Banho de erva-cidreira, para que serve
Características principais da erva-cidreira
A erva-cidreira (nome científico Melissa officinalis) é conhecida pelas suas propriedades medicinais e também muito apreciada como erva aromática e para a preparação de infusões refrescantes com sabor citrino.
As partes utilizadas são principalmente as folhas, mas também as flores e caules, colhidos imediatamente antes ou durante a floração.
Tem sido amplamente utilizada nos últimos séculos, em preparações especializadas como, por exemplo, o espírito de melissa, chamado de “água anti-histérica”, porque é particularmente útil para acalmar o nervosismo em mulheres jovens.
Segundo certas teorias da espagiria (uma parte da alquimia que estuda plantas e vegetais), a erva-cidreira é a planta de Vênus por excelência, ou seja, uma planta medicinal para os males femininos.
Conhecida desde a Idade Média por suas propriedades anti-histéricas e sedativas, é capaz de tratar distúrbios gástricos e náuseas de hiperexcitabilidade, amenorreia e dismenorreia de origem psíquica.
Na medicina herbal (herbalismo), da erva-cidreira são usadas principalmente as folhas, mas também as flores e os caules.
Os extratos da planta contêm: triterpenos, ácido cafeico e diversas outras substâncias como luteolina, quercetina e apigenina.
Um óleo essencial também pode ser obtido a partir dela e ajuda no relaxamento.
Atualmente, a Melissa officinalis é usada como sedativo em alguns estados de ansiedade e inquietação e também em doenças gastrointestinais dispépticas, graças à sua ação espasmolítica e no tratamento da enxaqueca.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva cidreira
É contraindicada para pessoas com glaucoma e que sofrem de hipotireoidismo. Não existem estudos clínicos controlados conhecidos em mulheres grávidas e lactantes de acordo com a prática médica geral, e certos derivados da erva não devem ser utilizados sem primeiro ouvir o parecer do médico ou de algum profissional de saúde competente. (Guia bibliográfico dos fitoterápicos mais conhecidos.
A erva-cidreira e seu uso na culinária
De uso popular, a erva-cidreira é avaliada como uma erva aromática: suas folhas frescas são usadas para dar sabor a muitos alimentos.
A preservação faz-se cortando a planta ainda em floração: os ramos são amarrados em pequenos feixes e pendurados para secar em local fresco e seco.
Este tipo de planta também é cultivada industrialmente: na verdade, as folhas e flores frescas são colhidas duas vezes por ano e destiladas; o produto obtido é a essência da erva-cidreira, utilizada não só na perfumaria mas também na preparação de algumas bebidas alcoólicas, em licores como o absinto.
Na cozinha é utilizada como erva aromática para dar sabor a vários pratos.
Aprecia-se o cheiro agradável que vem da fricção das folhas.
A erva-cidreira é uma boa planta melífera, mas não é possível produzir mel em quantidades razoáveis devido à presença esporádica da planta, tanto cultivada como silvestre.
A erva-cidreira na jardinagem
A erva-cidreira pode ser facilmente cultivada no jardim com qualquer tipo de solo. Os resultados serão melhores se o solo for fresco e leve.
Uma área parcialmente sombreada é preferível. A semeadura ocorre na primavera diretamente ao ar livre.
Ela também pode prosperar pela divisão dos tufos, enterrando as mudas a uma distância de cerca de 30 cm para que tenham espaço suficiente para crescer e engrossar. Neste período as mudas serão regadas abundantemente. Somente quando as mudas criarem raízes que o ato de regar será reduzido para não comprometer o conteúdo aromático das plantas.
O óleo essencial de erva-cidreira
O óleo essencial contido nos pelos glandulares presentes nas folhas tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiespasmódicas, úteis no tratamento de insônia, nervosismo, ansiedade depressiva, transtornos digestivo, cólicas estomacais e dismenorreia menstrual.
Não é à toa que facilita no relaxamento.
Como preparar um bom chá de erva-cidreira
Para preparar um chá de erva-cidreira na forma de uma infusão, use uma colher de chá de folhas secas de para cada 250 ml de água quente.
Despeje a erva-cidreira seca em cada xícara e despeje em cima a água quente. Deixe em infusão por 5 minutos e filtre. Se necessário, adoce a gosto.
Se quiser preparar um chá de erva-cidreira na forma de uma decocção, usando a erva-cidreira fresca, você precisará de duas colheres de chá de folhas de erva-cidreira picadas para cada 250 ml de água.
Deixe a água ferver com as folhas frescas de erva-cidreira, isso por 5 minutos, filtre e despeje.
Para tornar o chá mais agradável, você pode adicionar algumas gotas de suco de limão ou escolher um adoçante natural, como mel ou xarope de agave. Você pode beber 1 ou 2 xícaras por dia.
O chá é recomendado em casos de estresse, insônia, agitação, gripe, resfriado, dores abdominais e dores de estômago.
Banho de erva-cidreira
O banho de erva-cidreira se popularizou principalmente na umbanda, de acordo com a qual é um tipo de banho que pode servir inclusive para desenvolver dons espirituais, além de proporcionar relaxamento e calmaria para os nervos, especialmente no caso de uma pessoa que é muito estressada.
Se você se envolve muito em brigas, discussões, e está se tornando uma pessoa de difícil convivência, este banho é para você!
Caso não esteja numa fase tão nervosa, de qualquer forma o banho pode trazer benefícios, e segundo os umbandistas entre os dons que ele pode facilitar há inclusive a mediunidade.
Para fazer esse banho, coloque dentro de uma panela com água fervendo uma quantidade grande de erva-cidreira, pode colocar bastante, já que é um banho sem contraindicações conhecidas.
Não tenha pressa. Depois de ferver deixe tudo esfriar, mas sem deixar na geladeira, apenas deixe a preparação exposta à temperatura ambiente.
Depois que tiver esfriado, coe e separe para banho.
Primeiro então tome um banho normal, como em todos os dias. Use bastante sabonete se quiser, sem preferência por nenhum específico, e só depois disso você vai despejar a água de erva-cidreira em você, de cima para baixo.
Você visualizar tranquilidade e espiritualidade para sua vida, as questões difíceis se acalmando. Relaxe bem. Se quiser, pode fazer uma meditação antes e/ou depois do banho.
A atitude mental faz toda a diferença.
A erva-cidreira na história e curiosidades
O médico árabe Avicena, no século XI, atribuiu a ela a capacidade de “confortar o coração”.
Paracelso a recomendava para melhorar a memória.
Carlos Magno ordenou seu cultivo nas hortas medicinais do reino, para tê-la sempre em abundância. Não por acaso, durante a Idade Média, teve um período de grande fama como planta medicinal.