Câncer é o primeiro signo do elemento Água, regido pela Lua. Tem início com o solstício de verão no Hemisfério Norte e de inverno no Hemisfério Sul. Traz lições sobre a sensibilidade, a intimidade, as emoções, o cuidado, a proteção e o acolhimento. Evoca também o passado, a ancestralidade, a história e a memória emotiva. É representado pelo caranguejo, com sua capacidade de andar para frente e para trás. O Caranguejo é uma criatura que depende de dois elementos para sobreviver. Seu habitat é a junção entre o mar e a terra, portanto, capaz de fazer a ponte entre dois mundos díspares. Esse simbolismo se reflete em sua necessidade de segurança material e emocional.
O canceriano aprende a valorizar as recordações e a atualizá-las, aproveitando os ciclos que se repetem. Varia seu humor junto com a mutante Lua, seu astro regente: apresenta um temperamento emocional ora objetivo e ora subjetivo. É receptivo, a estabilidade e o equilíbrio vem das relações afetivas, do histórico e da vida familiar, da valorização dos sentimentos patrióticos e do local onde nasceu, dos condicionamentos do passado.
O Sol em Câncer inspira a criação e a fecundidade, o que concede boas probabilidades no plano material. As boas relações com aqueles que o rodeiam favorecem o aumento do patrimônio, sobretudo na segunda parte da vida. Possui forte instinto de proteção, grande intuição e capacidade imaginativa. É sensível e intuitivo. Porém tem um temperamento sonhador, com um toque de ingenuidade. O seu olhar é muitas vezes comparável ao de uma criança e a sua imaginação é muito fecunda.
Principais qualidades: Instinto maternal, patriotismo, sensibilidade, intuição, acolhimento, emoção, hereditariedade, proteção.
Principais defeitos: Chantagens, medos, lamúrias, inconstância, aprisionamento ao passado, retenção compulsiva, superproteção, dependência e cobrança afetiva, desequilíbrio emocional.
O perigo é ficar apegado demais ao passado, melindroso demais, com medo do mundo, fechado em sua concha. Deve estar atento para controlar a avareza, não se tornar escravo de seus temores ou dependente emocional de hábitos, lugares, coisas ou pessoas. O equilíbrio está no signo oposto, Capricórnio, que traz a razão, a confiança e a praticidade. Para que realize seus sonhos, deve aprender a dar todos os passos necessários, com mais perseverança e pragmatismo. Tudo para que não perca as referências de ordem e estabilidade nas tensões emocionais, na turbulência interior, nas questões afetivas.