domingo, 19 de maio de 2019

A importância do Bramacharya no tantra

Pensamentos sobre a pureza espiritual. Continência sexual. Brahmacharya e Iluminação.

~

Mais e mais recentemente, descobri que o sexo perdeu o controle sobre mim, particularmente depois da minha experiência com a ayahuasca na selva amazônica (vou escrever um artigo sobre isso). Eu não faço sexo há alguns meses e agora sinto que não há desejo por sexo, nem mesmo o desejo pela chamada sexualidade sagrada.

Não é porque eu não tenho energia sexual. Pelo contrário, tenho energia sexual abundante, que é realmente a energia da vida. De fato, eu sempre tive energia sexual abundante, talvez por isso eu tenha sido atraído para o caminho do tantra em primeiro lugar. Mas eu sinto que mais e mais recentemente essa energia foi direcionada para os chakras superiores, à medida que minha consciência continua se expandindo, em vez de ficar para baixo.

Acredito que, no mais alto nível de consciência, não há sexo, ou talvez mais precisamente, não há necessidade de sexo. Um mestre iluminado talvez não se engaje em sexo e mesmo que ele ou ela, talvez não seja regularmente e apenas em meditação pura com seu parceiro. Isto é porque não há necessidade de sexo. Os humanos praticam sexo por dois motivos: prazer e reprodução. Quando alguém está em um estado iluminado, para que alguém se envolva em sexo ou em qualquer movimento sexual, isso provavelmente o tornará menos feliz, menos esclarecedor. Mas uma pessoa iluminada também pode se envolver em sexo por compaixão, por dar prazer ao outro, mas ele ou ela não precisa.

Não estou dizendo que uma pessoa iluminada não fará sexo. Uma pessoa iluminada transcende tudo, mas o que estou dizendo é que uma pessoa iluminada definitivamente não precisa de sexo. Sexo não é uma necessidade. Particularmente quando alguém vive naturalmente, descobrirá que há coisas muito mais interessantes e felizes que o sexo.

~

Além disso, o tantra não é realmente sobre a sexualidade sagrada, mas sim o transcendente da energia sexual. Mestre tântrico esclarecido como RamaKrishna era um celibatário de longa data, que era intransigente quanto à necessidade do celibato para a realização de Deus. Ele costumava dizer aos devotos: "Para poder realizar Deus, é preciso praticar a continência absoluta".

“Sábios como Sukadeva são exemplos de uma 'urdhvareta' (uma pessoa de continência ininterrupta e completa). Sua castidade era absolutamente ininterrupta. Um homem praticando brahmacharya ininterrupto por doze anos desenvolve um poder especial. Ele cria um novo nervo interno chamado nervo da memória. Através desse nervo ele se lembra de tudo, ele entende tudo. Quando um homem consegue a conservação de sua energia sexual, seu intelecto reflete a imagem de Brahman. O homem que carrega esta imagem de Brahman em seu coração é capaz de realizar tudo - ele terá sucesso maravilhosamente em qualquer ação que ele se envolva ”.

Mais de RamaKrishna - “Se você quer realizar Deus, você terá que ser um brahmachari. Sem praticar brahmacharya, não se pode concentrar-se firmemente em Deus. De brahmacharya vem a convicção intelectual e depois vem a fé no poder de Brahman. Sem essa fé, não se pode sentir que ele está vivendo em Brahman. Pratique japam (repetição do mantra sagrado) e meditação dia e noite. É assim que se pode livrar do apego à luxúria e ao ouro ”.

(mais citações de RamaKrishna sobre este tópico podem ser encontradas aqui )

Osho também disse que quando alguém vive naturalmente, quando não reprimiu o sexo, ele acaba sendo transcendido, porque um dia percebe que "o sexo é cansativo, e é por isso que eu digo a você: não o evite. A menos que você Se você conhece sua estupidez, você não será capaz de se livrar dela. A menos que você saiba que é um desperdício, você não será capaz de transcendê-lo. É bom que você tenha começado a se sentir cansado - isso é natural. "

“O sexo não serve a um propósito maior do que um espirro.” - Osho
Uma tensão é jogada fora, uma carga é aliviada. Quando a energia é expulsa, uma carga é aliviada. Quando a energia é expulsa, você se sente dissipado. Relaxar é uma coisa, sentir-se dissipado é outra completamente diferente. Relaxamento significa que a energia está dentro e você está descansando, e sentir-se dissipado significa que a energia é jogada fora e você está exausto. Você está enfraquecido com a perda de energia e acha que está relaxando.
  1. Eu digo de novo e de novo que o sexo é a dualidade básica,
    e a menos que você transcenda o sexo, o Brahman (o espírito supremo) não pode ser alcançado. Todas as outras dualidades são apenas reflexões e reflexões dessa dualidade básica. Nascimento e morte, novamente uma dualidade. Eles vão desaparecer quando você não é homem nem mulher. Quando você tem uma consciência que vai além de ambos - então o nascimento e a morte desaparecem, a matéria e a mente desaparecem, este mundo e esse mundo desaparecem, o céu e o inferno desaparecem. Todas as dualidades desaparecem quando a dualidade básica dentro de você desaparece, porque todas as dualidades estão simplesmente ecoando e ecoando novamente a divisão básica dentro de você.
(mais discurso sobre o tópico de Brahmacharya por Osho pode ser encontrado aqui .)

Há também razões pelas quais sábios iluminados como Buda, Jesus, todos enfatizaram sobre pureza espiritual e continência sexual.

Então, sempre atento, deve evitar os desejos sexuais. Deixando-os ir, ele atravessará o dilúvio como alguém que, depois de ter salvado o barco, alcançou a margem mais distante. - Buda
A "inundação" refere-se ao dilúvio do sofrimento humano. A "costa distante" é  nibbana , um estado em que não há desejo sexual.

Um mestre iluminado pode transcender tudo - dinheiro, sexo e até comida! Outro dia eu estava lendo sobre este menino Buda nepalês que estava meditando silenciosamente por 11 meses sem comida, nenhuma gota de água, apenas sentado silenciosamente em um buraco de árvore. O potencial do humano é de fato infinito e ilimitado quando se está conectado com o Divino.

~

Houve um período em que eu era muito exploradora em minha sexualidade, tentando descobrir e entender minha própria sexualidade. Uma vez que obtenho compreensão, eu me tornei muito mais seletivo quando se trata de com quem eu faço sexo. Agora, enquanto continuo mudando para uma dimensão mais elevada, sinto que não há necessidade de sexo. E, por favor, entenda que isso não é uma supressão, mas uma transição natural. Não é como se eu estabelecesse uma meta por ser Bramacharya, mas sim acontece comigo naturalmente. Eu também sinto que tenho menos apego à comida nos dias de hoje. Sinto vontade de me manter na mais alta vibração possível, particularmente depois de sair da ayahuasca na selva amazônica, também como forma de integração (vou discutir isso em outro artigo).

Por favor, entenda que eu também não estou aqui para encorajar as pessoas a praticar bramacharya. Eu não sou nem a favor nem contra nada. Apenas pratique bramacharya se isso lhe parecer natural, caso contrário, pode se tornar uma supressão. Se você sente que o desejo sexual está presente, você pode ir em frente, mas um dia descobrirá que transcende esse desejo, transcende a sexualidade, transcende toda a luxúria e ganância à medida que sua consciência passa do corpo para o ser.

À medida que você se torna mais puro e também sabe como se tornar uma testemunha pura de sua energia sexual, e se você não libera a energia sexual para baixo (que é um desperdício de energia), a energia pode ser direcionada para os centros superiores. Então você se torna um verdadeiro Bramacharya, um verdadeiro celibato. Mas isso não é algo que foi forçado em você, é uma transição natural quando você muda para uma consciência mais elevada. E é tremendamente linda. Quando se tem o controle perfeito da energia sexual, também se obtém um novo tipo de liberdade. E pode-se direcionar essa potente energia poderosa para o seu crescimento espiritual e alcançar o que você quiser.

Não estou dizendo que estou iluminado, certamente ainda não cheguei a um estado estável (embora tivesse uma experiência poderosa de estado esclarecedor durante a cerimônia da ayahuasca), mas sinto que cheguei à fase em que Bramacharya se tornou muito natural para mim. Eu também não sei quanto tempo vou ficar nesta fase, vou ficar nesta fase enquanto achar que é natural para mim. E eu sei que para mim me engajar no amor novamente, será exclusivamente com um único parceiro tântrico com nível similar de consciência e que também está aqui para a iluminação.


Luz do amor