segunda-feira, 18 de novembro de 2019

EWE ERVAS DOS ORIXÀS E SUAS APLICAÇÔES

EWE ERVAS DOS ORIXÀS E SUAS APLICAÇÔES

FOLHAS

Aboru Aboye Bosise.
Mojuba Ase ti Olorun.
Velho Mundo: O emprego das ewe (ervas) em território Yoruba e diferente da forma que o Candomblé as utiliza aqui no Brasil, em terras Yorubas Ossain não e dono de todas as folhas (ewe) pois o seu culto e existente em uns territórios e inexistente em outros, existe territórios aonde o seu culto e proibido. Porem a forma de se empregar as ervas no uso de banhos principalmente no culto de Orunmila Ifá e muito idêntica aqui no Brasil.
Ewé Yèyémoja – Ervas da Ancestral Yemonja
Novo Mundo: Aqui pelas Américas o Asé de todas folhas tem o seu patrono o Orisá Ossain, todos os orixás possuem suas próprias folhas, ervas e raízes, muitas para usos iniciativos, outras para banhos, pós e uso fitoterapicos, algumas tão quentes ou tão frias, que seu uso muitas vezes não é recomendável, algumas somente para feitiços ou para quem domina a forma correta de se manipular as forças das ervas sagradas ewes. Os tipos e espécies de folhas podem pertencer a mais de um Orixá.


CLASSIFICAÇÃO:

1) São divididas por elementos, a saber:
EWÉ AFÉEFÉ – folhas de ar
EWÉ INÓN – folhas de fogo
EWÉ OMIN – folhas de água
EWÉ ILÉ ou IGBÓ – folhas de terra
Estes elementos no culto de Ifa pertencem ao um Odu regente do Fogo, Terra, Agua e Ar, depois da classificação das ervas por Odu se classifica as mesmo por Orisa que transitam nos Odu.

Essa divisão remonta à classificação dos orixás por elementos, apesar de sabermos que os orixás podem ter, e efetivamente possuem, folhas pertencentes a todos os elementos. A chave é o equilíbrio. Só para lembrar, a divisão dos orixás por elementos é:
ORIXÁS DE FOGO: Exú, Ogum, Xangô, Oyá.
ORIXÁS DE TERRA: Ogum (o ferro), Oxóssi, Omolú/Obaluaê, Nanã.
(lama = terra + água), Oxumarê e Logun.
ORIXÁS DE ÁGUA: Iemonjá, Oxum, Nanã, Oxumarê, Logun, Obá, Yewá, Oxalá (nas chuvas finas).
ORIXÁS DE AR: Oyá, Oxalá (nas nuvens e no céu), Oxumarê (no arco
íris).
Ojúoró Erva de Santa Luzia

Devemos ter em mente que esta classificação é genérica, pois não leva em consideração que, em suas qualidades, os orixás se relacionam com outros orixás e, conseqüentemente, com outros elementos. Por exemplo, Oyá Onira(Onira e um Orisa Onira não Oya (usamos so como exemplo)) = fogo + ar + água = água fervente ou vapor d’água; Ogum Alagbedê = fogo + ar = ferreiro do céu; Odé Inle = terra + ar + água, etc. Por isso, é aconselhável o uso equilibrado dos quatro elementos num amaci/abô/omieró, principalmente no que diz respeito aos rituais iniciáticos.
Devemos lembrar que no Africanismo não existe qualidades de Orisá tornando muitas vezes mais fácil de se empregar as ervas.

Outra classificação diz respeito à polaridade das folhas, determinada normalmente por seu formato, onde temos:

EWÉ APA ÒTÚN X EWÉ APA ÒSÍ
Folhas da direita Folhas da esquerda
Masculinas Femininas
Formas alongadas/fálicas Formas arredondadas/uterinas
Geralmente, de fogo ou ar Geralmente de água ou terra

Também se considera as condições de: excitação (gùn) ou calma (èrò) geradas pelas folhas, que é de extrema importância.


GUN X ÈRÒ
Folhas de fogo ou terra, que Folhas de ar ou água, que
Facilitam a possessão e exci- abrandam o transe e acal-
tam o orixá e a pessoa. mam o orixá e a pessoa.

O balanço e equilíbrio é fundamental no uso das ervas.

Em banhos (amacis – banhos frescos, ou abôs – banhos de fundamento do axé) é necessário analisar as condições da pessoa e de seu orixá. Se o banho é para pessoa /orixá muito calmo, usam-se algumas folhas GUN, para equilibrar a energia. Se for ao contrário, usa-se algumas folhas ÈRÒ.

Geralmente, usam-se 7 folhas para banhos de Exú e 16 para os banhos de orixás, mantendo-se sempre a harmonia e o equilíbrio dentre os elementos já descritos.

Nos abôs ou amacis de iniciação, procuramos sempre usar oito folhas fixas e 8 que variam de acordo com o orixá pessoal do novo iaô. Em nossa casa, as folhas fixas são:
Peregun – masculina, gùn, terra
Colônia – masculina, èrò, terra
Oriri – feminina, èrò, água
Macassá – feminina. gùn, água
Cana do Brejo – masculina, gùn, ar
Carurú s/Espinho – feminina, èrò, terra
Beti Branco – feminino, èrò, água/ar
Elevante – feminino, gùn, água

OBS: Todo banho (seja amaci ou abô) com fins rituais deve ser de erva fresca, colhida na parte da manhã com os devidos cuidados e rituais, quinado e devidamente rezado e imantado.
Ase O.
Baba Olaifa Alberto Junior