quinta-feira, 9 de junho de 2022

O Evangelho de Bartolomeu é uma obra perdida entre os apócrifos do Novo Testamento, mencionado em diversas fontes nos primeiros anos do cristianismo.

 O Evangelho de Bartolomeu é uma obra perdida entre os apócrifos do Novo Testamento, mencionado em diversas fontes nos primeiros anos do cristianismo.


Nenhuma descrição de foto disponível.O Evangelho de Bartolomeu é uma obra perdida entre os apócrifos do Novo Testamento, mencionado em diversas fontes nos primeiros anos do cristianismo. É possível que ele seja o mesmo texto chamado de Questões de Bartolomeu ou a Ressurreição de Cristo ou mesmo um terceiro distinto de ambos.
Inicialmente, o texto descreve como Jesus desceu ao inferno em suas próprias palavras, e então passa a discutir a concepção virginal quando Maria chega entre os apóstolos. Em seguida, os apóstolos pedem uma visão do inferno e os anjos rolam a terra para deixá-los, e então voltam a terra quando a tiverem vislumbrado.
Finalmente, Bartolomeu pede para ver Satanás, e então um coro de anjos arrasta Belial das profundezas do inferno em correntes, a visão do que mata os apóstolos. Jesus imediatamente os traz de volta à vida e dá a Bartolomeu o controle sobre Satanás. Bartolomeu pergunta a Satanás como ele se tornou o inimigo e outras questões sobre assuntos esotéricos, como a hierarquia dos anjos. Ele também explica a história de sua remoção do céu. O testemunho de Satanás também inclui a admissão de seu papel como líder de seiscentos anjos caídos que caíram com ele.
Salpsan
O trabalho é único pelo detalhe de apresentar um filho direto a Satanás, chamado Salpsan. Ele está notavelmente ausente da versão latina, aparecendo apenas no texto grego.
E eu (Satanás) olhei em volta e vi os seiscentos que estavam sob mim sem sentido. E eu acordei meu filho Salpsan e o aconselhei sobre como poderia enganar os homens como castigo por ter sido expulso dos céus.
Satanás e seu filho aqui foram interpretados como uma contrapartida do Pai e do Filho no Cristianismo. Embora Salpsan tenha sido anteriormente considerado uma possível referência ao Anticristo, os autores o relacionaram à tradição Enoquiana dos Vigilantes e sua descendência monstruosa. Ele também é comparado a Caim em relatos em que este último é gerado pelo anjo caído Samael após seduzir Eva.
O Decretum Gelasianum ou Decreto Gelasian tem esse nome porque era tradicionalmente considerado um Decretal do prolífico Papa Gelásio I, bispo de Roma 492-496. A obra alcançou sua forma final em um texto de cinco capítulos escrito por um estudioso anônimo entre 519 e 553, o segundo capítulo do qual é uma lista de livros da Escritura apresentados como tendo sido canônicos por um Concílio de Roma sob o Papa Dâmaso I, bispo de Roma 366-383. Esta lista, conhecida como Lista Damasina, representa o mesmo cânon mostrado no Cânon 24 do Concílio de Cartago, 419 DC.
O texto completo foi preservado no Ragyndrudis Codex, fols, de meados do século VIII. 57r-61v, que é a cópia manuscrita mais antiga contendo o texto completo. A cópia manuscrita mais antiga foi produzida c. 700, Bruxelas 9850-2.
Versões da obra aparecem em vários manuscritos sobreviventes, alguns dos quais são intitulados como um Decretal do Papa Gelásio, outros como uma obra de um Concílio Romano sob o Papa Dâmaso anterior. No entanto, todas as versões mostram sinais de serem derivadas do texto completo em cinco partes, que contém uma citação de Agostinho, escrevendo cerca de 416 após Dâmaso, o que é evidência de que o documento é posterior.
O Evangelho de Bartolomeu é um texto ausente entre os apócrifos do Novo Testamento, mencionado em várias fontes antigas. Pode ser idêntico às Perguntas de Bartolomeu, a Ressurreição de Jesus Cristo (por Bartolomeu) ou nenhuma.
Os apócrifos do Novo Testamento (apócrifos singulares) são uma série de escritos dos primeiros cristãos que relatam Jesus e seus ensinamentos, a natureza de Deus ou os ensinamentos de seus apóstolos e de suas vidas. Alguns desses escritos foram citados como escrituras pelos primeiros cristãos, mas desde o século V um consenso generalizado emergiu limitando o Novo Testamento aos 27 livros do cânon moderno. As igrejas Católica Romana, Ortodoxa Oriental e Protestante geralmente não consideram esses apócrifos do Novo Testamento como parte da Bíblia.