AVAREZA
A vida é muito difícil, dizem muitos de vós, quando não conseguis ajuntar o pecúlio com que sonhais, tantas vezes de forma doentia, pois essa ideia não vos sai da cabeça.
É hora de vos debruçardes com olhos de ver e todo o entendimento de vosso Espírito, sobre as luzes que Jesus deixou para vos iluminarem a caminhada que escolheste.
Vai sendo hora de refletirdes sobre a bondade e a justiça da Lei de Deus que permite a quem erra, corrigir o seu percurso e a quem já conhece a verdade que liberta, ajudar aqueles que ainda não entenderam a sua mensagem, a pautarem o seu comportamento pelas orientações que Jesus deixou.
Será a riqueza lícita ? Serão os bens materiais necessários para a vossa vida ?
Tudo é dádiva de Deus, destinada a despertar no Espírito o sentido da administração correta dos bens que Deus coloca à disposição de cada um para provarem as suas boas intenções e aprenderem na solidariedade a marcha para a perfeição.
A vida não começou quando viestes à luz do dia nesta jornada presente. Isso seria uma injustiça completa que não cabe na nossa visão de seres imperfeitos.
As desigualdades no nascimento têm sua razão de ser que reside em cada qual, pois a oportunidade que surge do regresso à Terra não é mais do que uma continuação do percurso que cada qual fez, ainda que se não recorde, para que tudo seja mais fácil.
Por isso, irmãos, buscai o conhecimento sério das leis de Deus, para que se torne claro na vossa mente que fatal só é a morte, o regresso a este lado da vida, despojados de tudo o que aí usastes e, muitas vezes, abusastes, criando escolhos difíceis que tarde ou cedo tereis de afastar da vossa caminhada.
Cap. XVI n.s 1, 2, e 3 do Evangelho Segundo o Espiritismo
Do jornal Espírita Ano XXXIII N. 392