Arcano Nº. 1: O Mago. O Homem. “Espada; Vontade; Poder”.
Arcano Nº. 1: O Mago. O Homem. “Espada; Vontade; Poder”.
A carta O Mago traz a mensagem de que seus talentos e seus próprios dons são as chaves para o seu sucesso em qualquer situação questionada. É como se você tivesse todas as ferramentas que precisa bem na sua frente para garantir que o sucesso potencial se manifeste.
É uma carta que está diretamente ligada ao instinto e a intuição. Quando você está sentindo um impulso ou uma vontade grande de fazer alguma coisa e O Mago aparece em sua leitura, siga essa intuição e as coisas podem acontecer.
Pode indicar também uma pessoa dominadora ou que a situação deve ser resolvida com inteligência, praticidade e racionalidade, além de anunciar o começo de uma relação amorosa, mas que pode conter traços de impulsividade.
Na carta do Mago, vemos um homem vestindo um manto e um conjunto de ferramentas sobre sua mesa. O número da carta é o 1 (um), um número dos começos. Em sua mão direita, segura um bastão levantado em direção ao céu e sua mão esquerda aponta para a terra. É como se ele pegasse o poder superior e o canalizasse através de sua própria manifestação, dirigindo-o para o plano físico. Seu destino e a "magia" que você criará para alcançá-lo estão diretamente ligados à lei da ação e reação.
Sua mesa mágica contém todos os quatro naipes do Tarot, cada um dos quais representa um dos quatro elementos primordiais na alquimia: Fogo, Terra, Ar e Água, que simbolizam respectivamente o uso apropriado do espírito, do corpo, da mente e da alma no processo de manifestação da consciência.
A carta possui cores claras e seu cenário luminoso representa uma visão nítida e clara sobre a situação em questão. Seu manto é branco e tem a ver com a pureza, mas sua capa é vermelha, uma cor que representa a experiência e o aspecto mundano. Esta dualidade é repetida em outros elementos da carta. Podemos ver também um pentagrama (simbolismo atrelado ao naipe de Ouros e ao elemento Terra), uma varinha (Paus / Fogo), uma espada (Espadas / Ar) e uma taça (Copas / Água). O Mago está levantando sua varinha, prestes a realizar algum feitiço. Acima de sua cabeça, vemos o símbolo do infinito, da eternidade e ao redor de sua cintura uma cobra morde sua própria cauda (outro símbolo da eternidade e recomeço, o Orobouros).
Em suma, este Arcano traz uma visão otimista para a situação consultada, indicando que ela pode render bons frutos e que você tem a possibilidade de controlar o resultado das coisas. Mostra que você tem todas os recursos à sua disposição e pode erguer sua varinha e guiar seu próprio destino. A carta está associada ao planeta Mercúrio e traz habilidade, lógica e intelecto para a situação questionada.
Sephirote cabalístico: “Kether”.
Letra hebraica: “Aleph”.
Axioma transcendente: “sê nas tuas obras, o que és nos teus pensamentos”.
Elemento de Predição: “promete o domínio dos obstáculos materiais, novas relações sociais, iniciativas favoráveis, o surgimento de amigos fieis que ajudam o desenvolvimento de projetos e amigos ciumentos que obstaculizam”.
—
ARCANO I (1) – O homem, o mago. Kether – O Poder Equilibrador. “O Mago” do primeiro arcano do Tarô, cujo hieróglifo primitivo está representado por um Homem.
O arcano nº. 1, significa o que se inicia, o que se começa, o que se semeia. Todo o começo é difícil. Temos de trabalhar duramente. Temos de semear para colher.
Dá aptidão para resolver os problemas. Confere poder, tanto para despertar como para dominar as paixões no mundo físico.
Mostra propensão para a organização dos elementos naturais e para o domínio das forças em movimento. Dá aptidão para adquirir, dispor, modelar, aplicar.
O arcano nº. 1 é a Unidade, o Princípio da Luz, o Pai, o Mundo como manifestação. O homem como unidade vivente, completa em si mesma, o fundamento da razão de todos os atos, a síntese de tudo, a iniciação nos mistérios e o poder para desfrutá-los e servir-se deles, o poder volitivo.
O arcano nº. 1 dá o triunfo, mas com luta, devido ao Carma.
Pesquisado e editado por Nega San.