quinta-feira, 4 de novembro de 2021

POMBO GIRA DA PRAIA

 

 POMBO GIRA DA PRAIA


Pode ser uma imagem de 1 pessoa, cabelos longos, tranças e oceanoEsta é uma entidade muito bem vista nos terreiros de Umbanda.
Para esta entidade, que está fortemente ligada ao amor, só a união - aspecto que não temos mais em nossa sociedade - pode consertar o mundo.

Conta-se a história que um dia, durante um passeio pela praia, se apaixonou com um jovem marinheiro.
O jovem procurou os pais da moça, pois queria casar-se com ela. Marcado o dia do casamento para algumas semanas, o jovem foi chamado para uma missão em alto mar.
Ao se despedir de sua amada, a olhou nos olhos e disse que a amava, e ela prometeu espera-lo todos os dias no cais até que voltasse.
Todos os dias após a viagem, a jovem o esperava como havia prometido. Passado muitos meses, um navio desembarcou na praia e a jovem moça correu até o encontro dos marinheiros que ali estavam para perguntar a um dos jovens que descia do navio sobre o paradeiro de seu amado; foi então que soube que o navio que ele embarcou havia naufragado e que não houveram sobreviventes.

A linda moça com seu coração apaixonado e partido, não acreditou na história e jurou que esperaria seu amado pelo resto de seus dias.

Assim, a moça, ficou conhecida como Morena da Praia, pois sentava-se no cais todos os dias esperando a volta de seu amado.

Pomba Gira da Praia é uma moça de longos cabelos pretos, pele clara e estatura normal, guardiã do amor sincero.

Extremamente discreta e tímida, esconde-se através de seus capuzes e mantos.
Trabalha na praia de água salgada e doce, incluindo rios, embora seu ponto de força seja na água salgada(mar).

Recebe oferendas na primeira encruzilhada antes de chegar na praia e, em raros casos, solicita receber o agrado na beira da praia.

Enquanto não trabalha materialmente, sua alma vaga pelo mundo capturando espíritos de má índole - kiúmbas e eguns - e os prende no cruzeiro do mar (dentro do mar), impossibilitando que eles retornem, pois acredita que não possuem cura.

Na praia é mulher e na água é sereia.

Laroyê Pomba Gira da Praia