Sephirah Netzah - O Domínio Divino - A vitória do Espírito sobre a forma
Neste momento queremos deixar bem claro que a direção de nossos estudos das seriras é nos sentido descendente, ou seja, no sentido em que a Luz cria os mundos e tudo o que existe realizando de plano em plano os Seus desígnios criativos através das sefiras que são a exressão desta criação. As sefiras são expressões em que a Luz Criadora se tranforma na formação de tudo o que é vivo.
O Pai é o Amor Criador, a Mãe (o Espírito Santo) é o Amor Atraente que juntos geram a Vida Transcendental, o Filho (Cristo - Filho do homem), sendo todos estes Luz Infinita Emandadora, mas cada um com a Sua característica no processo emanador do universo. Este é o esquema que gera o impuldo criador, gerador de todo o sistema universal vivo. Sendo denominados também de "Três Causas Primárias" de todo o cosmos. A sefiras nada mais são do que a manifestação densicada das Três Causas Primária - O Mistério da Trindade Divina. Estes por sua vez criam e limitam a Luz no mundo da Emanação.
Netzah é a emanação de direta Tiferet e de Hesed, sendo aquela o resultado das influencias das duas ultimas no universo manifesto. É a primeira sefira, ou o primeiro impulso no sentido de descida e o último no sentido de subida pela árvore da vida do mundo da formação. Por ser o primeiro impulso deste plano se torna evidente a tônica deste mundo: o domíno divino e sem este impossível desenvolver-se espiritualmente.
A Luz Infinita Emanadora Keter (Pai), Hokmah (filho) e a Mãe (Espírito Santo) tendo realizado a Sua missão que é de criar o plano de luz se limita e manifesta o plano criativo que são formados pelas sefiras Hesed (misericórdia divina), Geburah (Justiça divina) e Tiferet (Harmonia divina). Estes por Sua vez tendo formado o plano da criação manifestam o mundo da formação, ou seja, a tranformação da Luz que é totalmente Atemporal e Aespacial em Temporal e Espacial. Tal gestação de Netzah por Tiferet e Hesed indica que o tal nascimendo no universo é proporcionado por uma compaixão muito harmoniosa e profunda de se limitar e seguir a diretriz de Seu Impulso Amoroso para criar.
Para criar o mundo da Forma a Luz Criador precisa se limitar, este processo de limitação para a manifestação de um plano cada vez mais denso nada mais é do que a ação do Domínio divino.
Dominar-se significa limitar-se a algo que é aceito por princípios e padões. Da mesma maneira que a Luz Infinita que são as Três Causas Primordiais se limitam para que haja manifestação do mundo manifesto e físico, da mesma maneira para que ocorra a sutilização de nossa alma bruta temos que nos limitar/dominar aos padrões do mundo de luz, do mundo da emanação da Luz, o Reino de Deus TriUno (Pai, Mãe e Filho).
Realizar Netzah ou o domínio do espiritual sobre a forma em nossas vidas significa que criamos autoridade suficiente para atuar neste mundo físico segundo os padrões aceitos no nível espiritual e isto que dizer que limitamo-nos a viver somente neste nível e isto acontece através do Domíno próprio que nada mais é do que uma manifestação a nível pessoal do poder do Domínio Divino.
Assim como está escrito: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, Domínio Próprio bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. (Gálatas 5: 22-24)