Quando o Sol ingressa no signo de Gêmeos, a natureza começa a mudar, a entrar em mutação. No hemisfério norte, a primavera dá passagem para o verão, que chega em Câncer. Por isso Gêmeos é um signo mutável.
Gêmeos é o primeiro signo do elemento Ar. Representa a comunicação, a capacidade de transitar no universo dos relacionamentos e da linguagem. Sua natureza é mais do que dual, é plural. Para o geminiano, viver é experimentar o dia e a noite, a luz e a sombra, a alegria e a dor.
Na paisagem de Gêmeos há sempre duas estradas, que não podem ser trilhadas ao mesmo tempo. Essa imagem retrata uma tensão interior, com muitas contradições. Há que se optar por uma estrada, mas ambas as estradas merecem ser exploradas. Essa escolha pode gerar um sentimento de perda, uma sensação de descontentamento, de incompletude. Os geminianos precisam fazer as pazes consigo mesmos, por meio da busca de um caminho inclusivo que sustente a sua diversidade. A divisão entre esses dois caminhos também pode representar uma contradição moral, em que ideais elevados conflituam com uma imoralidade impessoal.
O Sol em Gêmeos inspira uma grande atividade mental e uma percepção intelectual muito viva. O geminiano é esperto, versátil, bem humorado, possui habilidades manuais, gesticula, brinca com as palavras e faz graça de tudo. É curioso e tem a mente aberta, adora novidades. Gosta do contato com as pessoas ou com o público. Circula em todas as rodas. Gosta de conversar e muitas vezes fala pelos cotovelos.
O geminiano veio aprender a interagir, trocar, dialogar e negociar. A cultivar flexibilidade e malícia. A buscar respostas para os questionamentos da vida, a usar a comunicação como matéria-prima para saciar a sede de conhecimento.
Principais qualidades: Juventude, comunicação, versatilidade, dualidade, adaptabilidade, sociabilidade, fraternidade, facilidade nos relacionamentos, habilidade manual e mental.
Principais defeitos: Superficialidade, falsidade, insensibilidade, duplicidade, mentiras, prolixidade, inconsequência, infidelidade, fraudes, plágios.
O geminiano é jovial e facilmente se adapta ao ambiente imediato. Por isso, também são muito influenciáveis. O perigo é se tornar dispersivo demais, volúvel e hesitante demais, viver dividido, sem foco e sem objetivos. Sagitário é o signo oposto e lá está a solução: a flecha apontada para o alto, que mostra o caminho, a direção, a necessidade de cultivar ética e fixar os pensamentos para um alvo com metas mais elevadas.