sexta-feira, 10 de junho de 2022

Dushara (em árabe: ذو شرى) Era o deus Nabataean seu nome significa "Senhor da Montanha" Dushara é o deus protetor da montanha, conhecido como uma divindade que viveu no Antigo Oriente.

 Dushara (em árabe: ذو شرى) Era o deus Nabataean seu nome significa "Senhor da Montanha"
Dushara é o deus protetor da montanha, conhecido como uma divindade que viveu no Antigo Oriente.


Nenhuma descrição de foto disponível.Dushara (em árabe: ذو شرى) Era o deus Nabataean seu nome significa "Senhor da Montanha"
Dushara é o deus protetor da montanha, conhecido como uma divindade que viveu no Antigo Oriente. Este era o deus que governava todos os deuses árabes.
Dushara é conhecido como o senhor da montanha, também conhecido pelo nome de Dusares. Este deus era adorado no Antigo Oriente, também adorado pelos nabateus em Petra e na cidade de Madain Saleh. Ele também era associado ao deus grego Zeus, já que Dushara é o chefe que comanda o panteão de deuses nabateus.
As faculdades são atribuídas a esse deus como soberano, benevolente, poderoso e justo, muitas histórias relatam como ele é visto como um ser onipotente com traços masculinos bem definidos; ele foi adorado em um santuário em Puteoli, na Itália.

O deus Dushara era conhecido como marido da deusa Uzza; Isso era representado com os símbolos de uma pedra e a lua crescente, e era simbolizado com os touros, esses símbolos eram vistos dentro de um padrão na cidade de Madain Saleh, que hoje é conhecida como Arábia Saudita.

O culto que era prestado a este deus foi visto durante o aparecimento dos nabateus, esta civilização data de meados do primeiro DC. Este culto era baseado na adoração deste deus em certos templos da cidade, eles eram venerados em estátuas feitas de barro e lama, muitas dessas figuras representativas eram de um homem alto e robusto com uma cobra em volta do pescoço. Por muito tempo essa cultura e religião sobreviveram, o que ainda resistiu aos períodos romano e islâmico.

Dushara é uma divindade Nabatean, seu nome significa senhor da montanha, este deus era o único que governava sobre todos os outros deuses. Muitos da cultura nabateia eram vistos como donos das grandes montanhas por seu deus, como senhor e mestre. Esta divindade foi vista em várias obras de arte, pinturas, estátuas e até mesmo muitos textos escritos foram feitos nomeando e venerando as capacidades deste deus no mundo.

História
O deus Dushara é uma divindade nabateia, esta está intimamente relacionada ao deus Zeus da cultura grega e ao deus Shiva da cultura hindu. Este deus supremo é visto como um ser onipotente, capaz de mover a terra e abalar tudo em seu caminho, visto como a personificação da sabedoria e do amor. Ele é o sábio dos caminhos do homem, muitas lendas falam de como esse deus triunfou contra os demônios e conquistou a vitória de seu povo, onde foram às montanhas para poderem usar seu grande poder que consistia em controlar a natureza; Essa divindade também é vista em muitas histórias como a salvadora do mundo da escuridão absoluta.
Este também é o marido da deusa Uzza que é filha do deus supremo que traz segurança, beleza e justiça ao mundo, a relação dessas duas divindades está fortemente enraizada na crença de que são capazes de proteger o mundo. O deus Dushara visto como o deus da guerra, é considerado um grande estrategista que se encarrega de conduzir suas tropas à vitória.

O templo onde este deus é adorado era muito grande e alto, já que os nabateus buscavam personificar a grandeza de seu deus principal com grandes estruturas que alcançavam o céu. Na entrada do templo Dushara, você pode ver esta divindade com várias cobras que a acompanham e adornam.
Muitas lendas falam sobre as grandes semelhanças entre esses dois deuses, visto que ambos vivem nas montanhas, o deus Shiva se escondeu nessas colinas para meditar, enquanto o deus Dushara fica na montanha para cuidar e salvaguardar o povo.

Muitas das semelhanças entre esses deuses têm a ver com o fato de estarem sempre acompanhados por cobras: para o deus Shiva uma cobra envolve seu pescoço como um símbolo de poder e controle, e Dushara foi visto com uma cobra que sempre permaneceu por cima dele e enrolado em seu pescoço. Além disso, a esposa do deus Dushara, chamada Al-Uzza, era representada com o símbolo de um leão, na cultura hindu o símbolo do leão é aquele associado à deusa Parvati, consorte de Shiva.