Sephira Yesod - Porta de entrada e saída - Fundamento
Muitos cabalistas sinceros denominam a sefira Yesod de formação do firmamento por que é nela que a Luz Creadora ganha esta forma estática chamada de plano astral-físico; sendo nela também que a Luz é mais velada o possível, olcultada das vista dos que não tem despertada em si a natureza espiritual ("os olhos de ver").
Mas esta é uma realidade da sefira antes da queda angélica e humana. Principalmente antes da queda humana a sefira Yesod era a maior densificação da Luz que poderíamos encontrar no universo. Mas com o advento da queda humana Yesod deixou de ser a maior manifestação densa da Luz ficando assim com esta missão de densificação a sefira Malkult. Esta por sua vez é a sefira Da'at - o Conhecimento Espiritual - que com a queda foi obrigada a deixar o seu lugar de origem no homem e também no universo - microcosmos e macrocosmos "O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado." (Gênesis 3 : 23). Isto é comprovado nas Santas Escrituras: "E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. (Gen 3:17)
Com a queda Yesod assumiu o papel de Porta de entrada e saída para o jardim do Édem, é por Yesod que entramos no mundo interno do coração - o centro espiritual - por ela entramos e saímos de nosso ambiente interior, o templo do Espírito. Yesod é a porta que pela qual Deus tem acesso ao nosso coração e nós temos acesso ao Coração de Deus. As sagradas escrituras nos dizem: "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gen 3:24). Estes querubins são encarregados de cegarem a humanidade para que não vejam e nem ouçam o que é evidente em todo o comos: A Verdade Real.
Somente com o despertamento espiritual podemos entrar por Yesod, somente com o desenvolvimento dos nosso sentidos espirituais é que conseguimos acesso e entrando estaremos em um novo mundo onde um trabalho intenso sobre nós mesmos terá início que é a substituição de nossa efêmera vontade pela Vontade do Pai.
Como também está escrito: "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7 : 14) e "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão." (Lucas 13:24) Yesod é a porta estreita, a sefira que da acesso ao mundo interior dos simbolismos espirituais e somente quando estamos nos familiarizando com estes símbolos é que a maturidade espiritual acontece. Nos planos mais densos a Luz Espiritual Cristica toma formas cada vez mais veladoras de Sua verdadeira essênsia chegando ao ponto de se manifestar apenas sob símbolos rústico e aqui entra a importância de entender os símbolos espírituais para se guiar no Caminho Cristão.
Realizando Yesod, ou seja, compreendendo os simbolismos espirituais, o chamado para o alto, a ajuda da Vida Transcendental - o sacrifício de Cristo a cruz - o cabalista entra na era espiritual de sua alma deixando de viver somente para os rudimendo pessoais e transitórios para viver os valores eternos do espírito.