quarta-feira, 1 de junho de 2022

AS DIFERENTES DANÇAS CIGANAS E OS SEUS SIGNIFICADOS

 AS DIFERENTES DANÇAS CIGANAS E OS SEUS SIGNIFICADOS


Nenhuma descrição de foto disponível.AS DIFERENTES DANÇAS CIGANAS E OS SEUS SIGNIFICADOS

As danças ciganas são evocações das forças místicas. Lembram a fluidez dos ventos, a sinuosidade das águas, o oscilar das chamas. Tem seu ritmo regido pelo vigor de pandeiros, palmas e batidas do pé, numa vibração única que os religam às raízes, imantando todos por onde passa a energia. Dentre as danças conhecidas podemos citar:

BATER PALMAS E PÉS :

Bater palmas e pés é um ato para saudar as alegrias da vida e chamar os espíritos dos antepassados, sempre seguindo o ritmo da música.

A DANÇA DO LEQUE :

Dança do elemento ar. Representa o amor, a sensualidade, a sedução, a limpeza e o poder. Da maneira que se abre pode representar as fases da lua e da mulher; é um poderoso instrumento de limpeza energética, magia para a cura e sedução. Sendo assim, está constantemente nas mãos espertas de uma cigana, atraindo a atenção para seu mistério e poder.

A DANÇA DA ROSA:

Elemento terra. Representa o amor, a beleza, a conquista, sedução e a sensualidade. A rosa é a beleza interior e a beleza exterior. A rosa vermelha na boca dos ciganos é para presentear a mulher que está envolvida na dança.

DANÇA DAS FITAS COLORIDAS :

Elemento água. Representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não o lamento, mas a comemoração. Representa a limpeza, alegria e infantilidade. Dançar com fitas é quase uma brincadeira de criança, alegra qualquer tipo de ambiente, festeja os nascimentos e casamentos, os movimentos das fitas rodopiantes manifestam o ritmo da vida e a alegria de fazer parte dela.

A DANÇA DO VÉU :

representa o elemento ar. Expressa a leveza do corpo e a sensualidade.

DANÇA DA TOCHA :

Mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas ou candelabros, que reverenciam este elemento. Representa a purificação e a limpeza pelo fogo.

DANÇA DO PANDEIRO :

Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente. O pandeiro traz a alegria do sol, saudando-o com inúmeras fitas coloridas, representando seus raios protetores e vivos. Como todo instrumento que faz barulho, ele tem como função expulsar os maus espíritos ou energias negativas, abrindo caminho para o povo festejar. Sua mensagem é mover, transformar o que está parado em ritmo, revigorar o nosso corpo com a alegria e o calor da dança, assim como o sol faz conosco. As fitas vêm representar através das cores, os pedidos ou bênçãos.

DANÇA DOS SETE VÉUS :

Os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris, simbolizando o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os quatro elementos.

DANÇA DO PUNHAL E ESPADA :

Elementos ar e terra. Significa lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo. Representa o corte, a força e a limpeza.

DANÇA DO LENÇO :

Representa união, casamento e amor. O lenço, preso delicadamente nos dedos da cigana, envolve-a de mistério e aos poucos revela seus desejos, sentimentos e sonhos, que são movidos pelo deslizar do lenço pelo ar, no transe da música, livre como o vento e infinito como o céu. O lenço também transforma e limpa o ambiente, pode representar pedidos ou coisas da vida que queremos mudar ao dançar.

A DANÇA DO XALE :

representa o mistério e a magia do elemento fogo. Dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família. É usar toda poesia, força e magia. Uma cigana, ao dançar com o xale, nunca deixa outra pessoa pegá-lo ou derrubá-lo, pois ele é a sua essência feminina.