terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

PRETA VELHA MÃE MARIA DO ROSÁRIO

 

 PRETA VELHA MÃE MARIA DO ROSÁRIO


Pode ser uma imagem de 1 pessoaEsta Entidade, pertence à linha das Águas, ou seja é de MAMÃE OXUM, que no sincretismo Religioso, do qual já falamos antes, é NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

Quando comecei a trabalhar no Centro de Umbanda Mista em Belo Horizonte/MG, dirigido pela grande amiga Maria Auxiliadora Rufino, a Dodora que todos amavam e conheciam, incorporei e trabalhei com todas as linhas, inclusive com a Preta Velha MÃE MARIA DO ROSÁRIO.

Ela chegou de mansinho, com muita doçura, naquela linguagem tão familiar dos Pretos Velhos, que mistura um português arcaico com os dialetos africanos, e foram tempos muito proveitosos para o auxílio das pessoas que lá buscavam amparo e caridade espiritual.Logo que começamos a trabalhar juntas, na linha dos Pretos Velhos, que tinha dia certo para acontecer, de acordo com o calendário do nosso Terreiro, ela me pediu, através da “cambona” (pessoa que auxilia o médium incorporado) que queria que eu lhe desse um Rosário para “fazer a caridade”.Normalmente os Rosários de Preto Velho, são feitos de contas de Lágrimas de Nossa Senhora, que são sementes e o Crucifixo de madeira. Então eu pensei em comprar este tipo de Rosário para que MÃE MARIA DO ROSÁRIO pudesse fazer seu trabalho de caridade e cura.
Mas ela foi bem taxativa quando viu o que eu pensava em lhe dar e me pediu um “Rosário de pedras brilhantes, transparentes e de vidro, não quero que fiquem foscas e sem brilho como muitos Rosários”.Eu então entendi que MÃE MARIA DO ROSÁRIO queria trabalhar com um Rosário de Cristal, onde as contas brilham e não ficam opacas nunca. Imediatamente providenciei o Rosário que era muito lindo, com contas relativamente grandes e brilhantes.Quando incorporava MÃE MARIA DO ROSÁRIO, seu trabalho se desenrolava da seguinte maneira: sentava num toco de madeira, fumava seu cachimbo ou cigarrinho de palha, e tinha ao seu lado um copo transparente cheio de água. Quando vinha o consulente para tomar o passe, ela passava o Rosário na água, colocava no pescoço da pessoa e começava a fazer o descarrego. Depois, podia ouvir as perguntas que oportunamente poderiam lhe fazer, abençoava e soprava umas baforadas de fumaça na cabeça do consulente, que já estava pronto para partir.MÃE MARIA DO ROSÁRIO sentava no toco, meio encurvada, tinha as mãos trêmulas e o corpo do Médium, no caso eu, também tremia todo, de uma forma que não poderia ser inventada, tal o sincronismo com que isso ocorria.Por muitos anos trabalhamos juntas neste Centro de Umbanda .