Bioenergia – A Energia da Vida
Bioenergia – A Energia da Vida
A energia se apresenta de várias formas, dentre elas: energia calórica, mecânica, gravitacional, elétrica e outras. O Tipo de energia a ser abordado aqui é mais conhecida como energia magnética ou anímica. Pode ser chamada também por Energia Consciencial.
A tradição oriental postula que o universo está impregnado de chi (energia cósmica, prana, éter, energia imanente) que é responsável pela vida. Essa energia primária está difusa em todo o universo. Essa energia é absorvida principalmente pelos chacras e conduzida às células físicas pelos nadis (canais de energia – “veias energéticas”). A energia absorvida pelos chacras alimenta o corpo físico energeticamente. Após ser absorvida pelos chacras, a energia sofre um processo de transformação e essa energia transformada chamamos por energia anímica ou consciencial.
Simplificando, existe uma energia cósmica, primária, imanente, que permeia todo o universo. Ao absorvermos essa energia e quando a exteriorizamos pelos nossos chacras, a qualificamos com nossas qualidades. Esse energia cósmica, após ser qualificada com nossas qualidades, se torna uma energia pessoal, anímica, consciencial (própria da consciência). Essa energia anímica é o que caracteriza o nosso carisma, o nosso magnetismo pessoal.
A energica cósmica é uma força neutra. Então, após ser absorvida pelos chacras, quando se torna uma energia pessoal, anímica, ela deixa de ser uma força neutra e é qualificada com todas as nossas informações (qualidades, defeitos, pensamentos, sentimentos, etc). Ou seja, a nossa personalidade vai determinar um tipo peculiar de energia, que nos será própria e única.
Conforme a boa ou má qualificação da energia cósmica com nossas “informações”, nossa energia pessoal, anímica, consciencial, irradiará aquilo que somos interiormente. Então, nossa energia será clara ou escura, de diferentes colorações, opaca ou brilhante, de alta ou baixa vibração, de alto ou baixo teor, conforme as qualidades intrínsecas do indivíduo. A nossa energia pessoal, a nossa aura, refletirá a nossa condição íntima.
Na Terra existe uma “atmosfera” energética, uma dimensão energética (Dimener), formada pelas irradiações de pensamentos e sentimentos de toda humanidade, formando assim uma espécie de “aura planetária”. Pela atual condição dos homens e pelas irradiações constantes de pensamentos e sentimentos de ódio, violência, medo, enfim, pela emissão incessante de energias negativas ao planeta, a atmosfera energética da Terra não está, de modo algum, boa. Pelo contrário, podemos dizer que as energias planetárias se encontram “doentes”. Sem nenhuma dúvida, essa atmosfera energética negativa influencia o comportamento agressivo dos homens e o aumento, cada vez mais crescente, da violência em todo mundo.
Podemos contribuir muito na melhoria das energias planetárias. Importa cuidarmos dos nossos pensamentos e sentimentos, mantendo-os sempre positivos, saudáveis, para irradiarmos somente energias positivas, boas, de alta qualidade, propagando o bem e espalhando a luz no planeta. Quando vibramos constantemente positivamente, captamos e “ancoramos” altas e elevadas frequências no planeta, mantendo a Luz do Alto sempre presente em toda Terra. E mesmo o sopro de todos os homens não conseguirá apagar uma única luz de Deus.
É importante dizer que não existe apenas um único tipo de energia. Existem inúmeros tipos e de diferentes aspectos e colorações. Existe, na verdade, toda uma cromática básica universal, energias eletromagnéticas em alta potência, energias vivas da criação, que podem, por determinadas combinações formar outros tipos energéticos e, por outras combinações, podem formar semi-matérias e até determinadas matérias.
Tudo que existe é energia, exceto a consciência. A Consciênca é muito mais que simples energia, ela é muito complexa. As energias estão em todos os lugares. A realidade energética está subjetiva em todas as coisas, seres e objetos. Sabemos que matéria é energia condensada e energia é matéria em estado radiante. O corpo humano nada mais é do que matéria energizada. Tudo que existe é energia em diferentes níveis de condensacão e vibração.
Podemos captar energias de diferentes fontes. Podemos captar energias do sol, das águas, das matas, da terra, do ar, do éter, etc. O contato permanente com a natureza é muito bom para restabelecermos nossa saúde energética, pois renova nossas energias pessoais. Podemos captar energias fora do corpo também, em dimensões espirituais evoluídas, onde o nível de energia é muito forte e positivo. Durante o sono, quando desdobramos nosso corpo espiritual (psicossoma) absorvemos essa energia, às vezes estando nós conscientes ou inconscientes. Essa energia vivifica a matéria.
Em nossas relações do dia-a-dia, no contato com outras pessoas, há uma troca de energia constante. Emitimos e recebemos energias, sempre. Dependendo da nossa condição, às vezes doamos energia ou sugamos energia alheia. Então pode acontecer de assimilarmos energias saudáveis ou negativas, tanto de pessoas como de ambientes. Às vezes sentimos um ambiente pesado, carregado, isso significa que a egrégora (campo energético formado pelas pessoas presentes no ambiente) está ruim. Devemos evitar frequentar lugares sabiamente negativos ou lidar com pessoas negativas, isso só irá nos prejudicar. Procuremos frequentar somente lugares positivos e mantermos contato com pessoas saudáveis, para o nosso bem.
Para finalizar esse breve e importante estudo sobre bioenergia, lembramos a todos sobre a importância da oração. As altas e elevadas vibrações da prece contribuem imensamente na limpeza da atmosfera energética do nosso planeta e na limpeza de nossa aura. Quando oramos, o nosso campo energético, a nossa aura, se amplia muito, formando uma espécie de “escudo energético” contra energias negativas. Orar sem cessar, busquemos isso. Essas irradiações de luz, amor, paz, harmonia, de energias eletromagnéticas em alta potência puramente positivas, são fundamentais para a elevação da frequência vibratória do planeta e, consequentemente, da nossa própria energia pessoal.