sexta-feira, 24 de junho de 2022

OYÁ PADÀ: A RAINHA DOS MORTOS

 OYÁ PADÀ: A RAINHA DOS MORTOS


Nenhuma descrição de foto disponível.OYÁ PADÀ: A RAINHA DOS MORTOS

Oyá Padà é uma das igbalés e é mais ligadá ao culto Geledé (Culto feminista de Iyá Mí Osorongá) e de todos os Agbás(Ancestrais). Padá é simbolizada pela coruja branca que é seu animal de proteção. Oyá Padá é filha de Iyá Mí Osorongá e dela foram geradas várias Iyá Mis. Oyá Padá só aceita mulheres em seu culto (Com excessão do Babalorisá e dos Ogãns que participaram de sua feitura, todos tem que estar preparados, qualquer erro com essa Oyá trará graves consequências).
Padá é a dona da regressão, dona das viagens astrais e espirituais atravéz da alma.

Segundo contam os mais antigos é aquela que ilumina o caminho dos mortos durante a passagem destes pela terra e ao adentrar os 9 oruns, essa Oyá esta relacionada com os relâmpagos e o fogo que ilumina o bambuzal, por isso é a única das Igbalés a usar o monjoló.
Foi a Igbalé protagonista do itan original onde dançou com Omolu e levantou sua palha durante a festa e em agradecimento a ela ganhou o domínio sobre os mortos.

Por ser um caminho de Oyá muito envolvido com essas questões, é uma das indicadas a carregar o balaio do sabejé, durante o Olubajé.
É também a Oyá mais competente em levar embora carregos e ajés. É conhecida como carregadeira de ebós e é de fato a verdadeira dona dos ebós saudada no Ipade.

Contudo existem pouquíssimas pessoas iniciadas desse Orisá, pois como o ritual dela é todo voltado ao culto dos ancestrais não é todo mundo que se aventura a iniciá-la, afinal ela vive dentro da casa de egun.

Trata-se de uma Oyá guerreira, esbelta, ágil e astuta, que detém um lado quente e explosivo, e outro frio, premeditado e racional.
Geralmente veste branco com mariwo desfiado ou até mesmo palha da costa, carrega uma abayomi negra, uma mascara negra de madeira, uma adaga e o irúsin. Seus aparamentos são de cobre ou bronze.

Oyá Padá caminha com Osalá, Nanã, Omolú, Osun, Ossaiyn, Sangô e Ogun.

Padá esta muito ligada ao bambuzal, pois além de morar no meio do bambuzal, também é o vento dos bambuzais e é no bambuzal se faz um orô para esta Iyagbá.

Seu odu regente e principal é o 9 (Osá) e um dos ewós principais de seus filhos é o bambu, devem evitar ao máximo vestir, manusear e estar em bambuzais.

AS FILHAS DE PADÁ:
Suas filhas são pessoas carismáticas, espiritualizadas, fofoqueiras, brigonas, criativas, talentosas, sensuais, elegantes, charmosas, leais, agitadas, ansiosas, confiantes, inspiradas, sinceras, enérgicas, impulsivas e irreverentes.

Kii Oya Pada ko gbe aféfé rere wa a fun wa asé!
Ó Padà bò ìségun Hepareiy!