segunda-feira, 18 de novembro de 2019

COMIDA DE OXUMARÊ

COMIDA DE OXUMARÊ

SERPENTE DE OXUMARÊ
200g. de batata doce + dendê (ou azeite doce) + Feijão fradinho
Depois de cozinhar a batata doce descasque, regue com dendê e amasse-a até formar uma massa homogênea. Em um alguidar molde duas serpentes em forma de círculo, sendo que a cauda de uma encontre-se com a cabeça da outra. Com o feijão fradinho forme os olhos e enfeite o restante do corpo com alguns grãos de feijão fradinho (a seu critério), regue com dendê e ofereça ao orixá.

INHAME PARA OXUMARÊ

Milho vermelho, feijão fradinho, azeite-de-dendê, camarão seco, 1 oberó, 1 inhame (grande), ovos cozidos, 1 coco, mel.
Cozinha-se o milho só em água. Separado, cozinha-se o feijão fradinho, também só em água. Refoga-se o feijão com Azeite-de-Dendê, cebola ralada e camarão seco socado. Coloca-se o feijão em metade de um oberó e, na outra metade o milho vermelho. Frita-se um inhame e coloca-se por cima em fatias, em volta, enfeita-se um ovos cozidos em rodelas, fatias de coco e coloca-se bastante mel de abelha por cima.


OFERENDAS A OXUMARÊFeijão fradinho; Milho vermelho em grãos; Cebola; Azeite de dendê; 1 prato colorido.
Cozinha-se o feijão fradinho em água. Separadamente, cozinha-se o milho vermelho também em água. Depois, juntar o feijão e o milho, misturar bem e depois colocar num refogado de cebola ralada e azeite de dendê que deverá estar pronto. Coloque no prato e coloque próximas as plantas oferecendo a Oxumarê e fazendo seus pedidos.



PRESENTE PARA IKÁ (AMOR E PROSPERIDADE)1 alguidar forrado com folhas de mamona
14 velas amarelas
14 moedas lavadas
14 bolas de batata doce passadas no mel
14 ovos inteiros crus
14 acaçás desembrulhados.
Lave o alguidar e forre. Arrume a seu gosto. Ofereça em uma cachoeira até ao meio dia, de preferência pela manhã, de frente para o Sol. Coloque roupa clara. Ao chegar em casa, se quiser, tome um banho de água de flor de laranjeira.