terça-feira, 26 de novembro de 2019

Malkut - Conhecimento Divino velado e Da'at - Conhecimento Divino desvelado

Malkut - Conhecimento Divino velado e Da'at - Conhecimento Divino desvelado



                                 Chegamos então ao objeto final de nosso  presente estudo que é a análise da ferramenta cabalista chamada Árvore da Vida que é um gráfico formado por todas as Energias-Emanadoras-Criadoras-Formadoras-Realizadoras de todo o universo. As sefiras são formas adaptadas da Luz Infinita Criadora em Seu processo de manifestação universal; sendo também leis que regem a todo ser vivo que está neste sistema chamado cosmos.
                                  Lembramos que tal estudo é no sentido de emanação, ou seja, o movimento da Luz ao realizar Sua missão que é criar a Grande Oportunidade que é a vida universal. Podemos chamar o Impulso Primordial do Pai para criar como Vontade de compartilhar de Seu esplendor, o Seu amor sendo a vida  uma oportunidade única de  participar de uma glória indizível e que não tem outra no universo manifesto e imanifesto. Mais tarde estudaremos o movimento que tomada a forma humana se reintegra em si mesmo. A este processo dá-se o nome de salvação, ou o retorno a Casa do Pai.
                                   É impossível falar de Malkut sem falar de Da'at por que esta é aquela mas no seu estado primordial, santo, antes da queda humana. Como já falamos que com a queda espiritual o homem perdeu o seu lugar no jardim do Édem sendo espulso por Deus, perdendo até mesmo o direito de sequer visitar o Jardim, pois Deus colocara querubins para vigiar a entrada. Este evento se representa no esquema da ávore na queda de Da'at para malkult; ocultando assim o conhecimento divino, sendo achado somente mediante a intensa procura.
                                    Da'at é o conhecimento superior das formas espirituais, conhecimento este que nos outorga os "olhos de ver" o mundo espiritual. A queda desta sefira pela desobediência, que é o desrespeito à Submissão Divina (Hod), ocultou o conhecimento de Deus dos humanos comuns e despreocupados com sua própria realidade espiritual; tal conhecimento está acessível a todos os que se sensibilizam a Voz de Deus e procuram segui-La. Por isso que Malkut é o Conhecimento Divino velado e Da'at é o Conhecimento Divino develado. É no mundo - Malkut - que desvelamos o mundo espiritual e chegamos ao Conhecimento consciente do Divino - Da'at. Somente no mundo o conhecimento do divino pode se fazer uma realidade consciente em nosso coração.
                                    Realizar Malkult em nossas vidas é conhecer o divino e conhecendo o divino realizamos Da'at; esta por sua vez somente se manifesta com a passagem do humano pelo mundo denso e velador da verdade onde o fator primordial para a iluminação e elevação em direção a Luz é a Busca pela desvelação do Mistério Cristalino - Cristo.