sábado, 12 de setembro de 2020

A CIGANA CONXITA

A CIGANA CONXITA

É uma linda cidade, a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolivia.
Conxita estava no acampamento cigano. Quando se aproximou dele uma moça bonita, de olhos doces e voz suave, Conxita foi a ela e perguntou o que uma moça tão bonita estava fazendo ali. A moça respondeu:
_ Deixei minha terra e vim viajando para tentar a vida e ganhar dinheiro, para sustentar minha família.
Logo veio a amizade entre elas. Conxita disse para a moça:
_Pode ficar conosco, pois você não tem ninguém, nem dinheiro para viajar.
Cinco minuto depois, Conxita , que olhava a moça, disse:
_ Você parece minha irmã.
A moça perguntou onde estava onde  estava sua irmã . Conxita respondeu:
_ Ela abandonou o acampamento e foi atrás de um rapaz por quem estava apaixonada, e nunca mais soubemos do seu paradeiro. Você, querida parece muito com ela. Minha irmã quando nos deixou, tinha 17 anos. Hoje, ela estaria com 37 anos.
A moça espantou-se:
_ Que coincidência, Conxita! Minha mãe tem 37 anos e eu sou a copia dela. É estranho, mas na minha família só se fala nos parentes do meu pai. Nunca soubemos dos parentes da minha mãe.
Conxita mudou o assunto
_Vamos para a barraca, a tsara. Ali você ficará e de manhã levantaremos o acampamento.
Deixando a moça na barraca, Conxita, que se sentia estranha, foi falar com Bóris:
_ Boris temos uma moça no acampamento.
Boris respondeu:
_ Isso não pode acontecer, pois você sabe que não devemos deixar estranhos em nossa barracas nem no acampamento
Mas Conxita falou:
_ Essa moça se parece muito com Lilliaq. Tenho certeza de que é filha de minha irmã.
Bóris perguntou:  Tens certeza do que esta falando?
E Conxita disse:
_ Tenho. Ela é nossa sobrinha Boris.
_ Vamos esperar, Conxita. Amanhã levantaremos o acampamento e iremos para Cochabamba. Lá falaremos sobre isso. De manhã, os ciganos levantaram acampamento e a moça foi com eles. Depois de muitas noites e dias, chegaram a Cachambamba, armaram as tsaras e acenderam as fogueiras, pois já era noite. Boris chamou Conxita, Rochiel, Killiq e a moça para conversar, e aproveitaram para fazer-lhe perguntas. A primeira foi Conxita.
_ Querida como é seu nome?
_ Eu me chamo Sara Rodrigues.
_ Quem lhe deu este nome? Foi seu pai ou sua mãe?
_ Foi minha mãe, pois ela é devota de Santa Sara.
_ Querida como é o nome do seu pai?
Ricardo Rodrigues.
_ E de sua mãe?
_ Saramim Rodrigues. Por isso é que ela é devota a Santa Sara: pelo seu nome.
O segundo a fazer perguntas foi Rochiel.
_ Sua mãe tem na orelha direita uma bolinha como se fosse um brinco?
A moça espantou-se:
_ O senhor conhece minha mãe? Não é possível, ela está muito longe daqui!
_ Sua mãe gosta de sentar em cima das pernas?
_ Sim ela tem essa mania.
_ Você tem irmãos?
_ Sim, somos seis.
_ Qual o nome dos seus irmãos?
_ Eu sou a mais velha, Sara; o segundo é Ricardo, a terceira é Conxita. Foi por isso que me apeguei em você, Conxita, pois tem o nome da minha irmã. O quarto e quinto são gêmeos, Killiaq e Lilliaq; são nomes estranhos. Uma vez. Perguntei a minha mãe por que esses nomes, e ela me disse que, quando estava grávida deles, sonhou com um bando de ciganos; um rapaz dizia ser seu irmão seu irmão gêmeo e queria que ela colocasse o nome dele no menino e o dela na menina, e dizia que seu nome era Lilliaq e que o dele era Killiaq. E quando meus irmãos nasceram, ela colocou esses nomes. A sexta é Elizabette, que minha mãe dizia ser a deusa do Sol, mas nunca me explicou o porque dessa palavras.
O terceiro a perguntar foi Killiaq.
_ Não sei o que vou perguntar, pois estou emocionado com as suas respostas- Respirou, olhou a moça e perguntou:
_ Querida onde esta sua família?
_ Minha família esta no Brasil.
_ Seu pai é bom para sua mãe?_ E nesta hora seus olhos encheram de lagrimas que rolaram pela face.
_ Meu pai adorava minha mãe e foi muito bom para ela. Foi pena que não teve muita sorte no trabalho e não pode dar a minha mãe o conforto que ela merecia. Na hora de sua morte, ele falou: “ Saramim, queria ser um homem rico para cobri-la de presentes, pois você o merecia. Você é a mulher mais forte deste mundo, pois, por amor a mim, deixou tudo de lado. Eu a amo e sempre irei amá-la.” Foi quando ele morreu em seus braços.
Nesta hora, os ciganos choraram e abraçaram a moça.
Bóris pergutou-lhe:
_ Querida por que você veio para cá? Foi por estar sem emprego, foi por que?
_ Foi para tentar ganhar dinheiro e dar conforto a minha família, por causa das palavras de meu pai na hora da sua morte. Foi isso que me fez tomar esta atitude.
Todos os ciganos resolveram ajudá-la. Ela tornou-se uma cigana de fato, viajando para ali e para cá, fazendo previsões, lendo as mãos, pois ela tinha este dom desde menina; já na escola, previa as coisas para os coleguinhas; e não foi difícil aprender os hábitos e a doutrina dos ciganos. Depois de três anos, ela chamou Conxita e disse:
_ Irei para o Brasil, levar algo para minha mãe e meus irmãos. Conxita já decidi, vou trazer minha família para cá.
Então Conxita disse:
_ Agora é hora de nós duas conversarmos, querida Sara. Você é filha de minha irmã Lilliaq, que deixou o acampamento com o seu pai Ricardo Rodrigues. Sou sua tia; Boris, Richiel, e Killiaq são seus tios e sua mãe é gêmea de Killiaq. Quando você chegar a casa, vá com calma, para não ter problemas com sua mãe.
Sara voltou para o Brasil. Chegando a casa, contou tudo para a mãe, que caiu em prantos dizendo:
_ Não é possível que o destino tenha nos colocado de novo junto com meu povo! Será que eles ma perdoaram por ter abandonado minha doutrina e minhas raízes por amor, minha filha?
_ Sim, mãe; você é cigana e eles estão de braços abertos para recebê-la. Vim buscá-la, vou levá-la para junto dos seus irmãos, pois somos uma família cigana.
_ Ricardo não vai querer ir, já tem 21 anos e quer seguir seu caminho. Conxita está casada e já tem uma filhinha, não pode deixar o Brasil. Killiaq e Lilliaq estão com 19 anos e Elizabette tem 18 anos.
_ Mãe o que quer dizer Elizabette?
_ É a rainha do Sol, a deusa do Sol e do fogo, é o segundo nome de Salamandra, a rainha do fogo vivo.
Assim, partimos, eu, minha mãe e meus três irmãos.
Chegando ao acampamento, fomos recebidos com muito amor e carinho pela nossa família cigana. Conxita e minha mãe ficaram abraçadas por mais de cinco minutos e o Sol mandou seu raio de luz sobre a cabeças das ciganas. O cigano killiaq aprocimou-se de Saramim e disse:
_ Eu a perdôo por ter-me deixado. Somos filhos do vento e ele sempre traz o que levou.
Desde então, ficaram muito felizes.
Killiaq, passou a ajudar os tios a tomar conta da tribo; Sara se casou logo ficou grávida. Logo a seguir, Lilliaq ficou noiva, casando-se em breve; e. muito tempo depois, Elizabette se tornou a cigana mais famosa da Europa, sendo conhecida pelo o nome de Madame Lilliaq de Devison.
( está é uma historia verdadeira)
7
Extraído do livro: Mistérios do povo Cigano,
Autoras; Ana da Cigana Nastasha
               Edileuza da Cigana Nazira
Editora; Pallas Distribuidora Ltda.