Yesod - A Porta Estreita
A sagrada escritura nos fala a respeito de uma entrada a qual dava num caminho para o Jardim do édem: "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." (Gênesis 3 : 24), "E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada." (Ezequiel 44 : 2) e no novo testamento d a Santa Escritura nos diz: "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão." (Lucas 13 : 24)
Um caminho que conduz à uma porta e desta ao jardim do édem e desta a Árvore da Vida. Por que o homem ao se expulso do Édem foi proíbido de entrar novamente? Porque foi proibido de caminhar retornando a Casa de seu Criador? Devido à sua queda, o homem teria que passar por momento de despertamento progressivo de sua alma para a Vida Real. A queda debilitou e impossibilitou de retornar no mesmo momento à Casa do Pai. A Luz não poderia retornar a habitar o Coração do homem e este por sua vez teria que reformular-se por muito tempo a sua composição interna através de um despertar lento e doloroso e que somente será possível com a intervenção divina, a ajuda do Salvador - o Cristo. Assim o mistério do homem impossibilitado por sua queda, não poder retornar ao Jardim e comer da Árvore da vida, pois segundos processos espirituais era a Árvore da Vida que deveria ir ao encontro do homem.
Concluímos que o homem não poderia voltar ao seu estado espiritual santo se não houvesse a intervenção divina dos Altos Céus. Mostra a Bíblia - o Livro Universal - que: "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;" (Mateus 27 : 51) e "E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo." (Marcos 15:38) significando a penetração, direto do Alto, pelo Princípio Espiritual - o Cristo.
A Porta - Yesod - foi aberta por Malkut/Da'at quando este manifestou no ser humano a consciência ilusória do mundo de fora, o físico e pelo despertamento pelo da alma para uma realidade espiritual. Com este despertamento vem o trabalho sobre si mesmo que consiste em se "desconectar" de tudo o que não pertence ao mundo espiritual de eternidade e com isto não pertencem também aos preceitos da Luz Verdadeira - Cristo.
A saída de Malkut/Da'at se dá pela conscientização de sua transitorialidade e essência ilusóira e veladora de Algo Superior e a entrada e saída pela Porta -Yesod - se dá pelo trabalho espiritual sobre si mesmo; trabalho árduo pela libertação do que é feio e desarmônico e pelo apego ao que é Belo e Harmônico.
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10 : 9), Cristo é a chave que abra a Porta pela qual entramos no Jardim novamente e está simbolizado esta entrada em Yesod como está escrito: "E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá." (Isaías 22 : 22), "E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mateus 16:19) "E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre" (Ap 3-7)