História da wicca
Desde meados do século XX, a bruxaria tornou-se a auto designação de uma sucursal do neopaganismo, especialmente na tradição wicca, cujo pioneiro foi Gerald Gardner, que alegava ter resgatado uma antiga tradição religiosa da bruxaria com raízes pré-cristãs (alguns wiccanos dizem que é a mais antiga religião do mundo e eu concordo).
Na década de 1920 e 1930, a egiptóloga Dr. Margaret Murray publicou diversos livros influentes detalhando que as bruxas e bruxos caçados durante a inquisição, não eram como alegavam seus perseguidores cristãos, adeptas do Satanismo, mas simpatizantes de uma religião pagã pré-cristã que adorava um deus Cornifero, o culto bruxo.
Antes de Murray, nomes como Gyrolamo Tartarotti, Matilda Joslyn Gage, Jacob Grimm, Karl Pearson, Jules Michelet e Charles Leland já escreviam linhas ou livros inteiros sobre o contraste entre as duas religiões na idade média e renascimento.
Embora nos dias de hoje a pesquisa histórica aprofundada tenha desacreditado de Murray, suas teorias foram amplamente aceitas e apoiadas na época.
Nos anos 30, apareceu a primeira evidência de uma prática pagã de religião da bruxaria ( o que hoje é reconhecida como wicca ) na Inglaterra.
Diversos grupos em todo o país, em lugares como Norfolk e Cheshire se auto proclamaram continuadores da tradição do culto bruxo de Murray, embora estivessem abertos a influências de diversas outras fontes tais como a Magia Cerimonial, a Maçonaria, a Teosofia, o Romantismo, o Druidismo, a Mitologia clássica e as religiões Asiáticas...
A Bruxaria tornou-se mais proeminente, contudo, na década de 1950 com a revogação da Lei de Feitiçaria de 1735, da qual diversas figuras, como Charles Cardell, Cecil Williamson e notavelmente Gerald Gardner, começaram a propagar suas próprias versões do ofício.
Gardner foi iniciado no New Forest coven em 1939, antes de formar sua própria tradição, mais tarde chamada Gardnerianismo. Sua tradição, auxiliada por sua Alta Sacerdotisa Doreen Valiente e com a publicação de seus livros A Bruxaria Hoje (1954) e O Sentido da Bruxaria (1959), logo se tornou a tradição dominante no país, e se espalhou para outras regiões das Ilhas Britânicas.
Gardner não apenas foi um membro iniciado de VIIº da Ordo Templi Orientis (ordem liderada e reformada por Crowley de uma academia maçônica para uma organização independente seguidora da filosofia conhecida como Thelema) como recebeu autorização para liderar os trabalhos da Ordem na Inglaterra.
Com isto, é clara a herança thelemica dentro da Wicca. O postulado "faze o que tu queres desde que não faças mal a ninguém" é facilmente percebido como uma adaptação do primeiro postulado da Lei de Thelema: "Faze o que tu queres pois é tudo da Lei". Fora isso, trechos de rituais da Wicca Gardneriana são cópias literais de trechos de ritos thelemicos...
By Jade Skrabe III