As ciganas (Romi) usam saias longas e com muito babados, longas até os tornozelos, ao mesmo tempo recatadas e de muita sedução, na cultura cigana é desnecessário expor o corpo pois para a cultura cigana a exposição da mulher é desvalorizada, as blusas não tem decotes ousados mas podem ser sensuais .
As longas saias são muito rodadas que algumas vezes podem ser usadas com várias saias sobrepostas, também são muito usadas no inverno, usam xales de lã longos com muito fios dourados.
Os tecidos são de cores muito fortes e atrativos, usam muitas rendas, fitas, e cada um deles tem um significado dentro de cada Clã cigano. As ciganas são muito vaidosas, faceiras, gostam de estar bem arrumadas e perfumadas.
Apenas as ciganas casadas usam sempre o Diklo que é o lenço no cabelo que representa o compromisso do casamento, este lenço não é usado em todo rosto como é o costume no judaísmo.
Os ciganos (Rons) usam roupas elegantes, muito bem cuidadas , camisa bordada, de
cores vibrantes e de manga larga, as calças são largas, botas de couro com cinturões ou faixas coloridas que são preso na cintura, alguns usam lenço na cabeça, outros usam chapéu ou chapéu com lenço.
As joias é uma das indumentária muito importante na cultura cigana para Rons e para as Romis , cordão de ouro, pulseiras, anéis, algumas usam brincos de penas coloridas, usam moedas no cabelo , no lenço e nas longas saias e nas blusas, alguns usam dentes de ouro. Os ciganos (Rons) usam brincos de argola , e pedras preciosas, essa indumentária cigana é usado como um sinal de poder econômico, daqueles que possuem está condição.
As moedas que decoram os pulsos, pescoço assim como a testa, dos que possuem meios de tê-las, são fundidas de ouro ou cobre.
Salve o Povo Cigano!
Optchá!
Fonte Vgitana Tzara