Significado da Rosa Cruz Hermética.
Significado da Rosa Cruz Hermética.
O Rosacruz é um símbolo que tem sua origem na Ordem da Rosa Cruz, embora também tenha sido usado por outras ordens esotéricas. É composto por símbolos de origem cristã e hebraica, bem como elementos astrológicos, ocultos e alquímicos. As interpretações dadas a esta cruz variam, de acordo com os princípios que norteiam as correntes ocultas que a utilizam. Em geral, significaria a relação entre o homem - uma pequena cruz no centro - e a criação - uma grande cruz, contendo os outros símbolos. Para uma melhor interpretação, devem ser analisadas as partes que o compõem, tudo isso do ponto de vista da alquimia.
Elementos cristãos.
A Cruz - símbolo cristão por excelência - aqui tem um significado mais esotérico, muitas vezes é vista pelos ocultistas como um símbolo da imortalidade, do sacrifício e da morte do homem. Cada lâmina ou braço representa os quatro elementos terra, água, ar e fogo. Forças que vão em direções opostas, mas se encontram em um ponto central, numerologicamente, a cruz é às vezes representada pelo número quatro, que é um número ao qual se somam qualidades místicas, indicando a influência operacional dos quatro elementos. É a encruzilhada onde as quatro direções se encontram, ela também pode simbolizar a união de opostos e dualismo na natureza. Curiosamente, para a doutrina dos Rosacruzes, as palavras que INRI colocou na cabeça da cruz não significariam "Jesus Nazarenus Rex Judaeorem", mas sim as siglas iniciais dos quatro elementos, mas em hebraico: Yam, água; Nour, fogo; Ruach, espírito ou ar; e Iabeshah, terra.
Elementos hebraicos
O alfabeto hebraico e a rosa: o alfabeto hebraico é composto por 22 letras, na cruz hermética, essas letras são colocadas em círculos que estão no centro da cruz, com o aspecto de pétalas de uma rosa. A rosa é dividida em 3 pétalas no primeiro círculo, 7 pétalas no segundo círculo e 12 no círculo externo, a correlação é a seguinte: as 3 letras no centro são chamadas de mães e correspondem às cores primárias - amarelo, vermelho, azul - as 7 letras que se seguem são chamadas de duplas e correspondem às cores secundárias, e as 12 finais correspondem ao amplo espectro de cores que se formam a partir da combinação de todas elas. Eles também simbolizam os 3 elementos (o quarto é considerado uma mistura), os 7 planetas antigos - Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno (o Sol e a Lua são contados como planetas) - e os 12 signos do zodíaco.
Elementos esotéricos
O pentagrama aqui simboliza o espírito, associando-o aos quatro evangelistas e aos seres que os representam - Leão, Águia, Homem. Touro- e os signos fixos do zodíaco -Leo, Escorpião, Aquário, Touro-.
No final dos braços da cruz, temos os símbolos alquímicos. Três são os elementos essenciais da alquimia, para os alquimistas todas as substâncias criadas e existentes no universo são compostas por três elementos essenciais -Sal, Enxofre e Mercúrio- ou respectivamente, -Corpo, Alma e Espírito- a Tria Prima, esses três símbolos são repetidos em cada braço da cruz, dando um total de doze, as doze constelações que circundam os céus durante o ano.
O hexagrama representaria as forças cósmicas, uma vez que não são apenas os planetas, mas também o próprio zodíaco.
As interpretações dadas tendem a ser gerais, pois cada grupo tem diferentes interpretações do símbolo. Isso não deveria ser surpreendente, uma vez que símbolos mágicos, ocultos e esotéricos são freqüentemente usados para comunicar ideias mais complexas.