Áries é um signo de Fogo, o primeiro signo do Zodíaco. É o número 1, o impulso inicial, o ponto de partida. Tem início com o solstício de primavera no hemisfério Norte: os primeiros sinais de atividade e produtividade da natureza. Os primeiros brotos, as primeiras folhas e flores que nascem nos galhos ressequidos após o inverno. Áries inicia poderosamente o novo ciclo anual como um eterno retorno.
Áries quer desbravar, conquistar, caminhar sozinho, ser o senhor da sua vontade, ter autonomia e assumir o comando de seu destino. O Sol se exalta em Áries e reforça suas qualidades, como a autoconfiança, a liderança, o poder e o espirito de liberdade.
O Sol em Áries favorece a audácia e a impulsividade. As pessoas deste signo têm necessidade de ir para além das suas possibilidades, buscar a sua emancipação a fim de poder realizar-se. O desejo de liberdade e de independência em relação à família é muito evidente. É difícil para um Áries admitir que outras pessoas venham meter o nariz nos seus assuntos.
Todavia, tem grande tenacidade, o que lhes permite muitas vezes levar a cabo projetos muito difíceis. É também sincero e inquieto. Outra dificuldade para o Áries é dar continuidade aos projetos e estudos, pois vencida a etapa inicial, têm tendência a perder o interesse.
Principais qualidades: Coragem, autoridade, dinamismo, sinceridade, vitalidade, espontaneidade, determinação, iniciativa, competição, energia.
Principais defeitos: Covardia ou temeridade, autoritarismo, agitação, grosseria, cansaço, agressividade, impaciência, impulsividade, rivalidade, raiva.
O seu equilíbrio está no signo oposto, Libra, com suas qualidades de ponderação e equilíbrio. O desafio é encontrar a harmonia, seja consigo mesmo ou em nas suas relações. Aprender a ceder quando necessário, ter em linha de conta a vontade dos outros, ser mais manso e não ferir os terceiros. Sendo mais ponderado, pode conseguir melhores resultados em seus projetos. Se o Áries consegue ir além de seu ego, transforma-se num herói, num guerreiro da Luz.