quinta-feira, 26 de abril de 2018

ACONTECEU NUMA GIRA DE EXÚ

Olha o que vou relatar aconteceu em um terreiro, uma situação complicadíssima.
Em um terreiro todos sabem que cada médium tem suas obrigações e responsabilidade em relação a corrente, nesta casa a mulher do zelador que não é médium de incorporação ela é responsável por tudo, o pai de santo em questão só aparece na hora da gira vamos colocar assim, ela que faz o amaci para todos tomarem na hora da gira, é ela que prepara as comidas de santo etc, só que tem um porem essa senhora é extremamente grosseira, não trata bem os médiuns e fica de conchavo falando de um para o outro. Pois é… só que na ultima gira de exú aconteceu algo inusitado, começaram os trabalhos e o zelador firmou noseu exú e ele não veio de jeito nenhum, canta e canta os pontos e nada, mas nesse desenrolar os exú e pombogiras dos outros médiuns começaram a vir, só que extremamente nervosos e grosseiros, só para vcs terem ideia e peço desculpas da forma como vou expor mas vou colocar na íntegra de como aconteceu, uma pombogira cigana de uma dasmédiuns veio e disse assim “…. cadê aquela FDP que só fala merda…”, só para vcs terem ideia do nível que foi, nessa todos os exús começaram a agredir a mulher do zelador, a maltratando, em plena gira, com assistência vendo tudo, foi um pampeiro só. Inclusive segundo consta tinha dois zeladores que estavam lá para assistir o trabalho e se levantaram e foram embora desacreditando no que havia acontecido e que nunca tinham visto tal coisa. Detalhe tá, os outros médiuns que não estavam trabalhando ficaram gargalhando, achando tudo maravilhoso porque a tal mulher estava sendo ridicularizada.
*A pergunta que fica no ar, porque o exú chefe da casa não se manifestou?
*Será que essas entidades que estavam em terra eram realmente exú e pombogiras, ou simplesmente um complô armado, com médiuns anímicos em extremo e sugestionados que usaram da roupagem de exú para falarem o que tinham vontade?
Ou se tinha realmente espiritos em terra poderiam ser quiumbas?
Será que esses médiuns mediram as consequências de seus atos, porque independente do que estaria acontecendo nos bastidores, estavam diante do altar e na casa de Orixá, será que com esse ato não desrespeitaram as entidades da direita? Quais as consequências?
Qual seria na opinião de vcs a melhor atitude desse zelador?
E normal, certo exús e pombogiras agredirem moralmente uma pessoa, será que exús e pombogiras realmente se comportam dessa forma ou não?
Esses médiuns serão punidos pelo espiritual, medindo-se as leis de causa e feito, ação e reação?
Será que as pessoas estão sabendo distinguir um Quiumba de um Exú de lei, de um guardião?
Bem pessoal, esse foi um caso verídico e que infelizmente vemos acontecendo em várias casas de formas diferentes mas com gravidade semelhante. Acredito que essas questões darão um bom debate onde também trará muita reflexão.