A Cigana Sete Saias tem este nome por sempre usar saia de sete cores. A história conta quando ela era criança, viu pela primeira vez o arco-íris e ficou encantada, assim pediu à mãe que fizesse uma saia com as sete cores.
Era linda, sempre usava laços no cabelo e muitas joias, tocava pandeiro e jogava cartas. Como todos os ciganos, sua família viajava muito e em uma dessas viagens, Sete Saias conheceu aquele que foi seu grande amor, mas ele não era cigano.
Para a tradição cigana isso era impossível, mesmo assim Sete Saias contou o que se passava, mas seu pai apressou o casamento com aquele que já havia sido prometida. Sete Saias ficou sendo vigiada diariamente para que não fosse ao encontro de seu amado.
Levantaram acampamento e foram ao encontro do noivo prometido com a esperança de que ela se apaixonasse por ele. Contudo, não foi isso que aconteceu e Sete Saias continuou na tristeza profunda, sem se alimentar direito, apenas a tristeza e um olhar perdido.
Chegou o dia do casamento e a família do noivo ao receber uma noiva feliz pelo casamento, na verdade, recebeu um corpo de uma linda jovem morta. Então, ao invés de casamento das duas famílias, uniram-se em um funeral.
Como uma última homenagem, a mãe a vestiu com as sete saias com as cores do arco-íris.
Assim seu espírito hoje ajuda aqueles que estão com problemas no amor. Faça seu pedido para Sete Saias, ela o ajudará e quem ela une ninguém separará.
Salve todo o Povo Cigano!
Salve Santa Sara Kali!
Optchá!