sábado, 5 de fevereiro de 2022

Xamanismo e as Crianças

 

 Xamanismo e as Crianças


Pode ser arteA fase mais criativa de nossas vidas vai do nascimento até a puberdade. Os pais com consciência espiritual compreendem que é uma fase preciosa, e deixam suas crianças sonharem, fantasiarem, fazerem jogos imaginários, contatos com fadas e duendes, amigos imaginários, mundos paralelos.
Nas comunidades nativas crianças e adultos compartilham mais, das atividades de uma criança e vice-versa. O ambiente é o mesmo. Elas encontram seres em madeira, escutam animais ou seres falando-lhes, sonham com heróis. Na aldeia, alguns adultos chegam a sonhar e a ter as mesmas visões que uma criança.
Dom Juan dizia que temos que ver o mundo com os olhos da criança. Nas praticas xamânicas nós nos conectamos com as experiências visionárias que tínhamos quando crianças. Essas foram as nossas experiências místicas iniciais e naturais que permanecem na nossa memória consciente ou inconscientemente.
Os Xamãs acreditam que espíritos guardiões nos protegem na infância. . Muitas crianças aprendem sobre Anjos da Guarda, e se relacionam com eles através de preces e orações. Além disso, muitas crianças adquirem outros auxiliares espirituais como elementais da natureza, companheiros animais, amigos invisíveis, etc., que confortam nas tristezas, ensinam a lutar com os desapontamentos, aqueles que escutam sem interromper, que escutam as queixas quando não é possível nos queixar-se para os adultos.
Isso pode ser chamado de fantasias de infância, ou ajuda espiritual. Poderíamos também chamar de espíritos que apareciam para nós, no reino imaginário. Eles podem continuar esse contato, se nos reconectarmos e renovarmos esse relacionamento.
Meu envolvimento com os animais iniciou na infância. Os brinquedos que eu mais adorava, eram meus bichos de borracha. Tinha um verdadeiro zoológico, gostava de separar os animais por habitat, falava com eles e compunha estórias.
Crianças têm uma afinidade natural com os animais. As crianças adoram estórias de animais e colocam gravuras de animais na parede ou quadro de animais, brincam e dormem com animais de pelúcia, usam nos cobertores e travesseros, assistem desenhos animados e estórias em quadrinhos sobre animais, filmes, etc.É muito comum a criança brincar com amigos invisíveis, geralmente, nós adultos achamos que é pura criação da mente, pois queremos ser adultos demais, céticos demais, para compreender que existem outros mundos, além dos limites da compreensão humana.
Crianças são naturais ao trabalharem com o Mundo do Espírito e guias animais, mesmo ainda bloqueados por preconceitos adultos. O conceito de ter um amigo invisível faz sentido para as crianças. Elas costumam ter amigos imaginários. Elas aprendem rapidamente a trabalhar com os guias. Elas sonham com animais.
Alguns pesquisadores de comportamento infantil dizem que as crianças sonham mais com animais do que com a família e amigos, e não somente os domésticos, também animais selvagens, criaturas que eles encontram primeiramente em Jardim Zoológico, livros, televisão e cinema. É como se em nossos primeiros anos, ainda não recebêssemos as programações do futuro e do presente, temos uma sintonia com animais selvagens.
O curioso é que o desenvolvimento do jardim zoológico coincide com a remoção gradual de animais da vida diária, que começou a cerca do último século. Também a popularidade de animais de estimação e domésticos é um fenômeno recente também.

Pesquisado e editado por Negah San