Nossos Cães possuem uma Missão Espiritual?
Os animais na visão espírita:
De acordo com o Livro dos Espíritos, os animais não possuem consciência de si mesmos. Não escolhem entre o bem e o mal, não são submetidos à Lei de Causa e Efeito e, por isso, não se assemelham aos desencarnados, que avaliam suas ações no período da erraticidade. Não podem também andar livremente no plano espiritual, mas somente em certas regiões. / Quando desencarnam, são recebidos por Espíritos de Luz que os encaminham para determinados trabalhos e aprendizados, de acordo com o grau de evolução de cada animal, não entrando inicialmente em contato com outros seres.
Conhecidos autores espíritas, mais contemporâneos, trouxeram outras informações sobre esse tema. André Luiz narra que vá- rios animais são encontrados na Espiritualidade e confirma que alguns são “escalados” para tarefas diversificadas. Ele narra que, após desencarnar, eles entram em hiberna- ção, de onde serão posteriormente atraídos para os grupos aos quais se ajustam. Segundo ele, os animais que não são destacados para tarefas, logo reencarnam por ordem de espíritos mais adiantados.
As referências sobre animais na Espiritualidade reportam-se, majoritariamente, àqueles biológica e espiritualmente “superiores”, com raras notas sobre aves, peixes, insetos ou espécies já extintas. Entre essas raras informações, encontramos o espírito Patrícia falando sobre borboletas em sua janela. Ela também cita a presença de animais domésticos em sua colônia, ajudando os socorristas ou encantando crianças no educandário.
Os estágios da evolução animal:
Antes de tudo, precisamos nos enxergar como animais para entender bem a visão do Espiritismo sobre esse assunto. Benedeti, em seu livro, diz que nós somos animais no está- gio da humanidade e todos os animais caminham para um mesmo objetivo, a evolução espiritual. A diferença são os estágios de evolução. A zootecnista Fernanda Vieira esclarece que os espíritos que encarnam em humanos estão à frente na caminhada evolutiva, quando comparados aos que encarnam em outros animais. Ela ressalta que os animais domesticados, pela proximidade conosco, es- tão também um passo à frente na evolução em relação aos selvagens. Segundo ela, as almas dos animais de estimação não reencarnam em animais selvagens, pois seria um retrocesso na evolução espiritual. Assim, a responsabilidade que temos na evolução dos de- mais animais, é como a de um irmão que ajuda o outro na sua caminhada evolutiva.
Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, disse que nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto, quem maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar. / O Espiritismo acredita que todos os animais (racionais e irracionais) caminham para a evolução espiritual, e que cada um tem sua importância neste planeta, no plano físico e espiritual em que estamos inseridos. Fernanda Vieira escreveu, em seu livro, que é prepotência de nós humanos acharmos que os animais estão na Terra só para nos servir e entreter, sendo apenas nós os "filhos privilegiados de Deus". O papel dos animais na Espiritualidade é de evolução. Também o Espírito Patrícia, em suas várias obras, co- menta a presença deles na Espiritualidade, sugerindo que eles estão em processo evolutivo, visando alcançar a condição de seres humanos no futuro.
O Espiritismo afirma que, quando amamos verdadeiramente alguém (seja um humano ou animal), o amor por si só já auxilia em sua evolução espiritual. O cuidado, o carinho e principalmente o amor, são as melhores formas de contribuir para a evolução dos animais. Eles fazem o mesmo, auxiliam na nossa evolução, trazendo compaixão, alegria e muito amor aos nossos dias. É uma troca benéfica.
A história de Chico Xavier e a cadela Boneca:
Chico Xavier foi muito apegado a uma cadelinha chamada Boneca. Quando ele brincava com ela, colocava-a no colo e di- zia: “Estou cheio de pulga, Boneca!”. Imediatamente ela começava a coçar o seu peito com o focinho, “retirando as pulgas”. Era uma brincadeira cotidiana entre os dois. Quando Boneca faleceu, Chico sentiu muito sua perda e um casal próximo ofereceu-lhe uma filhotinha. Chico sentou com a pequena no colo e repetiu a mesma frase. Imediatamente a cachorrinha começou a reproduzir o que a Boneca fazia. Todos ficaram surpresos achando que era a Boneca que estava de volta. Todavia, Chico elucidou: “Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, a Boneca está aqui, sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que eu tanto gostava.
Essa passagem ilustra como a natureza espiritual dos cães pode se manifestar à nossa volta. Chico reforça que os animais reencarnam rápido para evoluir; no entanto, um animal muito apegado pode ficar alguns anos próximo ao seu tutor tentando protegê-lo. Essa conexão forte e profunda deve-se ao fato de que os animais não têm ego, logo não há nada que impeça o seu amor e sua ligação com o Divino. Eles amam incondicionalmente, o que traz muitos benefícios para nós. Devemos alimentá-los, cuidar e levá-los ao veterinário, porque em troca eles agradecem de uma forma sutil, se tornando cada vez mais leais aos seus donos.
Animais de estimação:
Quanto mais sensíveis aos dons espirituais que nossos animais nos trazem, mais eles podem compartilhá-los conos- co. Segundo Michaels, eles são uma grande bênção para quem realiza trabalhos de cura, pois, muitas vezes, apesar da dedicação e amor que oferecemos aos que sofrem e a fé inabalável em Deus, nos sentimos exaustos. Os animais, pela sua natureza, como faxineiros espirituais, transmutam a energia desarmônica do stress, entrando em nossa consciência e amenizando o tumulto emocional diário. A comunidade científica valida este conceito, e estudos mostram que pessoas com um animal de estimação se recuperam mais rapidamente de uma operação, ou que os donos idosos de animais vi-vem vidas mais longas e saudáveis do que
os que não os possuem.
A consciência do ser humano pode se expandir com o auxílio dos animais. Quando estamos prestes a dar um salto na consciência, um animal pode en- trar em nossa vida para representar essa mudança e para ajudar nessa transição. Se já temos animais de estimação e estamos passando por uma transição, por vezes, o animal pode ter um problema de saúde, fu- gir ou até mesmo morrer.
O conceito de Yogananda:
Várias doutrinas religiosas possuem pontos de vista semelhantes sobre a evolução dos animais, como nos escritos de Paramahansa Yogananda. O Hindu afirma: “A atenção, intuição e evolução dos animais pode ser acelerada através de treinamento por uma pessoa intuitiva. Ouça os sons diversos proferidos por diferentes animais quando estão felizes, agitados, ou ciumentos, e você vai gradualmente ser capaz de interpretá-los e usá-los para interagir com eles e ajudá-los a acelerar sua evolução. Telepatia mental pode, de fato, ser estabeleci- da entre humanos e seus animais de estimação e a nossa companhia permanente pode acelerar a intuição dos animais, agilizando assim sua evolução. Lembre-se que Deus está em tudo". / Segundo ele, se você é uma pessoa metafisicamente orientada, você pode confiar que a alma de seu animal de estimação foi dirigida para você, a fim de se beneficiar de seu nível de consciência. A energia do animal está sendo elevada, tal- vez porque queira dar o salto de uma espécie para a outra em sua próxima encarnação. Você está apoiando esse animal na pre- paração para o salto. Em troca, seu animal de estimação está lhe servindo incansavelmente em um nível subconsciente. Há um equilíbrio natural e harmonioso, maravilhoso, que existe entre vocês dois.
Considerações finais:
Uma vez que os animais nos ajudam a transmutar nossa infelicidade e negatividade, eles nos auxiliam a tornar-nos pessoas melhores. Quando estamos receptivos e conscientes do trabalho subconsciente que nossos animais de estimação estão fazendo, vamos estar mais dispostos a servir e cuidar deles, o que ajuda a acelerar a sua evolução. É uma situação ganha-ganha. As pessoas que amam animais, independente de nível e crença, sabem que eles são os melhores amigos que podemos ter. Não interessa a espécie, e sim o amor e carinho designado a eles. Sem dúvida, sempre teremos como re- torno a gratidão mais sincera que jamais poderemos ser capazes de retribuir.
Eles nos ensinam com exemplos simples, pois não precisam de riquezas, comida da melhor qualidade ou uma casinha cara, só da nossa companhia e carinho. Sua simplicidade renova nossas almas, e nos inspira a todos os dias buscarmos ser uma melhor versão de nós mesmos. Os benefícios não são apenas comprovados pelos que convivem com animais diariamente, mas também pela ciência. Eles são grandes aliados em diferentes tratamentos humanos. A Pet Therapy, que é uma forma de terapia que envolve animais, está presente em diversos hospitais e países, e faz com que as pessoas que enfrentam doenças sintam-se mais felizes, o que contribui diretamente para a sua cura.
Algumas vertentes do Espiritualismo reconhecem o poder desses animais que, assim como nós, absorvem energias das pessoas e do ambiente ao seu redor, e que quando estão aparentemente tristes e desmotivados, é por estarem sobrecarregados com essas energias. Para ajudá-los é recomendado, além de carinho, permitir que tenham contato com plantas, água e elementos naturais. Todos que têm um cão e se abrem para uma conexão verdadeira com ele, aprendem o que é amor de verdade. Como já comentado para alguns espíritas, quando os cães compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, podem voltar novamente para eles no corpo de um cãozinho recém-nascido.
Não importa qual seja a nossa opinião sobre as capacidades dos animais; é inegável o fato de que eles tornam nossas vidas muito melhores e nos guiam para um bom caminho. Os cães são nossos grandes companheiros de jornada! Quando reconhecermos a sua importância, viveremos com mais significado e autenticidade. É como se a sua missão fosse nos ensinar a enxergar a vida com mais simplicidade, e entender que a verdadeira riqueza não está no que temos, mas no que somos e naqueles que estão ao nosso lado.
Referências bibliográficas:
• Benedeti M. A Espiritualidade dos Animais: Qual a sua dúvida sobre o tema? 6ª ed., Ed.Mundo Maior, 349p. 2012.
• Kardec A. A Gênese, ed. Boa Nova, 169p. 1868.
• Prada I. Os animais no plano espiritual. IPPB. Disponível em: <https://www.ippb.org.br/textos/ especiais/ editora-vivencia/os-animais-no-plano
-espiritual> acessado em 19/07/2019
• Xavier, FC; Luiz A.(espírito). Evolução em dois
mundos, Ed. FEB, 246p. 1958.
• Xavier, FC; Luiz A.(espírito). Nosso lar, Ed. FEB, 319p. 1944.
• Xavier, FC; Luiz A.(espírito). Os Mensageiros, Ed. FEB, 326p. 1944.