HISTÓRIA DO EXU TREME TERRA
- Antes de mais nada, gostaríamos de esclarecer que: Não estamos afirmando que seja verdadeira ou falsa a história desse Exu. Pois como todos nós sabemos, existem inúmeros Exus que carregam a falange de TREME TERRA, talvez essa história seja apenas de um deles.
----
Obs: Pessoal, antes de mais nada, seja um membro deste blog, siga nosso blog clicando no botão seguir, assim você não perderá nenhuma história na qual iremos contar.
----
- Essa história se passa por volta do ano de 1483, quando o Brasil ainda não era colonizado.
Treme Terra o Exu que quando vivo se chamava Majé, que tinha na época como significado: “Grande Feiticeiro” e era isso mesmo que o Treme Terra era, um feiticeiro / curandeiro de uma tribo chamada GUACARIS também originada de uma derivação TUPI.
Exu treme Terra ou Majé era tratado como um Rei, pois, era uma das pessoas mais sábias que havia em sua região. Já em meados de 1500, junto com a chegada dos portugueses no Brasil… Veio com os portugueses algumas enfermidades que eram desconhecidas pelos índios da época, até mesmo a gripe e todavia entretanto, Majé não tinha a cura para tais doenças fazendo com que os Índios de sua aldeia desconfiassem de seu poder e com isso acabou sendo banido da aldeia.
- Logo, Majé se encheu de ódio pelos brancos, pois foram eles a causa de seu banimento da aldeia, foi então que Majé começou a caçar os portugueses, afim, de se vingar e mandar todo tipo de doença embora, com a morte dos portugueses, (Isso era o que Majé pensava).
Porem com essa questão do Majé caçar os portugueses estava meio que se tornando uma guerra, então os índios começaram a caçar Majé afim, de acabar com aquilo, devido ao medo que os índios tinham de realmente se fincar uma guerra entre os portugueses através de Majé e os índios sofrerem com isso. Então foi feito, reuniram alguns índios e foram atrás de Majé… Porém sem sucesso, pois Majé já estava com muito ódio, muita raiva, puro ódio e maldade e assim acabou matando muito de seus irmãos Indígenas, (É isso mesmo pessoal, Majé aniquilou seu próprio povo).
- Já no ano de 1532, quando o Brasil estava no começo de sua colonização, os Portugueses resolveram acabar com “Aquilo” e foram a procura de Majé. O povo daquela região, no caso os índios já tinham medo de Majé, pois falavam que quando ele estava por perto, até a Terra Tremia, pelo ódio e raiva que ele sentia. Mas ali saíram os portugueses atrás de Majé onde fizeram uma emboscada e o mataram dentro de uma pequena Oca, dentro da mata. Ao chegarem no local se deparam com corpos mutilados de índios e portugueses entre várias outras coisas que eram utilizados para a prática de magia.
- Ele foi morto aos 49 anos de idade, seu corpo foi cremado, (Queimado), pois os índios tinham medo de que ele voltasse e destruíssem a todos. Quando Majé chega ao mundo espiritual ele passa por um longo período no Umbral pagando por seus erros, porém, isso não seria nada perto do que estava por vir. Pois, alguns Índios os invocavam afim, de fazer uma espécie de pacto, afim, de obter poder dentro da feitiçaria.
E assim começou sua trajetória aqui na terra, os índios da época que estava em busca de poder faziam a invocação do espírito, de Majé, com isso o tempo foi se passando e seu Treme Terra evoluiu vindo hoje vem para ajudar aqueles que Precisam.
O que acharam dessa história gente? Comenta aí, compartilha, siga o blog…
Observação: Exu Treme Terra é regido pelo Orixá Omulu e Obá, que forma seu Trianguo de forças com nossa amada Mãe Nanã Buruquê. É um Exu que observa muito, transmite seus conhecimentos e seus conselhos quando veem. Treme terra é de poucas palavras, e não tem nada a ver com o Caboclo Treme Terra.
Enquanto Pai Omolu absorve e atrai tudo a si mesmo por representar a Terra e Mãe Obá, concentra essa mesma Terra em torno de si. Exu treme terra, como já diz o nome simbólico, é um Exu de descarga repelente, é onde faz a terra tremer, descarrega todas as energias contrárias, é ele quem reina em terremotos, quando a terra é sacudida.
----
Laroyê Exu Treme Terra
Axé pra quem é de axé
Sarava a falange do Treme Terra