terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Quem é Orula?

Quem é Orula?



orula
Orula ou Orunmila é o orixá da adivinhação, o oráculo supremo. Ele é o grande benfeitor da humanidade e seu principal conselheiro. Ele revela o futuro através do segredo de Ifá. Ele também é um grande curandeiro, que ignora seus conselhos pode sofrer os avatares produzidos por Eshu.

Orula representa a sabedoria, inteligência, malícia e astúcia que sobrepõem o mal. Quando 
Olodumare criou o Universo, Orula estava lá como testemunha. É por isso que ele conhece o destino de tudo o que existe. É por isso que ele é chamado eleri-ipin ibikeji Olodumare (Testemunha de toda a criação e o segundo no comando de Olodumare ).

"Orula Eleri IPin
Iré Keji 
Olodumare Onatumo agbedebeyo
Alapa Siyan iwi Oduduwa
Aché ishe mini, Orula somo somo
Orula Iboru, Orula Iboya, Orula Ibosheshé"

Orula é o primeiro profeta da religião de Yoruba, enviado por 
Olodumare para monitorar os nascimentos, mortes e o desenvolvimento de seres humanos e outras espécies. Cartomante e proprietário dos Oráculos por excelência, intérprete de Ifá. Ele esteve na terra como profeta com os 16 ancestrais celestes (os Meyi de Ifá), entre 2000 e 4000 aC. Seu culto vem de Ilé Ifé e seu nome vem de Yorùbá Òrúnmìlà ("Somente o céu sabe quem será salvo"). .

Personifica a sabedoria e a possibilidade de influenciar o destino, mesmo que seja o mais adverso. Aqueles que não seguem o conselho de Orula, sejam homens ou orixás, podem ser vítimas dos Osogbos enviados por 
Eshu . Inseparável de Shango , que deu à permissão de Olofin o dom da adivinhação e Eshu, seu fiel aliado. Orula forma uma trindade importante com Olofin e Oddúa (Oduduwa). Somente aqueles escolhidos por ele podem entrar em seu culto através da "mão de Orula" (Awo Fa Ka) para homens e Iko Fá Fun, para mulheres, que são consideradas mulheres de Orula e recebem o nome de Apetebí, sendo esta a consagração mais importante que uma mulher recebe no culto de Orula. No caso dos homens, eles podem chegar se Orula assim decidir ser sacerdote, caso em que são chamados de Babalawo.

Orula tem o conhecimento das coisas secretas do ser humano e da natureza, bem como o conhecimento acumulado sobre a história da humanidade. No nível humano, representa as espiritualidades de todos os Awó ou Orula falecidos. Ele é o reitor de Orixá e intérprete do Odun do Oráculo de Ifá. Não se assenta na cabeça e apenas se comunica através do seu oráculo. Ele tem o privilégio de conhecer o princípio e a origem de todas as coisas, incluindo os Oshas e Orishas. Deixe o homem conhecer seu futuro e influenciá-lo. Está intimamente relacionado a Eshu e Osun.

Orula está presente no momento em que o espírito que personifica um indivíduo está escolhendo seu destino. Representa segurança, apoio e conforto diante da incerteza da vida. Com sua ajuda, tudo é possível. Seus padres poderiam ser os mais bem organizados, os mais místicos e os mais sábios. Eshu é seu assistente. O sacerdócio da Orisha Orula existe no mesmo conceito em que o sacerdócio pode existir para outros Oshas e Orishas, ​​com a diferença de que é exclusivo para homens e dentro deles para pessoas que não caem em transe. As mulheres podem alcançar a consagração de Iko fa fún ou Orula e têm o privilégio de serem ouvidas com mais precisão do que os homens; as mulheres que são Apetebí Ayafá são as verdadeiras donas da fundação de Ifá do sacerdote que freqüentam. Seus padres não podem cavalgar,

Suas cores são verde e amarelo. No sincretismo, ele é comparado a San Francisco de Asís (4 de outubro). Cumprimenta Orula Iboru, Orula Iboyá, Orula Ibosheshe!

Família Orula.


Filho dos pais celestiais Orokó e Alayerú. Na terra, ele era filho de Obbatala e Yemú. Marido de Oshun e Yemaya .

Diloggun em Orula.


Ele fala na diloggun para Irozo (4), Obbara (6) e Metanlá (13), Merinla (14), Marunlá (15) e Merindiloggún (16).

Ferramentas Orula.



orula terrinaSeu receptáculo é composto por duas metades de güiro que representam o céu e a terra, que podem entrar em um bastão de madeira.

Seus atributos são duas mãos de Ikines, um otá, uma tábua de cedro, o tabuleiro (Opón Ifá ou Até Ifá), um chifre esculpido (Irofá), um Iruke (rabo de boi), o okpele ou rosário de Ifá, a Yefa. Poeira Orula, uma escova para limpar a prancha, uma identificação, a coleira e a marreta.

Seus Elekes são feitos alternando contas verdes e amarelas.


Objetos de poder Orunla.


O quadro Ifa, usado como instrumento de percussão em algumas cerimônias. Também um objeto feito com crina de cavalo chamado iruke, que é usado para afastar o mal.

Ofertas para Orula.


Você é oferecido inhame, coco, manjericão branco, etc. Chiva, frango preto, pombo e veado são imolados. Suas ovelhas são azeitona, aguinaldo roxo, manjericão, arábica, altea, arado, acediana, videira de macarrão, colônia, copey, casca de coco, galan à noite, paraíso, Ceiba, inhame, etc.

Orula dança.


Ele não tem dança específica, pois não desce, as danças são realizadas em sua homenagem.

Atenção para Orula.


Orula deve ir em um lugar alto na casa. Para participar de Orunla, isso deve ser feito a cada lua nova, a manteiga de corojo é manchada na mão esquerda e o mel na direita, eles esfregam as mãos e passam a mão para Orula (os ikines ou sementes duas a duas). Enquanto isso estiver sendo feito, duas velas serão acesas. E ele é perguntado enquanto você respira, você pede firmeza e que sua mente tem sabedoria para seguir os caminhos certos. Você coloca flores finas, frutas frescas, doces finos, amendoins, inhame, coco, tudo em números pares. Participar é sugerido antes de tomar banho para estar limpo.

Características do Omo Orula.


Pessoas calmas, sábias, desapegadas e generosas. Guias espirituais por excelência, com uma intuição especial. Por causa de sua natureza espiritual e pacífica, eles tendem a buscar paz e crescimento internos.

Orula Patakies.


Quando Obbatalá concluiu a criação do primeiro homem, Olofin convocou todos os orixás para estarem presentes na cerimônia de dar-lhe o fôlego vital. Todos se ajoelharam e inclinaram a cabeça naquele momento sagrado, apenas Orunla, a quem Olofin levou como assistente por sua reputação e seriedade e sabedoria, pôde ver como Olofin colocou Eledá em Orí.

Após a cerimônia em que comemoraram o evento, Olofin decidiu: "Somente Orunla testemunhou a ação que tomei; portanto, quando o homem quiser conhecer seu Eledá, ele ficará encarregado de comunicá-lo".