Peixes é o último signo do Zodíaco, o RELIGARE. É um signo que trata de assuntos transcendentais, cuja grande lição é dissolver o ego para cultivar a compaixão, desenvolver a fé, aprender a entregar o controle da vida para uma Força Maior. O ideal de Peixes é estabelecer a conexão com a FONTE. Retornar a Ela através da sensibilidade, da introspecção, da meditação, da arte, da importância da espiritualidade, da solidariedade para com nossos irmãos.
A paisagem subaquática de Peixes é o reino encantado do fundo do mar. Tanto formas monstruosas, quanto belas, coloridas e mágicas nadam pelas águas. Inúmeros mitos nos contam que o segredo da imortalidade está oculto nas profundezas, sob as ondas. Na escuridão do fundo do mar, espreitam criaturas ameaçadoras que, subindo das profundezas do inconsciente, podem aterrorizar-nos. Emoções primitivas que se encontram sob a superfície civilizada da sociedade.
Quem tem o Sol em Peixes, deve levar luzes do entendimento para iluminar as profundezas da psique. Peixes é a totalidade, a síntese, é a intuição que compreende o indizível. É o fim do ciclo e a preparação para um novo, quando o Sol ingressar em Áries. Peixes ensina que a vida tem um significado maior, além da matéria. Quer dar asas à imaginação, sonhar, fantasiar, cultivar encantamento e magia.
Peixes é teatro, poesia, música, cinema, fotografia, glamour, poesia, fantasia, imaginação. A fábrica dos sonhos. As imagens que falam mais que mil palavras. Tudo o que trás um significado pra vida, que eleva. A missão superior de Peixes é aprender a estabelecer contato com a alegria espiritual, para que possa partilhá-la com todos aqueles que conhece.
Uma das características do pisciano na qual se repara à primeira vista é o seu olhar e os seus cabelos, pois tem tendência para olhos grandes e uma cabeleira espessa. Seu mundo interior é muito rico. É um sonhador que vive perdido num mundo misterioso que lhe pertence e que só ele vê. Carismático e sedutor, conta com boas probabilidades de obter popularidade. O pisciano é parabólico, sente a 360 graus, capta as vibrações positivas e negativas do entrono. Vem daí a sua intensa contradição emocional.
Principais qualidades: Empatia, compaixão, charme e sedução, vocação, humildade, amor-devoção, espiritualidade, inspiração.
Principais defeitos: Mentiras, desilusões, egoísmo, sabotagens, vícios, síndrome de vítima, solidão, dependência afetiva, sacrifícios.
Na via negativa, Peixes é a ilusão, a fuga da realidade. Os enganos, a loucura, a falta de objetividade, a sensibilidade excessiva que causa sofrimento, a religiosidade distorcida. O descontrole, a esquizofrenia, a boemia, o isolamento, o claustro. Deve tomar cuidado com as drogas e a bebida. Virgem é o signo oposto-complementar e lá está o fio-terra dos piscianos. O critério necessário para separar o que é seu e o que é do outro, o que é útil do que não é, o que é real do que é ilusório. O pisciano deve aprender a filtrar o que absorve, a cultivar organização, disciplina e objetividade para que possa realizar seus sonhos, conectado com as inspirações das dimensões superiores.