Gosta de vestidos de bolas que colam o corpo e alargam-se com babados, xales grandes com estampas vivas, rosas nos cabelos ou coque. Seus adereços misturaram o brilho com miçangas coloridas.
Enquanto muitas gitanas optam por sandálias ou tamancos, ela prefere sapatos com saltos largos, deixando-a à vontade para suas performances.
Aprecia por demais maquiagem e faz questão de usar batom vermelho. Adora perfumes com essências fortes, principalmenteos de rosa vermelha .
Quando incorporada aprecia beber coquetel de frutas ou vinho com pedacinhos de maça e pêra cortados, dando dicas sobre magia da composição: “a maça evidencia a feminilidade e a pêra contrabalança os excessos sensuais no sexo feminino.
Quando a mulher deseja atrair um homem, a mistura deve ser tomada sem pêra, e quando um homem quer atrair uma mulher, retira-se a maça”.
Quando não está dançando, Maria Dolores parece séria, até mesmo distante, mas com um pouco de aproximação logo se desfaz tal impressão.
Esta dedicada Cigana é acolhedora e materna. Dá conselhos, direciona os consulentes e procura instruir os que procuram por ela a serem cordatos e generosos para com seus semelhantes.
Diz ser a Dama de Copas de todos os baralhos, mulher amável e compreensiva, sempre disposta a ajudar.
O médium que trabalha com ela, pode pedi-la para ser intuído ao consultar oráculos (cartas, borra de café e bola de cristal), já que Dolores não gosta de fazer leitura de mãos devido a repressão que teve em sua passagem por este plano. Ao indagá-la sobre sua cor preferida, a calorosa Cigana provoca seu interlocutor: “as do arco-íris”, soltando uma bela gargalhada.
Dolores é devota de Santa Sara Kali, protege as mães e seus filhos, é guardiã dos matrimônio zela pelas donas de casa.
Para agradá-la com oferendas, faz-se um balaio de frutas ou com xales, rosa para os cabelos, velas amarelas ou vermelhas e incenso com aromas fortes.
Salve a Cigana Maria Dolores!
Optchá!