Ningyo - As Sereias Japonesas
Criatura semelhante às sereias das lendas ocidentais, as Ningyos são criaturas encontradas no folclore japonês. O nome Ningyo se traduz como homem peixe, também conhecidas como gyojin , que significa peixe humano , ou hangyo-jin, que significa meio-peixe humano.
Apesar da semelhança de conceitos, e tanto as Sereias quanto as Ningyos serem criaturas com partes marinhas e partes terrestres, elas são criaturas bem diferentes. As serias do ocidente no geral são representadas como belas e sedutoras, já suas parentes orientais são ditas serem menos atraentes. O que diferes elas não é somente a aparência física, mas também na forma como se diz que interagem com os seres humanos.
Elas são frequentemente retratadas como criaturas com a metade superior de um macaco e a metade inferior de um peixe. No entanto, também existem ningyo que se parecem ainda menos com as sereias do Ocidente. Em outras tradições locais essas criaturas são representadas não possuindo um torso humano ou muito menos semelhante a macacos, em vez disso, aparecem apenas com uma cabeça humana ou de um macaco presa a um corpo de peixe. Essa cabeça na maioria das vezes é representada de forma grotesca, deformada, com chifres e uma boca cheia de presas afiadas. Também existe um tipo de ningyo conhecido como amabi, que dizem ter o bico de um pássaro e é coberto com escamas do pescoço para baixo.
Acredita-se que as ningyo tenham habilidades místicas, e uma variedade de aspectos mágicos foram atribuídos a elas. Por exemplo, costuma-se dizer que são capazes de chorar lágrimas de pérolas. Além disso, alguns ningyo, como o amabie, são considerados capazes de prever o futuro.
Em uma história registrada durante o século 19, um amabie teria aparecido e profetizado tanto a boa colheita quanto a peste. Além disso, o amabie mencionou que, para evitar a praga, as pessoas deveriam fazer uma imagem à sua semelhança. Porém outras ningyos são consideradas menos benevolentes e capazes de mudar de forma, uma habilidade que elas supostamente usam para atrair homens para o mar e matá-los.
/Hera - deolhonamitologia