quinta-feira, 26 de abril de 2018

Oferendas - Para que serve, o que oferecer e como fazer



As oferendas na Umbanda podem ser a chave para encontrar harmonia, prosperidade, saúde ou outro pedido que por ventura necessite fazer aos Guias e Orixás.
Também chamadas Ebós, são as receitas dos Orixás para seu objetivo Espiritual e eles conhecem profundamente as energias e propriedades de cada ingrediente e elemento usado.
Cada planta, arranjo, comida ou enfeite emana certo tipo de energia através da cor, do nutriente ou do magnetismo do material usado.

Nesse artigo veremos sobre o que são as oferendas e seus significados, as comidas de cada Orixá e vamos tentar resolver um dos maiores problemas da Umbanda e do Candomblé, a poluição que acabamos deixando para trás ao fazer uma oferenda, principalmente as de final de ano.

Uma grande bênção para nós, Umbandistas, é ter a força da natureza à disposição, e conhecer as propriedades de cada elemento faz toda a diferença - Quem precisa de assistência espiritual deve saber a quem e como pedir.

Os alimentos, como tudo que possui vida no universo, são feitos de energias, algumas delas conhecidas pelos espíritos encarnados e outras não.

As oferendas servem para que a Entidade Espiritual que as estiver recebendo absorva essa energia (Através da deterioração do alimento e, não pela ingestão como alguns pouco esclarecidos pensam) e as utilize para diversas formas de ajudar os que estão oferecendo. 
As oferendas normalmente são compostas de frutas de todas as qualidades, legumes, vegetais, doces, flores em quantidade e velas de todas as cores, cada Entidade com suas preferências.


O QUE OFERECER PARA CADA ENTIDADE:

Cada Guia Espiritual e Orixá, pertencem a uma Linha diferente dentro da Umbanda. Cada um representa um elemento da Natureza dentro dessas Linhas. Sendo assim, cada elemento da Natureza possui uma energia diferente e cada energia é utilizada para rituais diferentes.
Por isso existem, entre as Entidades Espirituais, diferenças entre cores, símbolos, elementos e comidas. Cada um tem suas preferências trabalhando com energias diferentes. Cada um em um campo vibratório diferente.
Abaixo, vamos citar algumas comidas mais utilizadas oferecidas a cada Orixá:



 ❥ Orixá: ❥ Comida Correspondente:
 OxaláCanjica coberta com algodão, arroz branco com mel, água, vinho branco...
 NanãCanjica coberta com folha de bananeira, arroz doce...
XangôRabada com polenta(feito no Dendê.
IemanjáCanjica enfeitada com nove camarões cozidos, manjar, cuzcuz, água doce ou salgada...
OgumFeijão fradinho, feijoada, acará, cerveja branca...
OxumCreme feito com feijão fradinho amassado, coberto com ovos cozidos, camarão, pirão com peixes de agua doce...
Oxóssi / CabocloMilho verde e amendoim regados com mel e cobertos com coco, vatapá/abóbora, vinho branco...
IansãAcarajé coberto com molho de camarão, vinho...
Obaluaê / OmulúPipoca, dendê, mel...
IbejadaMingau enfeitado com cocadas e balas coloridas, doces brancos em geral, guaraná...
Preto-VelhosArroz doce, canjica, bolo de fubá de milho, milho cozido, café...
Exú / Pomba GiraFarofa de dendê coberta com um bife acebolado / Farinha de mandioca com mel com flores...

❥ Cada Entidade tem suas preferências de cores, frutas, e outros tipos de comidas. Cada terreiro trabalha de uma maneira diferente. O ideal é você conversar com os responsáveis pela sua Casa para entender melhor seus Guias. Em outros artigos aqui no blog, sobre cada Orixá em particular, nós colocamos mais sobre cada um como suas cores, flores, fumos etc. Leia!

Umbanda tem fundamento, é preciso estudar!
ONDE E COMO FAZER SUAS OFERENDAS:
Como cada Entidade, em sua particularidade, tem seu elemento de força, ou seja, seu local na Natureza, nada melhor do que fazer suas oferendas em seus respectivos locais.
Exemplo: Iemanjá nas praias, Oxum em rios e cachoeiras, Oxóssi nas matas, Xangô em pedreiras...
Porém, pegando o exemplo de Iemanjá, que principalmente no final do ano quando os Espíritas e afins fazem suas oferendas a Ela nas praias, muitos cometem erros ao agrada-la e acabam sujando os mares e litorais com seus "presentes".
Hoje em dia, todos devemos nos preocupar em relação a Natureza e sua conservação, e parando para analisar, não devemos sujar e poluir a morada de nossos Orixás, sendo em alguns lugares até proibido jogar lixo e fazer oferendas, sujeito a multas altas!

Pensando nisso, pesquisei algumas outras formas de agrado que não polua e ainda seja sustentável:

 Não utilize garrafas ou copos de vidro e plástico! Ao invés disso, coloque os líquidos em copos de bambu, coquinho ou fibra de coco.

❥ Não coloque as comidas em pratos como porcelana, vidro ou plástico. Utilize pratos de fibra de coco, folhas de bananeiras, ou casca de frutas como por exemplo melancia, melão etc...

 Se for fazer sua oferenda em um local particular e tiver que despacha-la depois, não utilize saco plástico. Hoje em dia há diversos sacos biodegradáveis no mercado, ou pode usar folhas de bananeiras também, sacolas feitas com sisal, juta etc.

❥ Exagere nas flores. Flores são orgânicas como as comidas, não poluem o ambiente! Não economize nelas para suas próximas oferendas.

❥ Barquinhos para Iemanjá estão PROIBIDOS! Não devemos mais utiliza-los, eles levam todo o lixo para o mar e muitos animais marinhos acabam comento parte dos plásticos e metais que colocamos neles!

❥ Infelizmente não devemos acender velas na mata! Elas podem causar incêndios gravíssimos em folhagem secas e matar diversos animais e plantas. Se for acender, esteja ciente dos riscos, previna colocando em um recipiente com água e esteja perto. Quando acabar é importa levar os lixos com você!

❥ Muitas pessoas gostam de deixar brinquedos nas oferendas feitas para Ibejada! Ao invés de deixar brinquedos em praças, matas, praias e jardins, que tal deixar doces, frutas, e dar os brinquedos para crianças que não tem! Tenho certeza que isso deixaria nossas crianças muito mais felizes. 

Com tantas opções, não temos mais desculpas para não conservar a Natureza e poluir a morada de nossos Orixás! Vamos dar o exemplo e mostrar que para agradar não é necessário poluir nem matar animais! 
Hoje em dia já entendemos que os Orixás são seres de extrema Luz, e não tem necessidades como essas! Eles se alimentam de energia e amor, tudo o que tenha dor e sofrimento não agrada a Eles.
A consciência precisa andar de mãos dadas com a fé! Precisamos desmistificar nossa religião e mostrar que Umbanda é paz e amor!
 
Luz!