudos também destacam suas propriedades hipoglicemiantes, úteis para reduzir a concentração sanguínea de glicose, no caso do diabetes mellitus.

Sua propriedade estimulante atua na verdade em todos os sistemas do corpo. Promove a melhora dos reflexos, a aceleração da resposta dos nervos, a redução da fadiga mental e fortalecimento da resistência física e da memória. O que o torna adequado para quem estuda muito ou pratica uma intensa atividade desportiva.

Sempre considerado um alimento afrodisíaco especialmente para os homens, o ginseng estimula o desejo e as funções sexuais. Essa virtude parece estar ligada à capacidade de aumentar a liberação de determinadas substâncias que promovem uma ereção mais vigorosa.

Entre as várias espécies, a medicina chinesa associa as principais propriedades afrodisíacas ao ginseng vermelho, cuja coloração se deve simplesmente ao tratamento da raiz com vapor (120-130 °C por cerca de 2-3 horas) e posterior secagem.

Como usar o ginseng

Recomenda-se ingeri-lo de manhã e não após as 16 horas para evitar problemas de insônia.

Pode-se usá-lo em:

Na forma de extrato.

Em comprimidos ou cápsulas, duas vezes por dia.

Na forma de tintura, 30 gotas 1 ou 2 vezes ao dia.

Na forma de chá.

Contraindicações do ginseng

Contraindicações do ginseng

A ingestão de ginseng é contraindicada em casos de hipertensão, taquicardia, palpitações, insônia, ansiedade, tremores, dores de cabeça e convulsões, na presença de doenças psiquiátricas graves, durante a gravidez e a amamentação.

Foram relatadas interações com anticoagulantes e com fenelzina (princípio presente em alguns psicotrópicos), com hipoglicemiantes e insulina: consequentemente, não recomendamos o uso de ginseng nesses casos.

O habitat do ginseng

É nativa do hemisfério norte, da Ásia oriental (principalmente Coréia, Norte da China e Sibéria oriental) e América do Norte, e normalmente cresce em climas mais frios. A espécie vietnamita é a mais comumente usada.

Algumas noções históricas

A primeira parte do nome científico do ginseng, Panax Ginseng, vem do grego, da composição da palavra pan, ou seja “tudo”, e akèia, ou seja “cura” (termo do qual também vem a palavra “panaceia”, ou seja, um remédio para todos os males, mencionado com frequência pelos alquimistas.)

O termo ginseng vem do chinês rènshēn, que significa “planta do Homem”, pois a forma de sua raiz se assemelha à forma humana.

Não por acaso a planta é tradicionalmente cultivada para produzir raízes que se assemelham ao corpo humano e seus órgãos.

Ou seja, com ramificações que sugerem a forma dos membros, da cabeça, os atributos sexuais dos dois sexos etc; os artesãos agrícolas que conseguem reproduzir melhor essas formas conseguem obter preços mais respeitáveis na venda.

Além disso, a medicina tradicional chinesa considera a planta um elixir da juventude, que possui todas as virtudes terapêuticas, preventivas, curativas e energéticas imagináveis; e parece que essa alta consideração pelo ginseng existe há milênios, porque o ginseng aparece nos mais antigos tratados de medicina, desde o início da era cristã.

Como preparar um chá de ginseng?

O primeiro passo é comprar uma raiz de ginseng.

Como preparar um chá de ginseng?

É descascada, secada e vendida em pedaços ou pulverizada; às vezes passa por um processo de fervura antes da secagem que lhe dá uma cor vermelha que a torna, segundo muitos, ainda mais eficaz.

Ingredientes para duas xícaras:

– uma raiz seca de ginseng (ou se você preferir também pode encontrá-la na forma de pó)

–  mel

– limão

– algumas folhas de hortelã.

Procedimento: pegue uma panela com água e leve para ferver. Quando a fervura for atingida, desligue o fogo e infunda de 6 a 10 fatias finas de raízes (ou duas colheres de sopa de raiz de ginseng em pó). Deixe em infusão por cerca de cinco minutos e adoce com mel e folhas de hortelã, se quiser.

Recomenda-se tomá-lo uma vez ao dia, mas não após o final da tarde ou à noite.

Para não causar insônia ou agitação à noite, melhor consumi-lo de manhã ou no início da tarde, por cerca de três semanas ou nos períodos em que for mais necessário.

Pode ser tomado como uma alternativa ao café.

Banho de ginseng

O ginseng também pode ser usado em um bom banho, que pode ajudar a melhorar a pele, a tonificá-la, a torná-la mais macia e elástica.

É bom especialmente para peles secas e ásperas, e além disso pode fornecer a você muito mais energia.

Especialmente se você for homem, pode obter efeitos afrodisíacos também através do banho.

Você vai precisar de:

Vários pedaços de raiz de ginseng

1 litro de água

Modo de preparar:

Ponha o ginseng e a água em um recipiente não-metálico, com tampa, e deixe ferver.

Depois que tiver começado a ferver, reduza a intensidade do fogo e deixe cozinhar até que o volume se limite a um quarto do original.

Aguarde esfriar deixando em temperatura ambiente.

Se tiver uma banheira, junte a infusão, com os pedaços da raiz, à água do banho. Fique de vinte minutos a meia-hora.

Se não tiver banheira, tome seu banho devagar por esse período de tempo, despejando aos poucos a água com o ginseng.

Antes desse banho, você também pode fazer um pedido para reforçar sua proteção espiritual, e a intensidade do ginseng e de seu elementar irão ajudar você a conseguir esse objetivo.