segunda-feira, 13 de junho de 2022

Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, Não deixa de ser um erro pois ela e venerada em toda america latina abrangendo ate mesmo o brasil.

 Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, Não deixa de ser um erro pois ela e venerada em toda america latina abrangendo ate mesmo o brasil.

SANTA MUERTE
Postagem apenas informativa da minha parte.
Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, Não deixa de ser um erro pois ela e venerada em toda america latina abrangendo ate mesmo o brasil. provavelmente um sincretismo crenças católicas, latino americanas e europeia. A cultura mexicana mantém desde a era pré-colombiana uma certa reverência em relação à morte, manifestada em celebrações sincréticas como o Dia dos Mortos.
Na cultura popular mexicana, Santa Muerte ou Santa Morte é a protetora daqueles e daquelas que costumeiramente são ignorados, em especial os criminosos.
Essa adoração começa em 1965.
Números não oficiais sugerem que ela tenha mais de 10 milhões de fiéis.
Até 2001, não havia nenhum santuário. Todas as rezas eram clandestinas. Os fiéis construíam pequenas capelas em casa para não chamarem atenção.
O primeiro foi em Tepito, bairro perigoso na Cidade do México. Hoje há vários.
A Igreja Católica não reconhece a Santa.
Há várias razões esta associada ao trafico e criminalidade.
Primeiro porque vários, quando presos, tinham em suas residências altares em homenagem à Santa Morte.
Gilberto García, um dos traficantes mais perigosos da história do México, por exemplo, tinha em sua casa.
Quando foi preso, isso acabou revelado.
Segundo porque, ao longo do tempo, muitos traficantes tatuaram a Santa como um símbolo de proteção. Era como se o corpo estivesse fechado.
Terceiro por causa do preconceito enorme envolvendo essa fé.
Pessoas marginalizada e por oferecer uma suposta proteção a qualquer um ela se tornou muito adorada.
Tendo seu primeiro templo no bairro mais perigoso do mundo.
Pobres, prostitutas, ladrões e traficantes são os principais adeptos da santa muerte.
o maior símbolo da ressignificação do Catolicismo mexicano é a Santa Muerte - ou, como preferem seus milhões de devotos, Nossa Senhora da Santa Morte. Conhecida como a protetora de todos os tipos de viventes na marginalidade e perpetradores de delinquência, ela tornou-se a figura de devoção dos homens e mulheres que se sentem negligenciados pela sociedade. Sua imagem pode ser representada de diversas formas, trazendo sempre as mãos e a face de um esqueleto envolta em um rico manto, personificando a própria morte e trazendo a justiça, a proteção e simbolizando a segurança no caminho entre a vida e o outro lado. Sua versão mais comum é aquela em que aparece vestida de noiva.
Entre os elementos da celebração está o uso de esqueletos para lembrar as pessoas de sua mortalidade, os quais são adornados, muitas vezes, com terços e rosários, elementos do catolicismo.
A Santa Muerte geralmente aparece como uma figura esquelética, vestida com um longo manto (um esqueleto sob um manto) e carregando um ou mais objetos, normalmente uma gadanha e um globo. O manto costuma ser branco, mas representações da figura variam significantemente de pessoa a pessoa de acordo com o pedido do devoto ou do ritual a ser apresentado.
Existem muitas versões para as origens do culto à Santa Muerte. A mais aceita dentre todas elas é que houve uma reapropriação do culto asteca a Mictlantecuhtli, o deus da morte e senhor do reino dos mortos, que se assemelharia à divindade maia Ah Duch, representado com um corpo em decomposição e uma cabeça quase como uma caveira, decorada com colares de penas ossos e sinos. A representação do deus asteca trazia um esqueleto completo ou, pelo menos, sua cabeça em forma de caveira. Para manter sua ira aplacada, os astecas enviavam-lhe diversos presentes muito suntuosos, como pés de homens mortos para cobrir seus ossos já sem peles. Neste processo de reapropriação - ainda pouco estudado - alguns atributos da figura de Nossa Senhora, protetora dos oprimidos, teriam sido unidos a outros desta divindade pré-hispânica guardadora do submundo, dando origem a uma "santa" responsável por guardar os homens nesta e na outra vida.
DIFERENÇA DE SAN LA MUERTE
1: a primeira diferença e sua imagem que não precisa ser feito em ossos humanos, san la muerte e necessario o osso de um catolico.
As vezes pede o osso do dedo mindinho de uma criança que foi morta.
2: não pede para ser consagrado por um padre catolico durante 7 dias.
3: região pois o culto de santa muerte se concentra no mexico.
Ja san la muerte e
na região que abrange partes do Paraguai, nordeste da Argentina e sul do Brasil.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.