domingo, 28 de janeiro de 2018

OROGBO



É o fruto de plantas pertencentes ao gênero Cola, do grupo de diversas espécies de Malvales. As variedades mais comuns desses frutos são obtidos de árvores do oeste da Indonésia ou África, como a cola nitida, cola acuminata ou cola vera. São ao todo 125 espécies. A noz-de-cola (conhecido por esse nome também) costuma nascer espontaneamente nas regiões quentes e úmidas da África Central e ocidental.
A noz de cola também recebe outros nomes, como: café-do-sudão, cola, mukezu, oribi, orobó, obi, orobô e abajá. Suas sementes tem gosto amargo e grande efeito estimulante, sendo usada comumente em culturas africanas, individualmente, em grupos, até mesmo em rituais e sendo oferecida a visitantes.
Vegetal, também utilizado como alimento do Imonlé, garante a saúde e a força, usado em vários rituais do Candomblé, o Orogbo ou orobô, nome científico Garcinia kola Heckel, é o nome de um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé. Pertence a família da Garcinia. É utilizado pela medicina tradicional africana, tendo indícios de ação antiinflamatória e antiviral e algum efeito no tratamento do Ebola.
São utilizados nos ritos de Orumilá, Xango, Osain e outros aborós, indispensável em jogos divinatórios e na feitura de santo no sentido de alcançar a prosperidade. Utiliza-se também no preparo do abô, sasanha e da comida ritual especificamente nas oferendas de cada Orixá.
O Orogbo é um fruto negro predileto de Egun e Sàngó, por ser um elemento de pura ligação com Ikú (a morte). Isto porque Sàngó é um dos maiores representante de Eegun, fato latente no culto Yorubà e ignorado aqui no Brasil, onde dizem que Sàngó tem pavor a Egun isto acontece por falta de conhecerem que na verdade é Sàngó.
Sàngó é tão quente quanto Eegun e o orogbo é o melhor fruto para ser oferecido tanto no culto de egungun resultado da morte no culto a Sàngó associado à Ikú por soa capacidade de destruição através do raio.
Os orogbo representam as pedras de raios no culto a Sàngó, já no culto a Eegun representa os descendentes raciais ou familiares, por este fato está relacionado à morte.
O orogbo por ser um fruto quente totalmente relacionado Ikú, por isso é ofertado aos ancestrais, por este aspecto, quando um ser vivo parte orogbo e oferece juntamente com mel a seus ancestrais, representa uma comunhão do físico com o espiritual, ou seja os seres vivos cultuam seus ancestrais partilhando o fruto.
Neste momento a morte é inteiramente representada pelo orogbo principalmente por sua casca negra, entra em harmonia com a vivacidade de Sàngó por ser um Orisá oriundo de Iká (norte), on seja, ele é  um  grande Egungun de inteira relação com dos os ancestrais cultuado na terra, onde todos vivem totalmente sob o domínio do grande Rei da terra (Òbàlúwàiyé).
Muitos e muitos orogbos devem ser ofertados à Sàngó com mel, o qual è sua fruta predileta de principal relação com Ikú e egun. Fatos desconhecidos por muitos e ignorados por outros.
Os principais òrisás que também recebem oferta de orogbo é Esú, lyàmi-Òsòróngà, Ogúo, Òbàlúwàiyé, Oyà, Òmólú, lyémowo-Iyémònjá e Òòrisànlà-Òbátálà só recebem ferta de Orogbo sem a casca exibindo sua parte branca.
É o fruto de plantas pertencentes ao gênero Cola, do grupo de diversas espécies de Malvales. As variedades mais comuns desses frutos são obtidos de árvores do oeste da Indonésia ou África, como a cola nitida, cola acuminata ou cola vera. São ao todo 125 espécies. A noz-de-cola costuma nascer espontaneamente nas regiões quentes e úmidas da África Central e ocidental.
A noz de cola também recebe outros nomes, como: café-do-sudão, cola, mukezu, oribi, orobó, obi, orobô e abajá. Suas sementes tem gosto amargo e grande efeito estimulante, sendo usada comumente em culturas africanas, individualmente, em grupos, até mesmo em rituais e sendo oferecida a visitantes.