sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Ogum de Lei




 Ogum de Lei, alguns chamam de Ogum Delê, infelizmente o material sobre esta entidade é um pouco ausente, pois não são entidades fáceis de trabalhas, pois são os aplicadores da lei de Xangô, pode-se chamar até de executores das leis divinas.

Ogum de Lei, usa armadura dourada e capa encarnada, por ser intermediador de Xangô usa uma balança nas mãos, sempre com uma mão sobre a espada, em sinal de execução. Sua cores cabalísticas são branco, vermelho e amarelo.
Sua area de atuação é a entrada das pedreiras, pois nas pedras o intermediário de Ogum é, o "Ogum Guarda das Pedreiras". Mas como disse essas entidades são dificeis de se ver em terra.

Quando o Orixá Ogum manifesta-se na defesa do reino de Xangô, encontramos o desdobramento chamado de Ogum de Lei, ou seja, combinação vibratória do Orixá Ogum com o Orixá Xangô. Em nível de necessidade nossa de terra (ou terreiro) é quando Ogum atua na execução de justiça. É o Ogum da ponderação, ou seja, conquista/defesa através da ponderação, da estratégia.