terça-feira, 27 de junho de 2017

PALHA - DA - COSTA



Palha-da-costa é a fibra de ráfiaconhecida como ìko pelo "povo-do-santo", extraída de uma palmeirachamada Igí-Ògòrò pelo povo africano. No Brasil, recebe o nome de Jupati, cujo nome científico é Raphia vinifera.No candomblé representa a eternidade etranscendênciacomo prova da imortalidade ereencarnação, utilizado na confecção das roupasdos Orixas, em especial ObaluayeOmolu (Sakpata).Seu uso é indispensável na iniciação feitura de santo no sentido de proteger a vulnerabilidade dos neófitos.
Outras finalidades
Esta mesma palha trançada com espessura de um dedo mindinho e comprimento de um metro, chama-se Ikan, popularmente chamado de contra-egun pelos leigos e até mesmo pelo povo de santo. Geralmente amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a finalidade de afastar as energias negativa e espírito malévolo, impedindo a incorporação de
 egun (espírito de morto)."Umbigueira", (recebe este nome quando é amarrado na cintura)."Mokan", (recebe este nome quando é ornado combúzio da costa e amarrado proximo à axila."Contra-egun", (recebe este nome quando é amarrado na dobra da parte inferior da junção entre braço e ombro).