Leão é um signo de Fogo, está relacionado ao entusiasmo e poder de liderança. Quem nasce com o Sol em Leão é portador de uma força comparável aos planetas que giram em volta do Sol, que é regente do signo. Suas atitudes refletem seu potencial luminoso, confiante e criativo.
Em Leão, o poder criativo do fogo é mantido e concentrado, produzindo um egocentrismo feroz ou um radiante e generoso calor. A visão criativa de Leão nada menos do que a convicção em sua divindade interior, que exige expressão através de uma vida marcada por um estilo pessoal e único. Seu cenário é um palco glorioso e extravagante. Seu reino é o reino do coração, das emoções e dos sentimentos dramáticos.
O leonino é carismático, grandioso, conta com magnetismo pessoal. Atrai para si pessoas ansiosas por vida e luz. Conta também com autoconfiança, generosidade, intuição, senso do comando e de autoridade. Sabe impor sua vontade e não deixa dúvidas sobre seus desejos.
O Sol em Leão predispõe o nativo para as artes visuais (cinema, teatro, estética, moda, televisão, etc) e para a política. Há grande probabilidade de obter êxito e sucesso através de suas qualidades de liderança.
O Leonino é namorador, gosta de conquistas amorosas. É orgulhoso, só revela o lado positivo da sua personalidade, o que lhe permite apregoar a sua aura positiva e ser considerado um vencedor. Mesmo com tanta força pessoal, amolece com facilidade, por conta de um coração generoso. Desde que lhe prestem as devidas homenagens, é claro.
Principais qualidades: autoestima, autoridade, capacidade de amar, namoros, lazer, vocação, figura do pai, professor e ator, nobreza de caráter, prazer de viver.
Principais defeitos: Vaidade, autoritarismo, exibicionismo, infidelidade afetiva, ataques de ira, prepotência, egocentrismo, narcisismo, orgulho, “bon vivant”.
O Sol em Leão indica um orgulho exacerbado. A natureza dominadora de Leão pode gerar dificuldades, tempestades decorrentes da própria força. Devem controlar a auto exigência e a vaidade excessiva, a prepotência, o medo de perder e de errar. Seu símbolo é associado à luz, portanto, o obscuro gera temor. Devem aprender a olhar e investigar o que existe por trás dos refletores para que possam complementar sua personalidade forte com mais fé e menos medo de falhar.
O equilíbrio está no signo oposto, Aquário, que traz as lições de humildade, fraternidade, altruísmo, trabalho em equipe. Para tal, é necessário descer do seu próprio trono, servir à coletividade, cultivar sentimentos humanitários e conceder a liberdade na medida justa.