quarta-feira, 18 de julho de 2018

História da Pomba gira Bruxa de Évora

Pomba Gira Bruxa Évora, obedece à todas Yabás (Orixás femininos), uma entidade pouco conhecida e que tem muitos mistérios à sua volta.
Quase não se ouve falar nela. Trabalha com todo tipo de magia e encantamentos para todos os fins, Se apresenta como quer, hora uma senhora, hora uma dama, hora uma moça bonita e faceira… Por trabalhar para todas as Yabás não tem um estereótipo muito definido.
A Bruxa de Évora era moura, criada na Ibéria, falava bem o árabe, o português e o latim. Foi criada por umas velha tia que lhe ensinou as artes mágicas, dando-lhe como talismãs sete moedas de ouro do califa Omir, uma pedra ágata com inscrições árabes e uma chapa de prata com o nome do profeta.
A bruxa árabe era chamada de Moura torta, usava trapos, mas em seu peito brilhava um amuleto de âmbar. Ela lia o Alcorão e escrevia, sabia matemática, e olhando o céu reconhecia as estrelas, lia a sorte nas areias, nas estrelas e fazia feitiços e curas. Conhecia a magia dos seus ancestrais muçulmanos, mas vivendo no século XIII, também sabia a dos celtas.
Voava montada em cães, lobos, camelos, carneiros e em vassouras, mas sempre era vista voando em seu bode preto. O bode sempre 
foi um animal de feiticeiros, talvez por ser muito sensual; sugere pactos, feiticeiras, seres parte homem e parte animal, força de grande magia. As bruxas também eram companheiras dos dragões, deram a eles muitos nomes: o terrível, o magnífico, o senhor do mundo, o guardião.
Há muitos espíritos e Deuses companheiros fieis da bruxa de Évora, os principais são: Abalan (príncipe), Abigor (de hierarquia superior), Abrahel (súcubo), Asmodeu (um dos chefes), Adramelech (grande chanceler), Hecate (Deusa), Lúcifer (o maioral), Marbas (presidente), Rowe, (conde), e inúmeros outros. Os gatos são acusados de demônios por serem considerados um animal mágico, parente da lua, pois o gato surge para a vida à noite; da magia de seus olhos é que surgiram as crenças nos seus poderes sobrenaturais, que transportam as almas dos mortos, o gato é um grande amigo das bruxas. A Bruxa Évora tinha um gato preto chamado Lusbel. Apesar de temida, as pessoas buscam os poderes dessa bruxa: seus feitiços, sortilégios, banhos, amarração, conjuros, etc…, com a finalidade de obter cura, proteção e sucesso no amor e na vida.
A poderosa Bruxa de Évora que conquistou e aterrorizou gerações de corações luso-brasileiros por séculos e que possuía um 
caderno completamente abarrotado de poções, feitiços, bruxedos, encantamentos, banhos, rezas etc.
Sua fama singrou barreiras cronológicas e físicas e aportou no Brasil com os navegantes portugueses… Sua magia criou raízes 
e ramificações se entrelaçando com as religiões ameríndias…
Gosta de champanhe e cigarrilhas.
Laroiê Pomba Gira Bruxa de Évora!