Para que serve a Aroeira?
A aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de:
Reumatismo;
Sífilis;
Úlceras;
Azia;
Gastrite;
Bronquite;
Íngua;
Diarreia;
Cistite;
Dor de dente;
Artrite;
Distensão dos tendões;
Infecções da região íntima.
Além disso, a aroeira pode ser usada para diminuir a febre e a ocorrência de tosse, por exemplo.
Chá de aroeira
Para fins terapêuticos são utilizadas as cascas, especialmente para fazer chá, e as outras partes da planta, para preparar banhos.
Ingredientes
100 g de pó da casca da aroeira;
1 litro de água fervente.
Modo de preparo
O chá feito das cascas é indicado para quem tem problemas de estômago e, para isso, basta adicionar o pó da casca na água fervente e depois tomar cerca de 3 colheres de sopa por dia.
Caso a aroeira seja utilizada para ajudar no tratamento de doenças de pele, basta colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Depois coar e passar na região a ser tratada.
Magia e características mágicas da Aroeira/Pimenta Rosa
A aroeira ensina a enxergar e a respeitar a própria força. Nos permite encontrar o equilíbrio entre o que queremos e o que precisamos para nossas vidas. Nos torna pessoas mais cautelosas com as emoções e nos ajuda a não permitir que as nossas simpatias ou antipatias interfiram nas suas opiniões sobre os outros. Nos ajuda a manter equilibrados os sensos de credulidade e realidade no mundo e nas pessoas ao redor, nos ajudando a tomar decisões de forma racional.
Utilizavam a aroeira em rituais de passagem para conter a pressa e ansiedade, tornando cada momento da cerimônia como a própria cerimônia em si. Ela nos confere capricho e perfeição nas tarefas e faz o isolamento ser desejado para a sua realização minuciosa.
Traz a energia dos guerreiros que não mediam esforços para atingir seus objetivos e ainda que contrariem a lógica, lutam insistentemente e vencem.
Uso terapêutico e mágico
Chakras:
Canaliza o fluxo de energia para o que precisa ser feito e o que deve ser feito.
Tem propriedades de curar males provenientes de sobrecargas de trabalho e responsabilidades além do que você pensa ser capaz de aguentar. Limpa as energias estagnadas, recarrega a força vital e restaura a imunidade.
Indicado para pessoas que precisam tomar decisões difíceis ou tenha tomado um caminho na vida e se sentem “perdidos”.
Por fim, vamos deixar uma receitinha pra vocês
Sabonete de aroeira
O uso diário do sabonete de aroeira é excelente para diversos problemas de pele como acne, cravos, espinhas, manchas, rugas, frieiras, e pequenas escoriações. O uso desse sabonete também é recomendado em casos de psoríase e inflamações da pele. Mas, não é adequado caso sua pele seja seca pois, como a aroeira é tônica e adstringente, a tendência é de que a pele seque mais ainda.
Você vai precisar de 100 gr de folhas frescas de aroeira (ou a metade, de folhas secas), álcool de cereais para limpar as folhas, 10 pedaços de sabão de coco (puro, previamente picado), 250 ml de água.
Selecione bem as folhas que for usar na preparação do seu sabonete – descarte as folhas com machucados, fungos ou picadas de insetos.
Lave as folhas com álcool de cereais. Coloque as folhas no liquidificador, com a água, e bata até conseguir um suco verde com fragmentos muito pequenos. Coe este suco e leve-o ao fogo, em uma panela de ágata ou vidro (não use panelas de metal).
Quando começar a ferver, acrescente os pedaços de sabão de coco que devem derreter à medida que você mistura com uma colher de pau, fora do fogo (o sabão de coco não deve ferver enquanto derrete). Se for necessário, volte ao fogo para ajudar no derretimento do sabão, sempre sem deixar ferver. Despeje a mistura já pronta em formas para sabonete e deixe esfriar.
Para quem gosta de aroeira e sabão de coco, essa mistura é deliciosa. Mas, se este não for o seu caso, você pode misturar outras ervas nesta receita e até, se quiser, acrescente óleo aromáticos de sua preferência (mantenha as proporções recomendadas: ou seja, se for misturar, alecrim e hortelã com a aroeira, não ultrapasse os 100 gr de folhas verdes da receita).
É recomendado o uso desse sabonete à noite pois, em alguns casos, o óleo de aroeira é fotoativo podendo causar manchas na pele quando sob efeito dos raios solares.
~Lua