terça-feira, 14 de junho de 2022

Bellona é uma das deusas mais importantes da mitologia romana, bem como seu equivalente em outras mitologias.

 

 Bellona é uma das deusas mais importantes da mitologia romana, bem como seu equivalente em outras mitologias. 


Nenhuma descrição de foto disponível.BELLONA
Bellona é uma das deusas mais importantes da mitologia romana, bem como seu equivalente em outras mitologias. Bellona é uma das personagens que se encarregariam de estrelar o que se narrou desde a antiguidade no que hoje conhecemos como mitologia romana que, em algum momento, foi considerada a religião absoluta dos homens. O que se sabe sobre ela é que foi concebida a partir da união entre Júpiter e Juno. Uma deusa equivalente a ela seria conhecida na Grécia pelo nome de Enio.
Embora versões diferentes apontem para fatos diferentes, algo que a história nos garante é a relação estreita entre Bellona e sua contraparte masculina Marte. Algumas versões indicam que se tratavam de irmãos, outras indicam mais especificamente que se tratava de gêmeos e, ao contrário, algumas indicam como poderiam ter sido até parceiros românticos ou esposos.
O templo de Bellona não serviria exclusivamente para a entrega do culto diante dela em tempos de dificuldade. Também era usado para fazer declarações oficiais de guerra quando necessário.
Como qualquer divindade adorada pelo homem em um episódio histórico tão turbulento para a vida diária como seria o contexto mitológico clássico (Grécia e Roma em seu auge), Bellona não seria exceção à descrição fantástica de habilidades e feitos inerentes a tudo. Nesse sentido, poderíamos estudar as diferentes habilidades com as quais Bellona é descrita da seguinte forma:
Por dentro da batalha: a mitologia nos descreve como ela possuía uma velocidade incrível na luta das guerras que protagonizou, mostrando grande perícia em todas as áreas envolvidas no combate corpo a corpo da época.
Manipulação: a sua qualidade maquiavélica de mediador não deixa de ter importância perante qualquer conflito entre os homens. Essa inteligência pragmática seria vantajosa para ela ser capaz de resolver facilmente qualquer discórdia que surgir em seu caminho.
Telecineses: este seria um dos poderes mais fictícios com os quais a glória de Bellona é descrita nos feitos que ela realizou. Documentos históricos descrevem sua habilidade de controlar armas mentalmente e até mesmo seus oponentes sem nenhum esforço além do uso da palavra.
Dado o contexto da mitologia, que é tida em conta com maior importância dentro de um dos episódios mais sangrentos da história, como a própria era clássica, a existência de uma deusa como Bellona como entidade de culto comum não é menos importante. Bellona seria uma das deusas mais reverenciadas da época, assim como Marte.
Seja por parte do povo grego ou do povo romano, a devoção a Bellona (ou a Enio na Grécia) foi obviamente muito benevolente durante períodos como a famosa Guerra de Tróia, que serviu de desculpa para dar mais relevância a essa classe de deuses guerreiros. É graças a essas oportunidades que o homem foi capaz de adorar e permitir que nomes como o de Bellona transcendessem a história por meio de infinitas manifestações culturais que se mantiveram até hoje.