sexta-feira, 2 de abril de 2021

Obatalá "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco",

 


Pode ser uma imagem de 1 pessoaObatalá "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia yoruba, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumare e é considerado o maior de todos os Orixás.
É o mais velho dos Orixás, é o próprio Osalufón o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás. É o pai de Osoguian, tão grande e poderoso é Obatalá que sua palavra transforma-se, imediatamente, em realidade.
Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos, preside o nascimento, a iniciação e a morte.
É o responsável pelos defeitos físicos, e é corcunda porque recusou-se a fazer uma oferenda de sal numa cabaça e Èsù castigou-o pregando a cabaça nas costas, razão pela qual não come sal: comer sal para ele constitui um ato de auto-canibalismo.
Existe um Festival anual de Obatalá na cidade de Ile Ife, estado de Osun, na Nigéria. O festival acontece na segunda quinzena de janeiro no Obatala Holytemple e reúne um grande número de iniciados em Obatalá da Nigéria e de outros países.
Autor da imagem: Cristian Gonzalez
Canal Foca na História