terça-feira, 14 de junho de 2022

Roger Bacon (1214–1292) O primeiro alquimista da Inglaterra, conhecido como Doutor Mirabilis.

 Roger Bacon (1214–1292) O primeiro alquimista da Inglaterra, conhecido como Doutor Mirabilis.


Nenhuma descrição de foto disponível.Bacon, Roger

Roger Bacon (1214–1292) O primeiro alquimista da Inglaterra, conhecido como Doutor Mirabilis. Roger Bacon foi um filósofo, um gênio e um cientista muito à frente de seu tempo, antecipando por séculos as invenções de aviões, automóveis, navios motorizados e pontes suspensas. Ele reconciliou o calendário juliano, embora as mudanças só tenham sido instituídas muito mais tarde. Embora seu trabalho influenciou o desenvolvimento da pólvora, dos óculos e do telescópio e levou a avanços na astronomia, seus dons incomuns lhe renderam perseguição. Sua importância na Alquimia pode ser inflada, pois muitas de suas idéias eram derivadas ou vagas, e Bacon raramente era mencionado entre os grandes alquimistas pelo menos durante o século XVII.
Bacon nasceu em 1214 perto de Ilcester em Somerset, Inglaterra. Ele era um aluno rápido. Entrou para a Ordem de São Francisco e estudou em Oxford e em Paris, aplicando-se especialmente em matemática e medicina. Ele voltou para a Inglaterra e continuou seus estudos, aprendendo várias línguas - hebraico, latim e grego - e filosofia.
Por volta de 1247, Bacon leu O Segredo dos Segredos, uma obra espúria sobre o ocultismo atribuída a Aristóteles. Antes disso, Bacon havia evidenciado ceticismo em relação à alquimia, afirmando em palestras que a transmutação de metais não era possível com base em fundamentos filosóficos. O Segredo dos Segredos estimulou seu interesse pela medicina, astrologia, alquimia e magia, e ele começou a busca por uma ciência universal que integrasse todas as coisas.
Seu interesse pela alquimia era filosófico, e ele a via como importante para a religião e a salvação. A medicina combinada com a moralidade e a alquimia pode aumentar a longevidade em vários séculos. A astrologia explicou as correspondências entre o corpo, os humores, os elementos, as estrelas e os planetas. Em última análise, tudo isso era significativo para a religião, pois poderia explicar a composição dos corpos humanos antes da queda de Adão e Eva e também explicar como as almas dos condenados seriam torturadas no inferno. Em um comentário sobre O Segredo dos Segredos, Bacon disse que Deus deseja que a humanidade seja salva e fornece por meio da revelação o conhecimento pelo qual a salvação pode ser obtida. A moralidade cristã é a chave para a longevidade e para o sucesso da ciência.
Bacon estava interessado em mostrar que materiais naturais poderiam ser empregados para criar o que parecia ser mágico, ou seja, as invenções maravilhosas de futuras máquinas que ele imaginou. Ele disse que uma pessoa que purificou seu corpo pela alquimia poderia criar um espelho mágico para profecia e adivinhação. Ele chamou esse espelho de Almuchefia e disse que deveria ser feito sob os auspícios astrológicos apropriados.
Ele criticava Albertus Magnus, dizendo que não tinha a perspectiva adequada para compreender o conjunto das coisas e era fundamentalmente ignorante dos princípios da alquimia.
Apesar das convicções religiosas de Bacon, seus contemporâneos reagiram às suas opiniões pouco ortodoxas evitando a ele e a suas obras; sua própria Ordem de São Francisco proibiu seus livros de sua biblioteca. Em 1278 Bacon foi preso e forçado a se arrepender e a abandonar sua ordem. Em 1292 ele foi libertado e voltou para Oxford. Ele morreu logo depois disso e foi enterrado na Igreja dos Franciscanos Greyfriars em Oxford.
Vários séculos depois, o demonologista Johann Weyer acusou Bacon de praticar magia negra e colaborar com demônios . Os espelhos encantados de Bacon, disse Weyer, seriam usados pelo Anticristo para realizar milagres mentirosos.
Muitas das obras de Bacon nunca foram publicadas e permanecem na forma manuscrita. Seu trabalho alquímico mais importante, Speculum Alchimiae, foi publicado postumamente em Lyon, França, em 1557. Como outros grandes cientistas e alquimistas de sua época e posteriores, obras espúrias foram atribuídas à autoria de Bacon. Entre eles está Radix Mundi, que defende que o segredo da filosofia hermética pode ser encontrado nos quatro elementos.https://www.facebook.com/groups/2289363814452597/