terça-feira, 6 de junho de 2017

Rezas e benzeduras para a saúde

Benzedura das pessoas desmanchadas




Para pessoas desmanchadas, eis que faz a seguinte oração:

Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo Nome de Jesus não entra mal nenhum.
A Virgem é filha de Santa Ana, Santa Ana é mãe da Virgem. Jesus Cristo é filho da Virgem e a Virgem é mãe de Jesus Cristo. Vestes e revestes sacerdotes no altar e assim como o sacerdote se veste e reveste no altar, ossos e linhas de  ( nome) vá ao seu lugar, isto seja tão verdade como Jesus Cristo disse missa no altar.
Nossa Senhora, Virgem pura, tragas linhas ossos e tendões de ( nome), amém .

Reza-se depois uma salve rainha à Nossa Senhora da Saúde e 9 vezes se diz esta oração.

Benzedura para doença específica e que serve para qualquer doença




Benzedura para doença específica e que serve para qualquer doença
Faça um sinal da cruz e diga:
Eu te benzo pelo nome que te puseram na pia, em nome de Deus e da Virgem Maria, e das três pessoas da Santíssima Trindade, eu te benzo. Deus nosso Senhor que te cura, Deus que te acuda nas tuas necessidades. Se teu mal é quebrante, mal invejado, olhos atravessados ou qualquer outra enfermidade, se te deram no comer, no beber, no sorrir, no zombar, na tua formosura, na tua gordura, na tua postura, na tua barriga, nos teus ossos, na tua cabeça, na tua garganta, nas tuas lombrigas, nas tuas pernas. Que Deus Nosso Senhor que há de tirar, vem um anjo do céu, deita no fundo do mar onde não ouça galinha e nem galo a cantar.
Faz-se uma cruz em cima o copo e reze o credo três vezes, na segunda vez reze um PN à Santíssima Trindade e na terceira vez uma Salve Rainha a Nossa Senhora. Faça essa oração por três dias seguidos. Antes do benzimento colocar um copo com água e depois dar para a pessoa beber.

Benzedura de cura da Lua




(Quando a roupa das crianças fica estendida de noite na rua)
Se a roupa dos bébés fica exposta ao luar este fica triste e perde o apetite como se estivesse doente, então é necessário rezar esta oração durante nove dias.
“Ó lua por aqui passaste
A graça da minha filha levaste
Hás-de por aqui passar
A graça da minha filha hás-de deixar
E a tua hás-de levar.

A Doença da Lua era mais doença de criança do que adulto, embora estes algumas vezes também pudessem ser afectados.
Era vulgar ouvir as pessoas de mais idade dizer que o “menino está doente porque apanhou a Lua”.

Benzedura da dor de barriga




Esta oração tem de ser dita 9 vezes:
Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo nome de Jesus não entra mal nenhum.
Quando a Nossa Senhora pelo mundo andava, chegou a casa de um homem manso e de uma mulher brava, pedindo -lhes pousada.
O homem dava e a mulher não.
Onde Nossa Senhora se foi deitar, água por baixo e água por cima; com estas mesmas palavras, cura a dor de barriga, em louvor de Deus e da Virgem Maria, Padre Nosso e Avém Maria.

Benzedura da dor de cabeça




Benzemo-nos  em cruz e dizemos:
“Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.  ( nome da pessoa), eu te benzo da dor de cabeça que tens ou dos maus olhos que para ti olharam, ou vento ou sol, ou o mau tempo que por ti passou.”
Diz-se três ou cinco vezes.
Põe-se numa tigelinha água e três ou cinco gotas de azeite e dois pauzinhos em cruz. Se o azeite espalhar é porque temos olhado.

Benzedura para a Dor de Cabeça




Benzedura para a Dor de Cabeça
Jesus Cristo e São Pedro
Pelo Mundo andou
E São Pedro se assentou
Nossa Senhora lhe perguntou:
– O que tens tu, Pedro?
– Senhora, tenho uma dor de cabeça tão rija e tão forte
Que me parece que estou de morte.
– Pedro!
– Diz.
– Deus nasceu, Deus morreu e Deus ao céu subiu,
Bendita seja a mãe que este Filho pariu.
Eu te benzo, Maria,
Das dores de cabeça,
Como Nossa Senhora também benzia.
Em louvor de Deus e da Virgem Maria.
Pai Nosso e Avé Maria.

Benzimento de dor-de-cabeça
Coloca-se o doente assentado numa cadeira, na frente duma porta aberta para o terreiro e, com três raminhos de arruda ou de alecrim molhado numa tijela d’água, benze-se em cruz a sua cabeça, começando pelo cocoruto e terminando no queixo. Recita-se um credo.
Assim que o benzedor começar a bocejar, sinal evidente de que a dor saiu do doente e passou para o seu próprio corpo, realiza-se a parte final da cruz. Com um machado, o benzedor traça cruzes nos batentes das portas da casa, murmurando:
“Corto, tiro e mando embora”, por três vezes, ao que o doente responde: “a dor-de-cabeça”.

Benzedura para dor de cabeça e dor de ouvidos




A pessoa que benze,  diz:
Pai, filho e Espírito Santo.

Depois benze na cabeça com um terço e diz:
Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo nome de Jesus não entra mal nenhum. ( nome da pessoa a benzer), eu te benzo do mal e de ar maldito, quem te trouxe,  e de ar frio e de ar quente. ( Pega-se numa faca) Com esta faca te lançarei, pernadas do ar cortarei e daqui para fora te deitarei e com o poder de Deus e da Virgem Maria, um Pai nosso e uma Avém Maria.
Repete-se nove vezes a Benzedura  e benze-se e oferece-se a Nossa Senhora que leve o mal que a pessoa tem para o outro lado do mar, onde não ouça galo nem galinha cantar e nem mãe por filho chamar e Nossa Senhora dê as melhoras. Amém.

Benzedura para inflamação na pele
Quando lhe surgir alguma inflamação na pele, unte-se com óleo, fazendo cruzes e pronuncie durante alguns dias, a seguinte benzedura:
“Eu te atalho/ Bicho ou bichão
Aranhiço ou aranhão
Sapo ou sapão
Bicho de qualquer feição.
Eu te atalho
Eu te minguo
Eu te corto a cabeça
E te furo o coração
Aqui te atalho
Além de mirro.”
Repita esta última frase, três vezes.

Benzimento contra eczemas e outras doenças de pele
Pegue um galho verde de Pimenteira Brava e, agitando‑o no ar sobre as partes afectadas, benza o doente (ou a si mesmo) recitando a seguinte oração:
Tudo no Universo é energia, movimento, força e vibração.
Mas só Deus é poder.
E pela harmonia de Suas inteligentes e sábias leis, que tudo prevê e provê, benzo‑me (ou benzo a este irmão) com este vegetal tóxico, a fim de que, através dos seus impactos magnéticos e vigorosos, se desintegrem os fluidos virulentos que alimentam os germes infecciosos da moléstia para a qual é dirigido.
Pela fé que possuo em Deus; pela confiança que deposito nos mentores espirituais; pela crença que alimento nos guias e protectores, tenho certeza de que hei-de conseguir a cura, tão logo seque este galho com o qual chicoteio os vírus etéricos causadores da doença, jogando‑lhes fluidos dispersivos para que a parte imaterial se dissolva e assim fique livre deste mal inconveniente e doloroso.
A seguir, enterra‑se ou manda-se enterrar o galho da Pimenteira Brava. À medida que ele for secando, a doença também ira sarando. Este benzimento, de excelente eficácia, só o fazendo, se verá o efeito curativo, assemelhando-se quase a um milagre.

Benzimento da impigem
O benzedor, pela manhã, em jejum, procura o doente. Passa-lhe saliva e cinza sobre a impigem, desenhando cruzes e diz:
“Empige rabiche
a Senhora Santana
te manda secar
com cuspe da boca
e cinza do lar”.
Repete-se o benzimento três manhãs seguidas.

Benzedura contra impingem
Dizer:
Impingem, rabingem, eu vou te rabingar, em nome de Deus e da Virgem Maria, eu vou te matar.
Benzer com cinza quente de fogão, pode colocar em um saquinho e passar na pessoa e depois despachar jogando ao sol. Como também, pode-se passar cinza quente no local e deixar por algumas horas.

Benzedura do nervo torcido




Diz quem se benze:
“Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo nome de Jesus não entra mal nenhum.
A pessoa que vai coser pega numa agulha e num novelo de linha e diz:
Eu coso. E quem está padecendo responde:
Carne quebrada nervo torto.
Cosa a Virgem melhor do que eu coso, a virgem cose pelo são e eu coso pelo vão. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Padre Nosso e Avém  Maria.”
Depois de se fazer esta benzedura, molha-se os dedos no azeite e esfrega-se a parte dorida. Reza-se um Padre Nosso e uma Avém Maria, a Santo Amaro, advogado de pernas e braços e oferece-se ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Repete-se 9 vezes.

Benzedura do retorcido




A gente diz sempre:
– Eu coso.
E a pessoa que tem o pé retorcido diz:
– Carne quebrada, nervo torto.
E depois a gente diz:
– É isso mesmo é que eu coso!
A Virgem cose pelo véu,
São João cose pela carne
D. Domingos cose pelo osso.
Se é nervo que torceste,
Torna ao lugar onde nasceste;
Se é osso que deslocaste,
Torna ao lugar de onde saltaste;
Se é linha que desmentiste,
Torna ao lugar de onde saíste.
Cana aberta, osso rachado
Tudo por Virgem Mãe, São João, São Domingos é curado.
Em louvor de Deus e da Virgem Maria,
Pai Nosso e Avé Maria.

Benzedura para o retorcido




Eu digo assim:
– Eu coso num novelo
E digo assim:
E quando é…
– Coso
E depois a pessoa responde-me assim:
– Carne quebrada,
Já eu quebrei.
E eu digo assim:
– É mesmo isso que eu coso!
Se é carne quebrada,
Torna outra vez à tua casa.
Se é nojo (?) de porco,
Torna-te direito ao teu posto.
Se és linha desmentida,
Torna-te a meter onde foste criada e mantida.
Se és cana rachada,
Torna-te a meter onde foste nascida e criada.
Melhor benzeres do qu’ó que eu benzo,
Eu benzo pela carne,
A Virgem benze pelo véu,
D. Domingos benze pelo roxo,
Melhor benzeres do qu’ó que eu coso.
Com o poder de Deus e da Virgem Maria
Pai Nosso e Avé Maria.

Benzedura para os “ares”
Santíssimo Sacramento
Te vem visitar,
P’ra tirar do teu corpo
Toda a peste e mal.
Ararão sai deste corpo
Deixa-o são.
Ar maldito sai deste corpo,
Deixa-o bendito.
Se é na cabeça,
T’o tire Santa Teresa .
Se é no coração,
T’o tire S. João.
Se é no corpo todo,
T’o tire Jesus
Que tem o poder todo.
Em louvor da Virgem Maria
Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria