quarta-feira, 22 de junho de 2022

A Espada, em maçonaria, é a arma da vigilância com a qual o Maçom defende a Ordem.

 A Espada, em maçonaria, é a arma da vigilância com a qual o Maçom defende a Ordem.


A Espada, em maçonaria, é a arma da vigilância com a qual o Maçom defende a Ordem. Representa o poder e a autoridade dirigidos com justiça e equilíbrio. É um símbolo de igualdade entre os Mestres Maçons.
Empunhada com a mão direita, é uma arma. Representa a ação física, a Proteção dos Segredos e dos Princípios da Tradição Maçônica. A Vingança que se abate sobre o traidor e a Consciência que atormenta o perjuro. O Compromisso de manter o sigilo, de vencer as paixões que o mundo apresenta entre suas ilusões, as quais o Tempo, inexorável Guardião da Eternidade, consome.
Empunhada na mão esquerda é um instrumento de transmissão, representa a Luz da Verdade, o equilíbrio interior, a Sabedoria que Liberta desde o coração, símbolo da alma que encontra a verdade intuitivamente. É o compromisso de proteger os irmãos, de vencer as trevas da ignorância estabelecendo um mundo de igualdade e fraternidade. É, ainda, a faculdade criativa do pensamento e da ideação.
Simboliza a proteção contra o mundo profano, Malkuth (da Cabalá), Maia (dos Hindus), a ilusão da multiplicidade (Humberto Rohden). Lembra o antigo mistério iniciático: Tudo é Um, pois nada existe fora de Deus!
Representa, portanto, a Consciência, o Juramento, a Proteção, um Compromisso, a Honra, a Combatividade, a Justiça e a Igualdade.

#Espada #Flamígera

É uma espada de lâmina ondulada, representando “línguas de fogo”, e é usada na consagração do recipiendário e, também, para regularização e filiação.
Ela contém em si o fogo e a luz, porque ambos são redentores.
Nas mãos do Venerável Mestre, ela simboliza a superioridade e a autoridade da ciência e das virtudes, cujos princípios maçônicos resplandecem e se propagam a todos os ventos, sem ponto fixo nem direção, como as chamas do fogo que se elevam até o infinito. Também, que todos os ensinamentos maçônicos que são ministrados nas Oficinas devem ser dados a conhecer a todos os Irmãos, sem distinção de raça ou religião.
Indica ainda que o vício e o crime devem ser abolidos, e que a justiça maçônica é pronta e rápida como os raios que expelem a Espada, emblema dos mais justos e nobres sentimentos.