quarta-feira, 18 de abril de 2018

POSIÇÕES FUNDAMENTAIS E SECUNDÁRIAS

Se observarmos e analisarmos os rituais das inúmeras religiões existentes, encontraremos neles um sentido comum; o de invocar as Divindades, as Potências Celestes, ou melhor, as Forças Espirituais. O objetivo é sempre o mesmo, a preparação de atração destas forças à corrente religiosa que a pratica.
Em qualquer ritual, do mais básico ao mais espiritualizado, é certo que encontraremos atos e práticas que predispõe a criatura à harmonizar-se com o objetivo invocado, isto é, procura-se pô-lo em relação direta, mental com, os deuses, divindades, forças, santos, entidades, etc.., e em todos eles, os fenômenos espiritualistas acontecem. Em nossa corrente fraterna o é, pela Mediunidade latente e atuante nos mediadores existentes, quer em corrente ou não. No entanto, bem poucos sabem que, os fenômenos são regidos por uma Lei Diretriz Mestra, a que chamamos de UMBANDA.
Outrossim devemos levar em conta e compreender que, os ditos fenômenos de manifestação e comunicação, as vezes se processam à esmo, por simples vontade e necessidade dos espíritos; o mesmo já não acontece em relação nossos irmãos encarnados. Tudo neste nosso limitado cosmo, se deve às leis que regem a Mediunidade ativa, para que não seja uma faculdade nascida por acaso e usada indiscriminadamente por nossos irmãos carnais.
Assim para preparar ou elevar o psiquismo de um aparelho e obter-se o equilíbrio da sua mente com os corpos Astral e físico, indispensável se torna que ensinemos à esses ditos aparelhos, determinadas posições necessárias, com o fito de que eles possam harmonizar sua faculdade mediúnica individual, com as vibrações superiores das Entidades que militam na Lei de Umbanda.
Essas posições podem ser divididas em duas séries conseqüentes, que são as seguintes:
1a - POSIÇÕES FUNDAMENTAIS OU LITÚRGICAS, que são usadas pelo médium para que se torne útil a uma corrente vibratória, sem que para isso haja necessidade de incorporação.
2a - POSIÇÕES SECUNDÁRIAS OU RITUALÍSTICAS, que são utilizadas pelos médiuns para facilitar, na corrente vibratória, a incorporação das diversas Entidades.


POSIÇÕES FUNDAMENTAIS OU LITÚRGICAS

Repouso Vibratório

PRIMEIRA POSIÇÃO FUNDAMENTAL - Repouso vibratório ou isolamento
Nesta posição, o corpo de médiuns ou um médium isoladamente, permanece com as mãos cruzadas atrás das costas. Ela é indispensável ao repouso vibratório do médium que, por motivo de doença, ou outro motivo, receba ordem do Orientador Espiritual para permanecer isolado da corrente fluídica. Também o é para anular (isolar) os fluídos negativos, as vibrações oriundas de elementares e perturbações mentais, que procuram se aderir ao ambiente, chocando-se contra os pontos de atração, que são forçosamente os aparelhos ou médiuns que não estão em condições ideais para o trabalho.

Saudação ou Cúpula Magnética

SEGUNDA POSIÇÃO FUNDAMENTAL - Saudação ou Cúpula Magnética
Nesta posição, o corpo de médiuns, faz a elevação conjunta dos membros superiores, em completa extensão, com as palmas das mãos voltadas para a frente e a cabeça levemente erguida. Isto gera uma elevação de pensamentos e canaliza ao corpo mental de cada um a corrente psíquica, despertando o sentimento religioso. Como Saudação, é usada pelo corpo de médiuns, quando o dirigente espiritual deseja homenagear com HOSANAS, uma Entidade incorporada, um Filho de outro Terreiro ou qualquer pessoa que à seu critério o mereça.
Como CÚPULA MAGNÉTICA, é usada pelo dirigente espiritual, dispondo os médiuns em duas paralelas e fazendo com que os assistentes, atravessem a cúpula para descarga e regeneração dos fluídos vitais.

Vênia

TERCEIRA POSIÇÃO FUNDAMENTAL - Vênia
Esta posição consiste, na posição genuflectora da perna direita, antebraços formando dois ângulos retos, paralelos, mãos com as palmas voltadas para cima e a cabeça semi inclinada para baixo.
É a posição da HUMILDADE, que acende o fervor religioso e também, a veneração ao Chefe Espiritual dos trabalhos ou Entidade incorporada, para os quais se usa como saudação.

Invocação de Forças Positivas

QUARTA POSIÇÃO FUNDAMENTAL - Invocação de Forças Positivas
Esta posição consiste na elevação do braço direito verticalmente, com a palma da mão voltada para a frente, o braço esquerdo atravessa o peito, com a palma da mão voltada para o corpo e a cabeça ligeiramente erguida. A posição é significativa, porque se pede ao Astral Superior que os eflúvios se harmonizem da direita para a esquerda (sabe-se que na mecânica da incorporação, o lado direito é o básico). Assim no levantamento do braço direito, as extremidades dos dedos se tornam receptores (antenas receptivas) e estão invocando as forças afins, fixando-as, ao mesmo tempo que o braço esquerdo processa o equilíbrio do corpo mental com o corpo Astral. Ela é mais precisamente usada por médiuns que já contam com a incorporação de uma entidade definida, por isso esta posição só deve ser usada pelos médiuns quando avisados previamente de determinados trabalhos especiais, tais como, principalmente, descargas de elementares, com a incorporação das mesmas.

Corrente Vibratória

QUINTA POSIÇÃO FUNDAMENTAL - Corrente Vibratória
Esta posição é altamente eficaz para precipitar fluídos mediúnicos no Corpo Astral, ao mesmo tempo que vitaliza, suprindo as deficiências momentâneas de um e de outro, além de servir de descarga. Consiste em todos os médiuns darem as mãos (formando uma auréola ou semi círculo), sendo que a mão direita fica espalmada para baixo, sobre a mão esquerda do seu companheiro, espalmada para cima, isto é: a mão direita dando e a esquerda recebendo.
Esta posição gera uma precipitação de fluídos, que constitua o ambiente propício ao objetivo da caridade, corrigindo qualquer deficiência, quer mediúnica quer orgânica. É de grande eficiência e utilidade nas sessões de caridade e nas de desenvolvimento. Convém lembrar que, por muitos chamada de Corrente Vibratória, sempre foi usada pelos séculos afora nas diversas escolas e rituais, inclusive pelo Mestre Jesus, que assim procedia quando se punha em harmonia com as potências divinas, e sintonizava sua Mente Espiritual com o PAI.

Recepção de Vibrações

SEXTA POSIÇÃO FUNDAMENTAL - Recepção de Vibrações (usada no desenvolvimento de médiuns)
Nesta posição, eleva-se o braço direito com a palma da mão voltada para a frente, e coloca-se a mão esquerda sobre a fronte. Ela centraliza os pensamentos para melhor concentração, acalmando o psiquismo, tornando-se propício à imantar com mais precisão, os fluídos ou irradiações das Entidades para incorporarem ou instruir. A mão esquerda sobre a testa, faz com que o Plano Astral entre em contato com o Chacra Frontal, e daí ao plexo frontal, produzindo assim, ligação direta com a hipófise, antena natural da Mediunidade, por onde penetram as vibrações favorecendo o correto desenvolvimento mediúnico. O máximo cuidado é recomendado no uso deste processo, alertando-se para que restrinjam seu uso aos médiuns pré-determinados pelo dirigente espiritual e com a assistência direta do mesmo, pois, do contrário, feito à revelia, pode provocar um traumatismo psíquico de difícil controle.

Vibração direta

SÉTIMA POSIÇÃO FUNDAMENTAL - Vibração direta (usada em passes magnéticos)
Nesta posição, eleva-se o braço esquerdo com a palma da mão voltada para a frente e coloca-se a mão direita sobre a fronte, formando angulo reto com o corpo, palmas das mãos para baixo, e dedos unidos. Pode ser utilizada pelo médium para aplicar passes magnéticos e vitais sem necessitar de incorporação. Também é de grande valia para o médium de incorporação, pois desde cedo ele se habitua à correta de seu corpo para que a Entidade trabalhadora, através do mesmo, possa aplicar passes fluídicos nas criaturas a que estiver assistindo.


POSIÇÕES SECUNDÁRIAS OU RITUALÍSTICAS

Linha de Oxalá

PRIMEIRA POSIÇÃO SECUNDÁRIA - Linha de Oxalá
Médiuns puros de Oxalá não vibram (não recebem incorporação), são utilizados no terreiro, pelo dirigente espiritual como colunas ou seguranças de trabalho, os chamados Médiuns de Firmeza. Esta posição consiste em o médium ficar ereto, mãos caídas ao longo do corpo, palmas das mãos voltadas para as pernas e pés unidos pelos calcanhares.

Linha das Senhoras

SEGUNDA POSIÇÃO SECUNDÁRIA - Linha das Senhoras
PARA OXUM: Braços à frente do tórax, palmas das mãos voltadas para baixo, fazendo um leve movimento de remadas.
PARA IEMANJÁ: Braços à frente do tórax, palmas das mãos voltadas para cima, como se estivessem segurando dois copos com água, fazendo leve movimento semi rotativo.
PARA IANSÃ: Levantamento do braço direito, mão espalmada para a frente à altura da cabeça, fazendo um movimento de leque e a mão esquerda, segurando a parte inferior da vestimenta do médium (saia ou calça).
PARA NANÃ: Espinha dorsal recurvada para frente, braços estendidos para baixo, palmas voltadas para dentro, fazendo leve movimento de gangorra com os braços que por sua vez alternarão os braços.

Ibeji

TERCEIRA POSIÇÃO SECUNDÁRIA: Ibeji (Criança)
Esta Posição, consiste no levantamento das braços à altura da cabeça, com os indicadores em riste, como se estivesse carregando duas velas.

Xangô

QUARTA POSIÇÃO SECUNDÁRIA: Xangô
Esta posição consiste, na colocação dos dois braços paralelos sobre o tórax, punhos fechados, dando aos mesmos leve movimento de retração.

Ogum

QUINTA POSIÇÃO SECUNDÁRIA: Ogum
Esta posição consiste no levantamento do braço direito semi vertical, com a mão espalmada para o lado do corpo, como se tivesse utilizando-a à guisa de espada; o braço esquerdo, cruzando a frente do tórax, como que segurando um escudo.

Oxóssi

SEXTA POSIÇÃO SECUNDÁRIA: Oxóssi
Esta posição consiste em manter os dois braços à frente do corpo, como se estivesse utilizando Arco e Flecha, sendo o braço esquerdo à frente (Arco) e o direito recuado (Flecha), fazendo o movimento de quem caça.

Pretos-Velhos

SÉTIMA POSIÇÃO SECUNDÁRIA: Pretos-Velhos
Esta posição consiste no encurvamento acentuado da espinha dorsal, segurando o médium, com ambas as mãos, a parte inferior da indumentária (saia ou calça).
Nestas posições secundárias, os médiuns, com ligeiros movimentos dos pés, balanceando o corpo, acompanhando o ritmo do ponto cantado, estarão facilitando a incorporação das Entidades afins das respectivas linhas, excetuando-se a 1a Posição Secundária ou seja, Médiuns de Oxalá, que não recebem vibrações incorporativas.
Estas 7 Posições Secundárias, são as que, com ligeiras variações, serão usadas pelas Entidades de cada linha, incorporadas nos médiuns. Por essa razão, na maior parte dos terreiros, usa-se constantemente as mesmas sob o nome de Pé-de-dança.
O corpo humano é um conjunto de forças em vibração que o mantém cópia fiel de sua matriz, e tem as propriedades de:

  1. Quando necessitar, receber de ambientes externos, forças em vibração para complementar sua carência de equilíbrio.
  2. Quando houver necessidade para outros e tendo uma reserva disponível, emitir doses de forças em vibração necessárias à terceiros.
  3. Servir de elo condutor entre o espaço cósmico e o ser necessitado, quando ele próprio não puder se suprir da freqüência vibracional necessária. Este item está ligado às posições Liturgias (corrente magnética, vênia, repouso, cúpula magnética, etc..)
Será de interesse dos médiuns que trazem a Umbanda com amor no coração, que dentro das sessões de desenvolvimento, quando permitidas e/ou recomendadas pelo Dirigente Espiritual ou Guia Desenvolvedor designado para isso, utilizem as quatorze posições acima descritas.