As falangeiras da Cabocla Jurema
As falangeiras da Cabocla Jurema
Como todo caboclo, Jurema é uma entidade que trabalha na linha de Oxóssi. Entretanto, sabe-se que a maioria dos médiuns, que incorporam essa entidade são filhos de Iansã, pois essa é sua vibração original. A Cabocla Jurema trabalha na energia de vários Orixás, independe da coroa daqueles que trabalham com ela, dando origem as suas falangeiras, que explicaremos a seguir:
Cabocla jurema da Praia – são falangeiras ligadas diretamente a Iemanjá e Xangô, que tem sua irradiação junto ao Caboclo 7 Pedreiras. São entidades que trabalham no acolhimento de aflitos através do equilíbrio do mental e dos sentimentos.
Cabocla Jurema da Cachoeira – possui ligação direta com Oxum e sua irradiação ao Caboclo Lírio. Trabalham auxiliando os consulentes nas suas relações pessoais, no seu convívio social e com problemas financeiros.
Cabocla Jurema da Mata – sua ligação é direta com Oxóssi e Ogum e irradia no Caboclo Rompe Mato. Atua na abertura de caminhos e quebra de demandas. É uma das mais vistas em terreiros de Umbanda.
Cabocla Jurema Flecheira – ligada diretamente a Xangô, Oxóssi e Oxalá, ela irradia no Caboclo 7 Flechas. Tem profundo conhecimento de ervas e de folhas, trabalhando na cura e na quebra de demanda.
Cabocla Jurema do Oriente – Sua ligação direta vem de Xangô e Oxumaré e irradia no Caboclo Cobra Coral. Possui profundo conhecimento das magias e das curas através dos segredos dos répteis e animais peçonhentos, bem como trabalha atuando na elevação do espiritual e mental dos consulentes.
Cabocla Jurema Rainha – Ligada diretamente a Oxalá e Obaluaê, sua irradiação é junto ao Caboclo Girassol. Atua com cura e passes energéticos, muito poderosos. É uma falange que costuma trazer nela antigos Xamãs, médicos e cientistas e, por isso atuam na evolução e no desenvolvimento dos consulentes.
Cabocla Jurema Preta – Sua ligação é com Omolu/Obaluaê e Iansã e sua irradiação é junto ao Caboclo Arranca Toco.