A história da cafeomancia e tradição
A história da cafeomancia e tradição
O café, além de ser um dos produtos mais consumidos no mundo, também marca presença no ambiente esotérico. Tal fato ocorre devido à tradição, entre muitos povos, de que a borra formada pelo café pode ter o poder de revelar fatos sobre o futuro de quem saboreou esta bebida. A leitura da borra é chamada de cafeomancia.
A Cafeomancia é uma prática divinatória árabe, onde antigamente, as odaliscas dos sultões antigos usavam como oráculos. A Cafeomancia é o oráculo da borra de café, conhecido popularmente como “Café Turco”. (onde não se côa o café).
É uma velha tradição, que ainda é seguida na Turquia, e no Norte da África. Muito difundida nos países árabes, tornou-se uma de suas mais ricas tradições, principalmente no Irã, na Turquia e no Sul da Rússia, onde era praticada pelas cortes dos grandes czares.
Posteriormente, foi introduzida na Europa, no século XVIII, sendo a França o primeiro país a adotá-la. Mais tarde, foi introduzida em Veneza, na Itália, e então, partindo para o resto do mundo. Atualmente, a prática muito utilizada na Turquia e nos países do norte da África, é conservada há vários séculos, passando-a de geração a geração.
Atualmente esta pratica ainda é muito forte principalmente nos países de origem árabe onde se difundiu esta cultura, hoje é possível fazer um atendimento nas ruas desses mesmos países por um preço simbólico, porque estas tradições são comumente passadas pelas famílias através das gerações, é uma tradição muito antiga que resiste ao tempo.
Podemos perceber pela maneira rústica como é feito, nesses países, onde o café ainda é moído na hora efeito em um fogão de lenha improvisado, utilizam elementos das primeiras técnicas desse oráculo.
Interpretação e Intuição
A cafeomancia não fala do passado diretamente pelo menos, a não ser que este tenha ligação com o futuro ou o presente, mostra com clareza acontecimentos próximos, com no maximo dois anos para que ocorram os acontecimentos previstos nos desenhos.
A cafeomancia ao contrario de que muitos pensam, não é um oráculo fácil, pois exige grande concentração e sensibilidade para poder interpretar com clareza as figuras que formarão e decifrá-las.
A cafeomancia funciona pelo método simbólico. O leitor deve ter a capacidade (sensitiva) de captar as mensagens e com sabedoria deve traduzi-las ao consulente.
Esta leitura é bastante precisa, pois o café tem o contato direto com nossa boca ou a porta da respiração ou porta da vida, estando também próximo ao nosso chakra laríngeo, no qual se comunicamos com o corpo através da fala e com o espírito e a alma, com o mundo exterior que é simbolizado pelo ar quente que emanamos de nossa respiração um reflexo do nosso eu interior.
No caso de pessoas que não bebem o café utilizamos a mente e o pensamento que também representa nossa parcela interior de nossas intenções.
Como todo o oráculo o consulente deve se focar nas questões que são de seu interesse, pois é muito importante este processo para que as informações realmente se formem através dos desenhos, precisamos acessar nosso consulente através de seus olhos.
Cafeomancia x Teimancia
A teimancia é o oráculo que prevê o futuro interpretando as folhas e borras deixadas na xícara de chá depois do seu consumo. Essa técnica surgiu na China e depois foi levada para a Europa. Existem contos que até imperadores chineses utilizavam dessa técnica para fazer previsões e assim fazer melhores planos para os seus impérios. Na Europa, a teimancia se espalhou pela Turquia e Rússia e chegou até os países do Reino Unido, onde as pessoas têm enraizado o hábito de tomar chá.
A prática consiste em servir um chá (normalmente chá-preto – para ficar mais fácil de enxergar as borras) em uma xícara branca, ou de cor clara, com boca larga.
Devido ao preço alto do café na época a Teimancia foi uma alternativa para as pessoas da classe baixa para que também pudessem desfrutar dessa técnica pois a cafeomancia era reservada aos nobres e as famílias da classe alta que podiam comprar o café com o tempo e a globalização o café se tornou acessível para todos e vendido a um valor muito menor, hoje a pratica da teimancia também é feita ainda em alguns países asiáticos, não só com o chá preto mais também com uma variedade de outras ervas que podem ser utilizadas como a camomila e o jasmim sendo uma alternativa para quem não gosta de café. A leitura fica um pouco mais difícil, pois as folhas dos chas são maiores que o pó de café não formando tão nitidamente as figuras, além de ter que utilizar uma xícara com uma boca maior e de cor branca, mais hoje atualmente também encontramos chás em pó que é o caso do hibisco que também são tão finos quanto o café e o método de leitura e interpretação são iguais.
Tipos de Café
O melhor café para ser usado é o café árabe torrado a partir do grão fresco, torrado e moído, este grão e chamado de café Mocha, pois seu aroma e sabor são mais ricos e seu tipo de moagem e fino e não contem impurezas,geralmente os café que vendem se hoje nos supermercados tem uma quantidade de folhas e talos o que torna o café cheio de impurezas que vão interferir na leitura.
O café Mocha se assemelha a um pó muito fino o que faz com que as imagens formadas no interior da xícara sejam mais nítidas e se formem mais facilmente com traços mais nítidos, este café tem um valor muito maior ao que se encontra no mercado, esta moagem árabe é uma das melhores para se utilizar nas praticas, mais não é necessária, pois seu valor é muito alto e só se encontra em locais específicos,
Podemos substituir por cafés de moagem mineiros por apresentarem semelhança e tem preços mais acessíveis que o café árabe, o café três corações é um que apresenta a moagem mais semelhante ao café árabe então em quesito de interpretação pode ser utilizado
Se no ultimo caso não tiver acesso a nenhum outro tipo de pó de café pode ser utilizado o café tradicional desde que seja novamente peneirado em uma peneira de trama bem fina que vai reter as impurezas existentes, estas impurezas dificultam a formação das imagens e torna mais difícil identificar.
De acordo com o tipo de pó que será utilizado também apresentara uma diversidade na interpretação das informações, quanto mais fino o pó maior riqueza de detalhes surgirão em sua xícara, quanto maior o numero de impureza menos detalhadas serão as imagens.
O café pode ser servido puro ou ele pode ser condimentado, com canela, cardamomo, cravo, hortelã moída e torrada, estas especiarias trazem energias e informações alterando apenas o sabor e o tornando mais agradável assim como seu aroma, o açúcar também pode ser utilizado sendo que apenas o refinado, pois o açúcar cristal não dissolve e interfere na leitura.
Tipos de xícaras
Existem vários tipos de xícaras especiais para a Cafeomancia, elas podem ser compradas em lojas árabes ou loja especializada em louças. As xícaras de café que temos em casa também podem ser utilizadas para esse tipo de pratica, as xícaras mais comuns aquelas pequenas de louca ou porcelana também servem para praticar, trazendo as informações de forma mais simples e ampla. As xícaras retas não são apropriadas para a leitura porque dificultam a interpretação.
É muito importante que o diâmetro da borda da xícara seja maior do que o diâmetro da base, sendo preferível xícara com a boca larga para facilitar a leitura e se possível tanto o interior da xícara quanto o pires devem ser brancos ou com o mínimo de desenhos possível, pois podem interferir e dificultar a leitura, xícaras de vidros também não são aconselhadas para a realização da leitura, pois fica difícil ler através dela.
Como todo oráculo exemplificando o tarô, que tem uma diversidade de modelos e ilustrações e traz com sigo um tipo de energia, também funciona assim com as xícaras cada xícara trará consigo um tipo de energia, portanto uma informação diferenciada as xícaras de modelos tradicionais, normalmente trazem uma informação mais macro, algo que envolva a vida de uma forma mais ampla do consulente trazendo temas mais cotidianos e abrangentes, as xícaras trazem em seus desenhos energias que também podem direcionar a um assunto especifico, xícara com desenhos de corações, por exemplo, traz consigo uma relação com informações sentimentais, voltando para o eu romântico da pessoa, não que dessa forma as outras partes da leitura sofrerão mudanças ou que não será possível a leitura, mais que a energia predominante será uma energia de amor.
Existe o modelo de xícara árabe esta xícara diferente do modelo comum ela é própria para a pratica desta mancia e dencifica as informações mudando para algo interior, nos da uma análise micro, nos revelando informações diretas para o consulente, algo mais interiorizado e situações que vai afeta lo diretamente, mostra também o seu interior, como esta sua situação atual e como você se relaciona internamente aos acontecimentos de sua vida.
É interessante que se possível possa se fazer a leitura com os dois modelos de xícara para trazer informações mais claras precisas e com uma variedade de detalhes , diversificando as informações que serão apresentadas, o interessante seria fazer uma interpretação com os dois modelos de xícaras pois um vai complementar o outro e trazer uma interpretação mais rica de informações.
Mapeamento da Xícara e do pires
Quando vamos fazer uma interpretação tanto do pires quanto da xícara dividimos ela em quadrantes para representar cada acontecimento em por ordem cronológica, começando a partir da frente da xícara onde o consulente colocou a boca para tomar o café a partir desse ponto as imagens formadas se relacionaram aos acontecimentos que vão ocorrer nos meses seguintes a partir da consulta a principio a xícara esta dividida em seis meses mais pode ser dividida em menos tempo isso é de acordo com quem lê sendo um critério pessoal,o próximo quadrante esta relacionado a acontecimentos passados situações que estão interferindo no futuro ou prejudicando impedindo algo de se concretizar , ou algo que marcou profundamente, também pode representar uma situação importante , o próximo quadrante refere se a ligações karmicas situações espirituais de aprendizado onde você tem de vivencia las para aprender algo para seu crescimento espiritual, normalmente são derivadas de atitudes que tomamos.
Escrito por Negah San.